BICICULTURA! vai ficar de fora?

bicicultura é o grande evento da cultura da bicicleta no brasil. em 2016, em são paulo, em 2017, em belo horizonte, em 2018 ainda não decidido o lugar. não fique de fora!

uma das propostas de marca par ao evento bicicultura.

uma das propostas de marca par ao evento bicicultura.

quem está organizando o bicicultura? ora, nós, o povo da bicicleta!

quem é esse povo? é um aglomerado de pessoas, gigantesco, ora manifestando-se por ações individuais, ora por organizações como coletivos, associações, e até pela União de Ciclistas do Brasil, UCB, que é a organização guarda-chuva que abriga praticamente todas as vertentes da bicicleta no brasil.

e isso tem tudo a ver com a cultura da bicicleta. e o que é a cultura da bicicleta? como, não sabe?

a outra proposta de marca do evento biciclutura

a outra proposta de marca do evento biciclutura

cultura da bicicleta é uma das inúmeras culturas urbanas. as cidades estão, ao redor do mundo, reinventando a arte de viver em… convivência. e nas últimas décadas, nas grandes metrópoles, as utopias ciclistas surgem com força, impactando até  o poder público.  ou você acha que ciclovias saem do nada, um dia um prefeito acorda fazendo ciclovias? 

bicicleta sempre foi símbolo de liberdade, e, no mundo inteiro, pessoas se rendem à bicicleta como transporte, como lazer, como esporte, como possibilidade de vida, ou seja, como forma de viver diferente nas grandes cidades.

e como liberdade é sempre vertigem, bicicleta é sempre paixão – e paixão não é sempre subversiva?  ora, é claro que é, e ciclistas estão remodelando as cidades, aos pouquinhos, tornando-as mais amigáveis e humanas: afinal, bicicleta não é só bicicleta!

pois é. e cultura de bicicleta abrange tudo: de forma de se vestir à escolha da bicicleta, escolha dos trajetos, negociação com outros atores do trânsito, discussão de gênero, de orientação sexual, de etnia, do escambau. pois bicicleta não é só bicicleta, mas é, antes de tudo, a retomada da consciência do corpo, da mente, do eu, da própria felicidade.

(notou que cidades com muitas bicicletas também são cidades seguras?  sabe o porquê?)

o bicicultura de 2016 será em são paulo. de certa forma centralizado as discussões está a associação ciclocidade. mas o evento está sendo criado, organizado e produzido por uma miríade de associações, coletivos e empresas  de ciclistas de são paulo.

ocorrerão oficinas e palestras. claro que o tema é… bicicleta! mas o quê? desde oficinas de mecânica básica, passando por organizações de passeios, negócios, vestimentas e o escambau, até palestras e oficinas sobre cicloturismo, esporte, cicloativismo e etc. e claro, filmes!

no último dia, eventos esportivos, como bmx e bike-pólo, e claro, a assembleia final que decidirá onde será o bicicultura de 2018. que também o ano que que o grande evento mundial da área, o velocity, ocorrerá no rio de janeiro.

bicicultura retoma o espírito, em nível nacional, do Fórum Mundial da Bicicleta, que em duas edições ocorreu em porto alegre e na terceira edição ocorreu em curitiba. esteve em curitiba? lembra daquele espírito delicioso de trocas?

pois é, é isso que ocorrerá, ainda mais intensamente, durante o bicicultura de 2016. simples assim!

o site do bicicultura está nesse link aqui.  aproveite, entre, e vote no logo que está em fase de escolha. comece a participar assim. o proŕio site aidn aestá em construção.

data? sim, o biciclutura ocorrerá no final de maio de 2016, entre os dias 26 e 29 – sim, o feridão de corpus christi!  reserve a data! separe esse dia para a grande festa da bicicleta em são paulo. claro, você olhou no caledário e viu que na mesma data ocorrem dois outros grandes eventos em SP: parada lgbt e marcha pra jesus.  que fugir dos dois? vem pro bicicultura!

bom, o link pro site do biciculturaestá aqui, a página do facebook está aqui, o link pra página da UCB está aqui e o link pra página da ciclocidade está aqui.

se quer participar, ajudar, contribuir, colaborar, entre em contato! pois um evento horizontal como esse sempre precisa de ajuda. seja de gente de são paulo, seja de fora. fique alerta, e participe!

e venha pra são paulo no final de maio! traga sua bicicleta!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s