Quem usa pedais de encaixe usa sapatilhas, quem usa pedais comuns usa o quê?
Eu era criança e tinha uma Caloi 10 que era gigante pra mim. Só não pedalava naquela bicicleta descalço, pois o pedal tinha pontas que machucavam o pé. Na bicicleta de algum dos meus irmãos, com pedais com apoios de borracha, eu pedalava descalço também.
Mas eu morava num local quente. Pedalava na minha Caloi 10 com chinelo mesmo. Coisa de criança. Criança usa em suas bicicletas pedais comuns, e tênis de criança. E adulto? Já pedalei até usando sapato social. Estava de terno e bicicleta. Mas quais os calçados melhores pra pedalar?
Bom, antes pedalar com o que se está no pé do que não pedalar. Aí, desde que não seja um pedal de encaixe, vale tudo. É o que a gente vê nas ciclovias das cidades dos países ditos de primeiro mundo.
Mas quem já pedalou com tênis de corrida já teve aquela sensação de que o tênis absorvia bastante da força que se imprime aos pedais. E isso é fato, há desperdício de energia usando-se esse tipo de calçado pra pedalar. Sem falar que são meio trambolhudos e é difícil usar com firma-pé.
No passado, antes da invenção das sapatilhas com tacos pra pedal de encaixe, as sapatilhas dos competidores eram de couro, depois tecidos como lona, e solado quase sempre de couro grosso, praticamente sem nenhum amortecimento. E os pés era presos no pedal principalmente pelo firma-pé. Isso era a regra até mais ou menos o final da década de 1980, quando inventaram os primeiros pedais de encaixe e suas respectivas sapatilhas.
Claro que há quem use sapatilhas do dia a dia. Sapatilhas de MTB comumente são mais adequadas a se caminhas do que as sapatilhas para pedais de estrada e seu gigante taco na frente – já caminhou com essa sapatilha? Parecemos um pato andando.
Mas há modalidades que não usam pedais de encaixe: Downhill, BMX, free-ride, etc. E o que essas pessoas usam para pedalar?
Existem tênis específicos para se pedalar. Shimano fabrica. Procure sobre as sapatilhas para “Gravity”. O modelo SH-GR501 não tem encaixe para tacos. Adidas tem os “Five Ten”, para free-ride, MTB e etc. Essas são as opções mais caras.
Mas brasileiro, com o dólar nas alturas, tem que se virar com o que tem. E o que temos?
Li textos de americanos citando uma opção: o tênis da Adidas, modelo Samba. Ora, é um tênis para futsal. Nos EUA, tênis para o “indoor soccer” não são fáceis de achar. Aqui no Brasil, tênis, chuteira, de futsal achamos em qualquer sapataria de bairro. Aliás, uma chuteirinha de futsal, da Diavolo, toda preta, em couro natural, parece muito uma sapatilha das antigas anteriores ao surgimento do pedal de encaixe. Muita gente já descobriu a chuteirinha de futsal como opção para pedalar com pedal comum, de plataforma… Existe uma infinidade de fabricantes de tênis/chuteiras para futsal no Brasil, a gama de escolha no Mercado Livre, por exemplo, vai de opções das grandes marcas como Adidas, Nike e etc, aos falsetas destas marcas, passando por fabricantes de nicho, cuja qualidade dos produtos é muito elogiada pelos boleiros: Diavolo, Topper, Matthaus, Dalponte
Funciona pois tem os atributos de um bom calçado de pedalar: pouco ou nenhum amortecimento na parte anterior do pé, e solado que agarra, de borracha. Muitas têm a sola vulcanizada (ou seja, aquecida para se fundir ao cabedal, colando muito melhor) ou são blaqueadas (ou seja, coladas e costuradas). Muitos dos tênis de futsal são de material sintético, mas fabricantes menores fazem em couro, se você preferir assim. Muitos destes tênis oferecem proteção boa também para a parte de cima dos pés. Para o pessoal que anda na terra, chuteiras de futebol society, que tem muitas mas baixas travas, podem ser uma boa opção para se usar, pois agarram bem no pedal e são boas para andar na terra.

Também muita gente usa tênis de skate. Aquele modelo clássico, da Vans, e variações de outros fabricantes, como Mad Rats, também é muito bom pra pedalar. É comum que tenha pouco ou nenhum amortecimento na frente e solado de borracha em forma de colmeia, que se adapta muito bem aos pinos e garras de muitos pedais plataforma. Tênis de skate também costumam – nem todos, claro, mas muitos – ter proteção também na parte de cima. Eu usei dois pares de tênis para skate há alguns anos, eram muito bons, davam muita tração, grip, nos pedais. Estava usando um modelo desses quando estava com minha bicicleta reclinada na Rua Augusta e fui atropelado lateralmente por um carro que saía dum estacionamento. Meu pé foi levemente esmagado contra o asfalto, mas o tênis não rasgou, e não tive ferimentos como cortes, ralados e etc. Lembro que o tênis dava muita tração nos pedais altos da reclinada. Usei-os até gastar bem nos calcanhares. Afinal, eu usava a bicicleta para ir e voltar ao trabalho, e ficava em pé, dando aulas, do dia inteiro.
Tênis clássicos como o All Star CT também funcionam bem para pedalar. Afinal, esses tênis tem quase nada de amortecimento, principalmente na parte da frente.
O problema é achar um calçado que seja rígido na frente, e macio no calcanhar. Pois se passamos o dia inteiro na rua, em pé, precisamos de amortecimento pelo menos na parte do calcanhar. Muita gente prefere usar no dia a dia tênis de corrida justo em razão do amortecimento que eles dão. Eu adoro esse tipo de tênis pra caminhar, são confortabilíssimos. Ainda mais que, por ter sido obrigado a dar aulas em uma faculdade usando roupas e sapatos sociais, tive fascite plantar, o médico que me tratou recomendou-os para uso.
Mas, só servem pra pedalar quando estão bem velhos e solados. Tenho um antigo tênis de trilha, que era bem macio, agora está um tanto duro, solou bem. Está inteiro, perdeu apenas o amortecimento. Virou um ótimo tênis pra pedalar minha MTB com pedais flat. E se eu tiver que empurrar a bike, eles dão pro gasto. Tomaram a forma do meu pé. São confortáveis, mas não macios. Estou nesse momento que escrevo com um par de Adidas de corrida que estão começando a solar. Não estão mais tão macios como quando eram novos, há poucos anos. Mas ainda são muito mais macios que meus All Star CT. E Estão, obviamente, tomando a forma do meu pé. Mas macios mesmo são um par de tênis Puma que ganhei de minha mãe, comprado em alguma liquidação, que estão praticamente novos. E que não usei nunca pra pedalar.
O tênis ideal, o calçado ideal pra pedalar e sair por aí caminhando ainda não existe. Se existisse, triatletas não usariam dois calçados diferentes em suas provas. Mas para quem pedala com pedais comuns, algumas opções existem, de acordo com o grau de necessidade e também de conforto requeridos. Ainda hoje, conversando com um colega que, como eu, tá em torno dos 50 anos, comentou ele que está usando tênis “de tiozinho”: macios. Afinal, com a idade, aparecem esporões, fascite plantar e etc.
Aí, a solução pode ser usar o tênis flat, como um Vans Old Skool ou um Mad Rats Old School com uma meia palmilha na região do calcanhar, que garante maior absorção de impacto. O uso dessa meia palmilha é um truque utilizado por muita gente que se vê obrigada a trabalhar o dia inteiro com os torturantes sapatos sociais.
O fato é que na hora de usar bicicletas com pedal comum, plataforma, o calçado que se usa no mais das vezes é o que se está já usando. Sendo que os calçados serão escolhidos nem sempre pela sua utilização no pedal, mas pelo seu uso na outra atividade que se praticará, como por exemplo, na pedalada para o trabalho, onde se usa o calçado que se calçará o dia inteiro. Também muitos cicloturistas preferem não usar sapatilhas com tacos e pedais de encaixe, e usam outros calçados pra pedalar. No verão, comum é o uso de sandálias.
Eu usei certa vez em viagem uma sandália que comprei na Décathlon. Num dia, fiz 250 km usando-as. Confortabilíssimas, e muito boas pra pedalar. Lembro que certa vez, quando fiz um audax 200k há alguns anos, um dos participantes era um estrangeiro que resolveu fazer o brevet. Ele estava circulando a América do Sul, já tinha cruzado os Andes, e então a altimetria do audax de Campos do Jordão era algo suave para ele. Chamou a atenção por usar a bicicleta de cicloturismo apenas retirando os alforjes – e não os bagageiros, traseiro e dianteiro -, por não usar pedal de encaixe e ter feito o audax usando uma sandália. Eu, à época, acostumado a pedalar apenas com a “fantasia” completa de ciclista dos pés à cabeça, fiquei um pouco surpreso. Hoje eu entendo-o bem.
Sandálias para pedalar – sem tacos para pedal de encaixe -, como os tênis para pedalar, são melhores as que não possuem amortecimento na parte dianteira. E claro, as que não machuquem os pés. Uma vez em viagem, minha sapatilha rasgou. Por sorte eu tinha naquela bicicleta pedais de encaixe com plataformas que permitiam usar calçado comum, e estava carregando minhas velhas papetes Teva Terra Fi. Pedalei o resto da viagem com elas. Tenho saudades dessas papetes, duraram cerca de 10 anos de uso intenso. Comprei-as em tempos de dólar bem baixinho, hoje são muito caras para o meu bolso. Sandálias são boas pra pedalar no verão, mas não usando firma-pé.
Alias, firma-pé marca os calçados. Seja o firma-pé de gaiolinha, seja o firma-pé de faixa de velcro.
Mas é fato que ao se usar pedais comuns e calçados comuns, o pedal deve ser o mais amplo possível. Uma boa plataforma para se colocar o pé é amplamente desejável. Um pedal pequeno nos cansa os pés.
As boas sapatilhas de pedalar são extremamente rígidas, e ao se encaixarem no pedal de encaixe, permitem uma ampla plataforma para se apoiar o pé: toda a palmilha. Já o pedal plataforma, idealmente, deve ter uns 10 cm de comprimento e uma boa largura, para apoiar bem o pé, funciona muito melhor. E tendo os pinos, as garras, pra agarrar bem o calçado, funciona muito melhor.
Bom, cada um que ache sua combinação calçado/pedal que lhe aprouver. Estou testando as minhas, e qualquer novidade posto aqui.
Bom texto! Por curiosidade, qual o modelo da sandália que você mencionou que durou 10 anos? Comprei uma da Columbia recentemente que durou 6 meses…
olá, era uma sandália feita pela TEVA, modelo TERRA FI. O modelo evoluiu, o mais próximo da minha é essa aqui: https://www.teva.com/men-sandals/terra-fi-5-universal/1102456.html – tenho usado agora um modelo da Décathlon, modelo APERNAZ100. É essa aqui: https://www.decathlon.com.br/sandalias-de-trekking-arpenaz-100-masculina-quechua/p – não é muito barata, mas é muito mais barata que uma da Teva, que até se acha no Brasil, mas a preços estratosféricos. Essa Apernaz100 já usei em viagens de bicicleta como único calçado, pedalei num dia 250km usando-a. Uso-a no cotidiano, parece que vai durar bastante. Eu gosto de usar sandálias pra pedalar em dias quentes, principalmente nas viagens de verão, não apenas pelo conforto térmico, mas também para não ter que carregar meias.
Boas dicas. Eu tinha visto essas sandálias da TEVA na Trekinn mas com o dôlar atual e a possibilidade de ter que pagar os impostos de importação não vale a pena…
Dia desses vi um anúncio na internet: sapatilha para iniciantes sem clip…nada mais é que uma chuteira com velcro no lugar do cadarço
já vi também, achei o mesmo.
Achei ótimo usar chuteira futsal e society mais ainda para pedalar, dá firmeza ao pedalar e os pés não escapam do pedal com facilidade.
Instagram: gabriellsilva106
Ótimo post, eu atualmente estou usando um tênis de futsal da Umbro Soul knit ele possui amortecedor atrás na frente ele dá uma boa firmeza. Valeu pelas dicas.