Freios Cantilever, por que ainda são fabricados?

Se você pedala há algum tempo já os viu instalados em antigas MTBs. Mas, de repente, os vê numa bicicleta com rodas com pneus largos e guidão drop. E aparecem modelos por aí bem avançados… eles não desaparecerão tão cedo.

Avid Shorty 4.

Quando apareceram os V-Brakes (que são cantilevers de puxada direta) parecia que os antigos cantilevers de cabo suspensório iriam desaparecer.

De fato, em pouco tempo eles só equipavam bicicletas baratas de supermercado, em versões de aço coberto por plástico.

Mas quando se popularizaram os freios a disco, foram os V-Brakes que foram sumindo. No entanto, os cantilevers estão por aí até hoje. Por quê?

Se no início, antes da explosão das MTBs no final dos anos 80, cantilevers eram exóticos e raros freios vistos apenas em Tandens e bicicletas de cicloturismo muito caras, hoje continuam em uso justamente nas bicicletas de cicloturismo e nas bicicletas de ciclocross.

Freios a disco possuem todas as maravilhosas características que todos conhecem, mas pesam. Freios cantilevers são levíssimos….

Grande parte dos freios a disco e todos os V-Brakes funcionam apenas com as manetes específicas para MTBs. Pra quem usa os trocadores integrados com manetes de freio, (STIs da Shimano, Ergopowers da Campagnolo), há menos opções de freios a disco, mas há muitas opções com freios ferradura e freios cantilever.

Freios cantilever também permitem bastante “espaço” para instalar paralamas ou simplesmente acumular lama.

Essas características fazem com que ainda hoje construam-se bicicletas equipadas com freios cantilever, ou sejam os freios que você queira instalar naquela MTB antiga com quadro de cromo-molibdênio na qual você instalou guidão drop…

Um bom freio cantilever moderno usa sapatas orbitais, como as da maioria dos V-Brakes. Mas mesmo modelos mais antigos, que usem sapatas de pino, podem ser bem utilizados se bem instalados e regulados. Usando boas sapatas de freio, esses cantilevers podem ser ótimos freios. Além de leves… E não chamar ladrão como chamam os freios a disco!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s