um atropelamento: um idiota e um carro ou arma em mão de macaco

conhecemos a cena: dê um kalashnikov AK 47 carregado a um  chimpanzé e o desastre estará feito.

todos os dias milhares de carros se reunem e ocupam as ruas das cidades. na última sexta-feira do mês em diversas cidades do mundo ciclistas se reunem e ocupam o espaço que é sempre lhes negado.

ontem, em porto-alegre, enquanto a bicicletada passava pela rua josé do patrocínio, na esquina com a luiz afonso, um idiota de carro deu uma buzinada e avançou pra cima dos ciclistas, atropelando muita gente e ferindo pelo menos 10 pessoas, e fugiu.

as cenas são fortes. meu coração bate forte toda vez que eu as vejo. eu ainda não acredito no que estou vendo, na capacidade de um imbecil destes de achar que pode simplesmente passar por cima dos outros com seu carro importado e caro. a minha tristeza nesse momento é imensa. não tenho muito o que escrever, pois estas cenas lembram-me a capacidade de um ser humano de causar danos, de matar, de instaurar o horror. para mim não há grandes diferenças entre esse motorista monstro, esse monstrorista, e qualquer dos carrascos do nazismo. pois quem joga seu carro contra um grupo de ciclistas ou pedestres sabe muito bem que pode matar várias pessoas. acaso isso não é uma forma de genocídio?

eu ainda estou chocado. repito, não consigo pensar no que escrever, e meus olhos marejam a cada vez que vejo esses vídeos. apenas recomendo a leitura do que tem sido postado no blog da bicicletada de porto alegre, cujo link está aqui.

27 Respostas para “um atropelamento: um idiota e um carro ou arma em mão de macaco

  1. Alguém tem mais informação sobre esse animal? A placa dele? É sério, precisamos descobrir isso. E se a polícia não fará nada, faremos.

  2. Cara, a minha sensação é a mesma. Desde ontem, olhos mareados a cada nova notícia dessa barbaridade. Já disse no twitter: tentativa de homicídio doloso qualificado deveria ser a acusação contra esse boçal.

  3. estou desde as 11h da manhã e simplesmente não consigo trabalhar, só choro. Parece que a bicicletada de ontem desarmou tudo em mim e hoje essa notícia entrou na minha carne sem que eu tivesse qualquer escudo para me proteger. Precisamos fazer algo, vamos nos articular. Por favor.

  4. É chocante.. Desde ontem não consigo pensar em outra coisa a não ser nesse ATENTADO.. faço das suas minhas palavras, não consigo descrever o que sinto ao ver os vídeos, só vontade de chorar.. Mas não vou!!! Vou a luta contra tudo e todos!!! O que + me revolta são os carrocratas e falsos moralistas dizendo que os ciclistas estavam errados INDEPENDENTE DO ACIDENTE… Ahhhhhh… tenha paciência… Não deixemos a peteca (ou a BICICLETA) cair…

    Meu apoio e solidariedade a galera de POA… Fé em Deus e força no pedal!

  5. Pensando aqui que se eu não fosse tão desorganizada teria ido pra Porto Alegre na quinta, teria chegado na sexta, mas como Audax seria no sábado, iria com certeza querer participar da bicicletada de lá, imagine…
    Estou muito chocada como uma pessoa em um surto de nervosismo achou isso coerente por alguns minutos e não parou nem um segundo para pensar em outra alternativa, como fez de seu carro uma bola de boliche para acertar nos ciclistas e não se assustou consigo mesmo, como? Não entendo…
    Lágrimas, impossível segurá-las…Indignação, raiva, tristeza…
    Vamos nos articular, por favor. x2!

  6. Meu Deus!!!! Participei da Massa em SP ontem, que foi excelente!!! Fico muito horrorizado (na verdade não sei nem como descrever esse sentimento), ando de bike todos os dias, e nunca me passou pela cabeça que pudesse aconter tal fato. Meus sentimentos aos feridos e todos que participaram da massa em Porto Alegre. Espero uma punição o mais rapido possivel à esse “ser”. Mais uma vez não podemos desistir desta causa. ” + bikes – carros “.

  7. Tenho dificuldade e tristeza em saber que pertenço à mesma raça humana que produz assassinos como esse.

    Tenho dificuldade e tristeza em tentar compreender por que, meu Deus, por que os carros congestionam as ruas TODOS OS DIAS POR VÁRIAS HORAS E CENTENAS DE QUILÔMETROS e são tolerados, e 5 minutos e 100 metros de congestionamento de bicicletas possam sofrer uma reação como essa.

    No momento, dá vontade de pedir para parar o mundo que eu quero descer.

  8. Os psicopatas têm presença estatística em todos os grupos, o problema são os que estão atrás de um volante, armados de ódio, intolerãncia e vontade de retaliar.
    Nunca duvidei que alguém fazer isso, já tivemos muitas ameaças semelhantes que por muito pouco não viraram essa mesma notícia aqui na bicicletada São Paulo. Quantos não avançaram para cima dos últimos aqui, ao longo desse anos de bicicletada me lembro de muitos casos. Pessoalmente presenciei ao lado de uma menina que um Gol passou cheio de fúria lambendo a roda traseira e destruindo o para-lamas da bike em 2008.
    Pessoas amadas, o mal habita e se abriga no ser humano que assim permite, da mesma forma que o amor Maior, ainda que não se acredite assim, é assim. Cada pessoa fará de seu corpo e mente uma ferramenta para um lado ou para o outro.
    Então, estejam atentos à maldade que anda pelo mundo, não duvidem que a alma humana tomada de desamor faz atrocidades, mesmo que disfarçada em um comum motorista.
    Só os olhos vedados de muitos para o mais do que evidente é capaz de ainda ver alguma razão em alguém envenenado assim, porque há quem não veja a vida com o coração, e é só assim a vida humana fica acima de qualquer outra justificativa ridícula.

    • é, márcio, mas tem uma diferença. em todos os casos mais trash de sp, quando o cara todca na bike e a bike vai pro chão, ele para e se assusta com o próprio poderio. nese caso não, o cara continuou acelerando mesmo depois de ter atropelado um, dois, três…

    • Também acho, Marcio, é diferente. Quandou ouvi sobre o ocorrido, achava que havia sido um embate com aqueles que a gente vê em são paulo, que as 10 pessoas machucadas estavam próximas. Mas depois que eu vi o video com um rastro de bicicletas destruídas, mais a frente outro rastro de pessoas no asfalto machucadas, minha garganta fechou. Com a gravação do celular, visto de cima, não parei mais de chorar, juro. Passei o dia tentando trabalhar, mas as lágrimas estão com vida própria, mesmo nos momentos que não estou pensando em nada, no atentado ou nos comentários estapafúrdios, elas ficam descendo, sem que eu possa controlar. E continua.
      Preciso fazer alguma coisa com isso que estou sentindo, porque está me sufocando. Vamos nos articular. Por favor.

  9. Pingback: Un Hijo de puta. | Movimiento Furisoso Ciclistas

  10. Me chamou atenção que na notícia da TV o repórter insistiu em repetir que os ciclistas NÃO PEDIRAM proteção do órgão de trânsito para pedalarem nas ruas. É como se fosse óbvio que o ciclista precisa ser protegido por uma autoridade fardada. É como se fosse evidente que a bicicleta não faz parte do trânsito.

    • é isso mesmo. a ver pelos relatos no blog do pessoal de POA, o descaso das “autoridades” é grande, gigantesco. a polícia chega e aponta as armas para… os ciclistas! as vítimas!

      é uma negação ao direito de existir.

  11. Comparar um motorista que acelera propositadamente sobre uma multidão de pessoas é uma ofensa a qualquer macaco.

  12. Pingback: Um menino, alguns ciclistas. « Simi's Blog

  13. Assassino!
    Cadeia é o mínimo!

  14. triste a notícia, triste a maneira como as autoridades lidam com o caso, triste a maneira como a imprensa noticia o ocorrido, triste os comentários de pessoas que concordam com o psicopata, fico triste com tudo isso… para o mundo aí que também quero descer…

  15. Pingback: #naofoiacidente « FIXA SAMPA

  16. Poxa Ogum!!! Quanta injustiça!!! Um macaco jamais faria isso!!!! Já o “ser humano” em questão…

    Abraços

  17. Essa, é a inversão de valores que assola nossa cultura. Apesar do código de trânsito que diz que a preferência é sempre do menor para o maior.
    O “cidadão” brasileiro faz o contrário. Triste em dizer que perdi as esperenças no nosso povo, país, sociedade. Apesar de conhecer muita gente boa, que vele a pena. Sinto-me a minoria absoluta quando se trata de respeito ao próximo e educação. Um lugar onde os ônibus e os táxis ditos “profissionais” do trânsito, são os piores, só pode ser um lugar com problemas sérios. Estive, estou e estarei sempre muito infeliz com essa nosso tão amado país.

  18. Impressionante como se chega a esse nível de estupidez.

  19. muito triste este episodio.

    em todos os lugares do mundo achamos pessoas de pavio curto, mas ate o mais pirado tem um “freio interno”, consciencia, o como quiser chama-lha, que diz que é hora de parar, de respeitar a vida!

    quando este freio não existe mais, perdemos toda a nossa humanidade. lembrem-se, somos o “homem sapiens”, portanto ate o peor bandido sabe quando fez alguma coisa errada. somente espero que o “motorista pirado” ainda tenha uma mínima noção do que ele fez, se lembre, que tem uma mãe e um filho, que poderiam estar na mesma situação dos ciclistas, e, assim, tenha a couragem de assumir o que fez.

  20. Enquando segue a ação penal, a melhor forma de educar esse “motorista” é fazer com que ele responda a 50 ou mais ações indenizatórias no Juizado Especial. E mover essas ações só depende de quem teve prejuízo com o acidente. Só de bicicleta destruída já dá pre fazer um belo estrago no bolso dele. Se contar com médico, tratamento, remédio e dias perdidos de trabalho então o valor pode ser bastante expressivo e educativo. Na Europa ou nos EUA os motoristas respeitam o ciclista pq sabem que serão responsabilizados (penal e principalmente civilmente) em caso de acidente. Temos que criar essa cultura por aqui também usando as ferramentas institucionais disponíveis.

    O melhor de toda essa história (se é que é possível ver o lado bom de uma tragédia dessas) é que não houve feridos graves.

    Força para os ciclistas de POA!

    Abs

    Lindóia

Deixe um comentário