GUIDÕES DE RECLINADAS!

bicicletas reclinadas tem ua gama de geometrias infinitamente maior que as bicicletas comuns. mas podemos ver alguns tipos de guidão, que variam bastante.

bicicleta Easy Racers Ti Rush. quadro em titânio, guidão por cima e de direção direta.

bicicletas reclinadas são pouco comuns. proibidas pela UCI em 1934 para suas competições, tiveram desenvolvimento paralelo e menos difundido. mas não deixaram de apresentar uma variação fantástica de geometrias.

seus guidões pode estar em basicamente duas posições por cima ou por baixo do seu quadril. e podem ser guidões de direção direta ou indireta. vamos entender como funcionam as coisas?

Atomic Zombie Marauder 2, guidão por cima com direção indireta. note a “vareta”, a alavanca que liga o eixo do guidão ao eixo da espiga.

primeiro vamos entender oque seja direção direta ou indireta. teos um guidão de direção direta quando o guidão está ligado diretamente à espiga do garfo, tendo ou não uma mesa ou avanço ligando o guidão à espiga do garfo. e temos um sistema de direção indireta  quando o guidão aciona alguma forma de alavanca ou quadro para girar o garfo à direita ou esquerda, pois está montado de forma remota.

cada sistema tem suas vantagens e desvantagens. mas a montagem com direção indireta é mais comum em bicicletas longas, com a geometria Long Wheel Base (LWB), de entre-eixos longo.

uma segunda coisa ase perceber é se o guidão está montado acima ou abaixo do quadril do ciclista. nas siglas em iglês, o quidão por baixo do banco é caracterizado como USS (Under Seat Steerer)) e por cima do banco, como ASS (Above Seat Steerer) ou OSS (Over Seat Steerer).

Davilson Solyom em uma Solyom Nacreous, com guidão por baixo, montado com as pontas para cima. note a posição dos braços.

novamente cada sistema tem suas vantagens e desvantagens. o guidão por baixo deixa os braços numa posição bem natural. o guidão por cima permite montagens de guidões em posições bem aerodinâmicas. além de ficar mais fácil montar faróis, ciclocomputadores, e também conduzir a bicicleta empurrando-a.

o interessante é que guidões por baixo podem ser montados com as pontas para cima ou para os lados.

Zöhrer Under Control. note a posição das mãos do ciclista.

guidão em U, com as pontas pra cima, ou com as pontas par aos lados, são as duas formas como aparecem os guidões de reclinadas quando montados abaixo. sempre mais largos que o ciclista.

mas já quando falamos de guidões por cima, são maiores as variações. desde guidões mais largos a mais estreitos.

os guidões mais largos são os chamados open cockpit ou superman. eles envolvem as pernas.

guidão open cockpit. muito espaço para acessórios, mas limita um pouco os movimentos.

claro, dependendo da posição do guidão, mais prima ao corpo e eventualmente atrás dos joelhos, ele pode ser mais estreito. assim por exemplo funcionam os guidões esquilo, que são guidões estreitos e que estão posicionados bem próximos ao peito do ciclista, deixando os braços numa posição confortável.

meu amigo Nino Coutinho, na sua Meta, que usa guidão esquilo. note a posição confortável dos seus braços.

claro, cada tipo de guidão tem suas vantagens e desvantagens. no caso dos guidões esquilo, o fato de se posicionarem bem atrás do eico de rotação da espiga do garfo faz com que o movimento do guidão seja contra intuitivo, exigindo uma pequena adaptação. e sendo mais estreito, nele cabem menos “coisas”, havendo, por exemplo, maior dificuldade de se usar um retrovisor preso a ele.

não há guidão melhor ou pior. há guidão adequado ou inadequado ao uso que você quer fazer da bicicleta.todos eles possuem vantagens e desvantagens. mas é necessário entender seu funcionamento.

no caso das bicicletas de quadro articulado, com tração dianteira, pode vir o guidão a ser preso na parte de trás do quadro, uma vez que a direção da bicicleta se faz muito mais com as pernas. mas é bem comum que o guidão seja preso à parte da frente do quadro. para entender  como as pernas são importantes par aa direção dessas bicicletas, veja o vídeo abaixo.

as Cruzbikes, cuja geometria é de caixa de pedivela móvel, não chegando a se caracterizar como quadro articulado,usam guidões muito parecidos com os guidões drop, conforme se pode ver na foto abaixo, do modelo Vendetta v20.

Cruzbike Vendetta v20.

cada bicicleta e cada usuário acharão o seu formato de guidão preferido.  são muitos, além desses listados acima. afinal o mundo das reclinadas é muito mais variado que o das bicicletas comuns.

pedalemos, pois.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Uma resposta para “GUIDÕES DE RECLINADAS!

  1. Pingback: RECLINADAS: GEOMETRIAS | as bicicletas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s