o que levar num audax 200 ou num desafio

a renata vai fazer o desafio 195 kms. é quase um audax 200. vai pela primeira vez. tá perdida no que levar, então vamos dar um help.

olha o sorriso da renata!

1. não precisamos  de alforjes, portanto não precisamos de bagageiros. a distância é relativamente curta e um audax 200 kms deve ser feito em 13:30 hs. desafios, em tempo menor ainda. assim não é preciso levar muitos agasalhos extras. ninguém vai pedalar na madrugada gelada…

2. estando com a bike revisada, o que se precisa é: espátulas, 3 câmaras reservas, um mini-jogo (tipo canivete) de ferramentas de bicicleta. e só. nada além disso. o jogo de ferramentas é só pra uma eventualidade, rara. basta apertar os parafusos antes de sair que nada deve acontecer de errado com a bicicleta, salvo em caso de tombo. isso vai tudo numa bolsa de selim, junto com pilhas reservas para os faróis e pisca.

3. tendo bons pneus, e/ou pneus montados com fitas anti-furo, o número de furos deve ser pequeno.

4. é necessário levar uma bomba de ar. qq uma? não. a bomba de ar tem que estar apta a encher a calibragem máxima do pneu. pq deve-se pedalar na estrada com a calibragem máxima. em pneus de speeds, 700c x 23mm, costuma ser acima de 100 libras. não é qq bomba que enche isso.

5. cartuchos de c02 podem falhar. já vi isso acontecer. e tb a pressão do c02 se mantém apenas por poucas horas. após 10 ou 12 hs o pneu parecerá murcho.

6. é bom levar uma pequena bolsa de quadro com… comida! eu encho a minha com sachês de gel de carboidrato, barrinhas, paçoca de amendoim…

7. é bom a gente aprender a usar aqueles 3 bolsos da camisa de ciclismo. aqueles das costas. não são enfeite. no direito eu coloco o passaporte do evento, um corta-vento beeeem compacto. no do meio, as lentes reserva do óculos e filtro solar. no esquerdo eu encho com mais comida: paçoca de amendoim, saquinhos de castanha de caju, amêndoas. tudo salgado. a pressão subirá? nem a pau, afinal a gente sua pra dedéu num pedal longo. a gente perde sal. em 2004, eu tava menos preparado e lambi meu braço pra recuperar um pouco de sal.

8. nos PCs dos audaxes organizados pelo Audax Brasil aqui em são paulo temos água gelada e gatorade à disposição. temos também maçãs, bananas e vários lanchinhos disponíveis. sempre como pelo menos uma banana a cada PC (normalmente duas) e vários lanchinhos. sempre reabasteço as caramanholas (sempre no mínimo duas, grandes), uma com água e outra com gatorade. elas sempre chegam ao PC seguinte vazias. água no caminho não costuma ser problema (é entregue uma planilha com todos os postos de gasolina, pedágios e etc marcados, fica fácil calcular qto tempo levaremos até conseguir água novamente). em outros locais, onde a estrutura não é a mesma, basta parar nos restaurantes dos postos de gasolina. sempre há água, lanches e etc.

9. nos audaxes mais longos eu levo além disso uma pequena garrafa com maltodextrina em pó. sim, só o pó. de vez em quando faço um troço que pouca gente faz: despejo maltodextrina em pó na boca e tomo água em seguida. ok, meu apelido não é ogro à toa. e claro, no meio do trajeto, no ponto de volta, eu faço uma refeição maior. nenhuma feijoada, mas no audax 300 foi uma macarronada…

claro, essas recomendações pressupõem que vc esteja em condições físicas para um desafio destes. tenha dormido durante a noite e tenha tomado um bom café da manhã.

e claro, daí é só pedalar…. afinal, um audax nada mais é do que pedalar até não aguentar mais e então pedalar mais 100 kms. em seguida….

outra hora eu posto o que levar num audax de 400 kms.

Anúncios

9 Respostas para “o que levar num audax 200 ou num desafio

  1. Tenho acompanhado sempre este blog, inclusive faz parte da minha lista de feeds. Todas as postagens são interessantes e tenho aprendido muito com as dicas passadas por vocês (aqui incluídos tanto o autor da postagem quanto os leitores que comentam). Gostaria de também contribuir, acrescentando à lista do que levar para um Audax 200 ou desafios a necessidade de levar dinheiro em cédulas de pequeno valor, como R$2,00 e R$5,00. Abraços.

  2. Vai me ajudar muito! Acho que vou levar, de comer, apenas amendoim salgado e barrinhas de cereais. Que tal?

  3. ah, na minha cabeça qualquer bike serve um pedal de 200km.

  4. Antes de um desafio desse aconselho estar com camaras de ar reserva , mas tambem é importante e barato colocar duas camaras novas e sem furos ou seja nesse caso remendos. Não sei como é o percurso, mas descendo uma serra bem ingrime de 3 km que tinha a necessidade de freiar muito a bicicleta de um conhecido esvaziou o pneu derrepente. Foi ver era o aro esquentou e também o asfalto estava muito quente o remendo ( Tipo frio ) descolou e o pneu esvaziou ,,,
    Solução barata mas que deve ser feita uns dois dias antes da prova para certificar que ficou tudo nos conformes ….
    Boa sorte ! ! !

  5. Pingback: audax 200, uma menina, a primeira vez | as bicicletas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s