audax 200, uma menina, a primeira vez

e então, de tanto falarem, a menina inscreveu-se no audax 200…

mas… 200 kms? não é muito?

sim e não. aqui no brasil, como as informações são sempre tão restritas, quem se inscreve num audax costuma ter alguma informação. a menina que inscreveu-se já pedala por aí, e não é em parques. já fez trajetos acima de 100 kms, e não foi uma única vez. já colocou pneus lisos na sua MTB, ou até já comprou uma speed. mas ela nunca fez 200 kms.

liz hatch, ciclista profissional americana, depois desse tombo ganhou várias provas. mulheres são mais fortes do que parecem.

a essa hora, nessa sexta-feira, a bicicleta já está pronta. ela leu esse texto aqui e deixou tudo preparado.mas está ansiosa. ansiosa pois será a primeira vez que tentará os 200 kms.

mas não precisa ficar ansiosa. um audax é uma forma de nos encontrarmos com nós mesmos. nos vemos às vezes sozinhos na estrada, mas isso não é ruim. podemos não ter alguém ali do nosso lado, mas desamparados não estamos. tem gente que estará atrás. nosso trajeto é controlado pela organização, portanto eles sabem em que trecho estamos num determinado horário. ninguém nunca está totalmente sozinho num audax 200.

portanto, nunca se deve perder a calma. deve-se apenas pedalar, no seu ritmo. sem atropelos, sem lerdezas. é como a vida.

hoje, sexta-feira, é dia de ao menos tentar dormir cedo. comer algo com bastante carboidrato – nada de dietas nesse final de semana! – mas evitar a ingestão de grandes quantidades de proteína e gordura. não é noite para uma picanha mal passada, mas para um prato de macarronada.

amanhã, dia do audax, acordar cedo, tomar seu café da manhã normal, mas com ênfase nos carboidratos. pão, muito pão. pelo menos uma banana deve ser ingerida.

na largada, os apressadinhos saem na frente. deixe. vá no seu ritmo. o trecho inicial é mais suave, aproveite pra girar bem, aquecer o corpo. e seguir.

sempre há uma grande quantidade de ciclistas, e acompanhá-los é sempre divertido. vemos o grupo espichar-se na estrada. o importante é manter o ritmo, sempre. escolher sempre a marcha que não está leve demais nem pesada demais. é importante trocar de marcha com frequência. como é a primeira vez que ela vai fazer a prova, é melhor evitar pedalar em pé nas subidas pelo menos no período da manhã. guarde as forças para a tarde.

não perca muito tempo nos PCs. carimbe seu passaporte, coma bananas, recarregue as caramanholas. é bom semrpe ter gatorade numa das caramanholas, pelo menos a partir do primeiro PC. claro, no dia a dia não tomamos gatorade. mas na prova, para evitar cãibras, toma-se à vontade. é preciso sempre hidratar-se. melhor hidratado em excesso do que desidratado. e o excesso sairá sob a forma de urina.

sempre, nos PCs, renove o filtro solar. isso evita insolações.

a audaciosa deve tentar chegar ao PC de 100kms antes das 13 hs da tarde. é bom fazer uma refeição um pouco melhor nesse PC, mas ainda não é o momento para aquela feijoada. se puder, um prato de macarrão ou alguns lanches com bastante pão.

é importante tentar sair antes das 13:30 hs. o PC fecha às 13:45, mas é sempre bom estar acima da média mínima, pois podemos perder tempo resolvendo furos de pneus, por exemplo. portanto é bom ter tempo de sobra.

audax é regularidade. regularidade se tem não forçando demais no começo e tendo forças para se utilizar nos trechos mais pesados ao final.

na volta, lembre que ainda há 100 kms. não se pode relaxar. o cansaço virá ao final. é cansados que fazemos as maiores besteiras, portanto temos que prestar mais atenção.

há uma planilha orientativa, tenha-a sempre em mãos. olhe-a sempre, é sempre bom saber qual característica há à frente. se ela indica que no km X devemos entrar à direita, é bom a gente controlar aquelas plaquinhas laterais da estrada que indicam em que quilômetro estamos. e assim evitamos erros.

se há alguém do nosso lado, para irmos conversando, ótimo. se não há, também não há problemas. lembremos, estamos sempre de alguma forma acompanhados. devemos ser autônomos, ninguém nos resgatará no meio do caminho só pq ficamos cansados. mas sempre há alguém à frente ou atrás.

no PC de 150 kms, é bom tomar uma coca-cola. nada de coca-cola diet, light.. coca-cola tem bastante açúcar e também sódio. no dia a dia não é bom tomar. mas com 150 kms nas costas, açúcar e sódio é sempre bem vindo.

não esqueça, menina, de sempre comer uma banana a cada PC. tendo vontade ou não. pelo menos uma banana. podemos gastar até 700  calorias por hora de pedal. é bastante. suamos muito também. tome bastante água, gatorade e outros líquidos. a cerveja é para depois.

menina, vc chegará antes das 20:30 na chegada. os trechos finais talvez sejam à noite. mas não se preocupe. ligue os faróis e vá pedalando, mantendo as médias. os útimos 50 kms são os mais pesados, mas não pelo relevo, mas pelo nosso cansaço. apenas por isso. não deixe o cansaço físico cansar a mente. você está quase lá. com 150 kms pedalados, falta apenas um quarto da prova adiante! é pouco, vc já fez 3 vezes isso.

os últimos trechos são de concentração. suba na bike e não pare. siga, siga, siga. se está muito cansada e passar mal. pare por 15 minutos.  o corpo se recuperará.

e claro, se quiser abandonar a prova, pedale adiante. a chagada é em boituva, o posto de abandono também é em boituva, no mesmo lugar. então, siga adiante. pedale, pedale, e pedale. depois pedale mais.

mas meninas que terminam audaxes sabem a festa que lhes é feita na chegada. a sílvia já tomou até banho de champagne…

as mulheres são fortes. apenas não perceberam isso. essa é a hora de vc perceber sua força. e tudo dará certo.

Anúncios

4 Respostas para “audax 200, uma menina, a primeira vez

  1. Ai, ai, ai… Estou saindo para Boituva daqui a pouco e abri esse texto… fiquei apreensiva pois da primeira vez em que me inscrevi, acabei impedida por um acidente que aconteceu antes, em uma viagem para Parati…e havia me preparado bastante.,..
    Dessa vez vou não tão preparada, mas com o necessário. Espero que dê tudo certo – nunca pedalei 200km e tenho um agravante – já não sou mais “menina” (passei dos 40 aninhos, rsrs)!
    Agora é calma e pedal – depois conto foi!
    (#fénosdeusesepénopedal)

  2. Pena não poder ir nesta, mas desejo muita força a todos que vão a este belo espetáculo de muita aventura!! Ivan Rolim

  3. SILVIA N. B. OLIVEIRA

    allez allez allez!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s