o braço de Dorgival e o bico do tucano

Dorgival Francisco Souza, um vigia, um trabalhador, rumando ao trabalho teve o braço decepado por um motorista irresponsável que dirigia numa rodovia de um governo irresponsável que descumpre a lei estadual 10.095/98.

dorgival francisco souza e sua bicicleta.

dorgival francisco souza e sua bicicleta.

o ano era 1998. o então deputado tucano walter feldman conseguiu aprovar a lei 10.095, que instituiu o plano cicloviário estadual. conforme pode-se ler no texto acessível nesse link aqui, desde aquele ano, em razão do contido nos artigos 5º, 6º e 7º da lei, os projetos de novas estradas,os projetos em andamento e as estradas já construídas do estado de são paulo deveriam ter estrutura cicloviária em toda a sua extensão, principalmente nos trechos urbanos.

dorgival,  o vigia brincalhão, como descreve essa matéria aqui, mas que nunca faltava ao trabalho, ia às 18 hs do domingo 3 de julho pedalando sua bicicleta até o trabalho. devoto, já tinha pedalado até aparecida do norte. e pedalava ao trabalho…. quando um motorista de um astra atropelou-o.

segundo essa matéria aqui, o atropelador chama-se sérgio meliunas. a secretaria de segurança pública de são paulo divulgou a seguinte nota:

A SSP informa que o acusado de atropelar Dorgival Francisco de Souza, no último domingo (03), presta depoimento no 4ºDP de Diadema. O veículo responsável pelo acidente foi encontrado na casa do acusado, no Jardim Laura, em São Bernardo do Campo. O caso foi registrado como Homicídio culposo, fuga de local do acidente, destruição, subtração ou ocultação de cadáver.”

mas a se perguntar: e se dorgival estivesse em uma ciclovia segregada? e se o governo do estado, que é governado pelo PSDB desde 1º de janeiro de 1995, portanto desde antes da edição da lei de walter feldman, em 1998, tivesse cumprido a lei 10.098?

e se cláudio clarindo estivesse numa ciclovia segregada na SP-055, onde foi morto ao ser atropelado por um motorista no acostamento?

cláudio clarindo, ultraciclista

cláudio clarindo, ultraciclista

o fato é que se penaliza o motorista atropelador, mas omissão do governo do estado de são paulo é sempre oportunamente esquecida.

e mais, ainda mais o governo do estado de são paulo, escondendo-se atrás de concessionárias que administram estradas, restringe ao máximo a utilização das estradas de são paulo. tente ir pedalando até santos. tente descer a tamoios. bicicleta apreendida é o de menos…

a se perguntar: por qual motivo os tucanos odeiam tanto os ciclistas a ponto de deixá-los morrerem dessa forma? por qual motivo o governo do estado de são  apulo ignora a lei 10.0095/98? por qual motivo o ministério público não move uma palha para forçar o governo do estado clocar em prática o plano cicloviário estadual?

é fato, dorgival francisco santos, claudio clarindo, alexandre luz e tantos outros tiveram mais de um assassino: o motorista e o governador. ou devemos chamar de desgovernador?

fica a pergunta.

7 Respostas para “o braço de Dorgival e o bico do tucano

  1. Perfeito. Incrível a incompetência desse governo tucano. Os caras são ruins em todos os sentidos.

  2. Texto político rasteiro…

    Alckimin é péssimo, não discuto isso mas…

    Nada sobre o Haddad que também não cumpriu a sua promessa de fazer ciclovias em corredores de ônibus e novas pontes (sim eu li o seu post sobre o assunto, mas a veêmencia foi bem diferente…)?

    O que os governos federais que estavam com o PT nos últimos 13 anos fizeram nas estradas federais? E sobre a redução de impostos e desonerações para a indústria automobilística e aumento de impostos para bicicletas?

    • o governo federal, não importa quem esteja há 13 ou 20 anos, não tinha lei obrigando-o a construir estrutura. mas no caso do governo do estado de são paulo, essa lei existe já há 18 anos. e não apenas o governo do estado ignora a lei, como atualmente tem impedido bicicletas de andar no acostamento de determinadas vias, como a tamoios, em total descumprimento em relação ao CTB. não se trata de discutir promessas ou não, mas de puro afrontamento à lei, que é o que o governo do estado de são paulo está fazendo.

      • Então atropelar ciclista em rodovia federal pode! Porque o governo federal cumpre a lei… Ridículo.
        Aproveite para excluir a foto do meu amigo e parceiro de pedal Claudio Clarindo daí, ele foi atropelado na Rio-Santos (federal).
        Repito, texto político rasteiro de quem só quer aparecer em fotinho pedalando na roda do Haddad…

      • Jorge Canteras. percebo que sua intenção é só me atacar. e por isso, intencionalmente vc está querendo confundir aquilo que é a responsabilidade do motorista com a responsabilidade da organização estatal. deixo claro: não sou filiado a partido nenhum nem candidato a vereador ou coisa qu eo valha. faá o seguinte, recolha seu anti-petismo e ataque aquilo que merece ataque. como, do governo federal, a omissão nas estradas federais, que decorrem de políticas previstas em lei, mas de forma genérica, e não específicas como essa lei 10.0095/98, que é estadual. e uma coisa é fato,quei a ou não: nenhum governante do PsDB fez nada relevante pela bicicleta no estado de são paulo, nem de nenhum outro partido. e debaixo do vigor da lei 10.0095, apenas um governante filiado a outro partido: Claudio Lembo, então no PFL. e por poucos meses. isso são fatos. agora, se vc nega os fatos… paciência, aí vira papo de doido, tipo aquelas conversinhas do reinaldo azevedo…

  3. Para agregar:
    http://bikeelegal.com/noticia/4529/sp_-ciclistas-mortos-em-estradas-escancaram-falta-de-dialogo-do-governo-do-estado
    É incrível como o ministério público de São Paulo é omisso quando tem que investigar o governo estadual.
    O poder judiciário deveria ser independente dos governos e partidos, mas em SP a ditadura do PSDB impera.

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