Pinhão 42 e capacidade total do câmbio traseiro.

a disseminação das rodas aro 29 polegadas criou a necessidade de marchas mais leves para as MTBs, e, de outro lado, com 10 marchas atrás, muitos ciclistas perceberam que poderiam dispensar a segunda e terceira coroa, precisando apenas de uma marcha mais leve… e aí apareceu o pinhão de 42 dentes.

pinhão de 42 dentes

pinhão de 42 dentes

tem gente que acha que só os engenheiros da shimano e da campagnolo conhecem bicicleta. mas não, tem mais gente na indústria que conhece do assunto e não está preso a políticas de marketing.

quem tem acima de 1,75 de altura consegue fazer um fit nas MTBs de aro 29 sem ficar excessivamente inclinado pra frente.  afinal. o quadro tem que ser bem comprido pra acomodar aquela roda gigante na frente. por exemplo a specialized stumpjumper 29, no tamanho “P” tem tubo horizontal efetivo de 565mm. 56,5 centímetros! ora, como alguém de 1,62m de altura consegue usar uma bike tão comprida?

mas inobstante esse detalhe, tem muita gente comprando as 29, e sofrendo nas subidas – até por que é mais difícil subir pedalando todo esticado pra frente, e rodas maiores implicam em marchas mais leves pra não ficar pesado demais.

nos cassetes de 11 velocidades, a shimano já tem a opção com pinhão de 40 e até 42 dentes, pra se ter uma marchinha mais leve. mas nos de 10 velocidades, o máximo é 36 dentes.

e aí, como usar um sistema 1 x10, u seja, uma única coroa na pedivela, sem câmbio, cabo ou trocador dianteiro, e não sofrer na subida? ora, tirando um pinhão menor e acrescentando um pinhão de 42 dentes. eureka!

mas peraí, e se quiser ficar com duas ou 3 coroas na pedivela, tem como?

até tem, mas daí entra calcular direitinho a capacidade total do câmbio traseiro.

vamos entender: um câmbio tem q capacidade máxima de tamanho de pinhão – que sabemos que é regulada pelo parafuso B – em alguns caso, um parafuso mais comprido permite o câmbio esticar mais e alcançar o pinhão maior.

no caso dos atuais câmbios shimano, eles alcançam sim o pinhão de 40 dentes.

mas a coisa complica quando  temos mais mais que uma coroa. pois há a capacidade máxima do câmbio traseiro de esticar a corrente. essa depende de um outro cálculo.

quando olhamos os documentos técnicos de um câmbio traseiro, aparece lá o dado: 39 dentes – no caso do deore XT M8000 GS. que capacidade máxima é essa?

é a soma da diferença entre a coroa maior e a coroa menor com a soma da diferença entre o pinhão menor e o pinhão maior.

vou exemplificar. pensemos numa pedivela com coroa de 40 dentes – a maior – e 30 dentes, a menor. e num cassete de menor pinhão com 11 dentes e maior pinhão de 36 dentes. a conta ficará assim:

(40-30) + (36-11) = 10 + 26 = 36.

isso indica que a diferença total de dentes é 36 dentes. se o câmbio suporta 39 dentes, está dentro da margem.

mas vamos imaginar que você quer ter o pinhão de 42 dentes em seu cassete de 10 velocidades, pois você comprou o pinhão avulso da wolf tooth components.  e você quer manter ao menos uma pedivela dupla. então refaça as contas, e veja que diferença entre as coroas você terá que respeitar. será que dá para usar esse mesmo câmbio XT que usei no exemplo acima com a mesma pedivela de coroas 40 e 30 dentes?

(40-30) + (42-11) = 42. portanto acima dos 39 dentes que o câmbio XT permite.  mas se usar uma pedivela com coroas 36 e 30 dentes, poderá usar esse cassete com pinhão de 42 dentes.

aprenda a fazer esse cálculo e assim não tenha mais dúvidas sobre qual câmbio funciona como quê.

4 Respostas para “Pinhão 42 e capacidade total do câmbio traseiro.

  1. Não existe cassete Shimano com 42 dentes, o maior é 40. Que pode ser usado com pedivela com uma, duas, o três coroas.
    Cassete de original fábrica de 42 dentes só o da Sram, que foi desenvolvido para onze velocidades e uma coroa (1 x 11), é o cassete com o maior range do mercado 10-42 mas precisa de um hub especial (XD).
    Existem outras marcas que fazem pinhões de 42t como a Hope e a One up. E recentemente a e*thirteen lançou um cassete 9-44, lembrando que todos esses se inserem na categoria “gambiarra”.

    • sim, não existe da shimano, mas existem adaptações possíveis. o fabricante do pinhão de 42 dentes ilustrado no post também produz extensores de gancheiras, que é uma forma de aumentar o alcance do câmbio. tive um quadro em aço com uma gancheira excepcionalmente longa – não sei o porquê – que acabou permitindo que eu usasse um câmbio campagnolo athena com cassetes com pinhões de até 32 dentes, sendo que o limite do câmbio com gancheiras padrão era de 28 dentes. na prática, a indústria é muitas vezes atualizada pelos fabricantes independentes. shimano ou campagnolo não inventaram o câmbio paralelogramo, que hoje é o padrão. campagnolo demorou a fazer freios também, adiquirindo outras tecnologias. sram quis ampliar seu portfólio e adquiriu sach,s incorporando prejuízos contábeis, apenas para assumir tecnologias. novas tecnologias podem ser vistas como mera gambiarras no começo, mas não são.

  2. e no caso de calculo com sistema 1x? como respeitar essa capacidade total?

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