ahá, uhú! a paulista é nossa!

prefeitura de SP e Ministério Público chegam a acordo, e a avenida paulista será aberta, aos domingos, para as pessoas!

 a lilica e seu sorrisão na avenida paulista num domingo mágico: a inauguração da ciclovia. que venham mais domingos assim!

a lilica e seu sorrisão na avenida paulista num domingo mágico: a inauguração da ciclovia. que venham mais domingos assim!

sim, das 9h às 17h, a avenida paulista terá, em todo domingo, o fluxo de máquinas automotoras interrompido, e será aberta às pessoas. sim, pedestres caminharão, pastores pregarão, artistas de rua encantarão as pessoas!

crianças brincarão, jogarão amarelinha, futebol, queimada!

pessoas estenderão toalhas no asfalto e farão seus piqueniques, cangas ficarão esticadas para que pessoas deitem para pegar sol!

cadeiras de praia abertas, pessoas sentadas, tomando suas bebidas enquanto conversam. e ciclistas passando.

as lanchonetes e restaurantes do entorno enchendo-se de clientes, as lojas que abrem com clientes gastando o dinheiro economizado em estacionamento, virando compras.

e os funcionários desses todos estabelecimentos comemorando, pela sensível diminuição do ruído no seus ambientes de trabalho.

como sei disso? oras, isso já se registrou nas oportunidades em que a avenida paulita ficou aberta às pessoas nesse ano de 2015.

mas não só a paulista, 32 avenidas em são paulo começarão a  se abrir às pessoas em todas as regiões da cidade, todos os domingos. para que sejam ocupadas pelas pessoas, para que se veja que aquele espaço pode ter outro  uso que não apenas a circulação de veículos automotores. para que as crianças possam brincar.

quando eu era criança, há muitas décadas, em outra cidade, era numa rua assim fechada em domingos que eu treinar as pedaladas. foi assim que deixei as rodinhas.  e não só eu, mas tod a ageração minha,  naquele bairro, usava aquela rua aos domingos para brincar, para jogar, para pedalar, para testar os carrinhos de rolimã …

amsterdam, 4/11/1973, um domingo sem carros, caveleiros nas ruas....

amsterdam, 4/11/1973, um domingo sem carros, cavaleiros nas ruas….

amterdam, nos anos 70, em razão da crise do petróleo (lembra? guerra do yom kippur, opep jogando o preço do barril pra mais de 100 dólares…), passou a ter os “domingos sem carro”, onde aos domingos as cidades holandesas proibiam a circulação dos veículos automotores. a intenção era economizar derivados de petróleo, mas colheram menos poluição menos ruído, aumento do consumo no comércio local, diminuição da violência e etc….

e claro, moradores, idosos, pessoas com deficiências diversas, não foram esquecidos. conforme informado pelo secretário de transportes, essas pessoas terão acesso aos lotes lindeiros. assim, trafegarão a 10 km/h, acompanhados dos agentes de trânsito.

da mesma forma, o acesso aos hospitais está garantido.

para saber mais do que foi acertado entre MP, associações de moradores, secretaria de transportes e hospitais, entre outros, ouça essa entrevista do secretário de transportes.

mas a se saber: não só a avenida paulista. em áreas de todas as subprefeituras do município de são paulo terão nos próximos meses avenidas abertas às pessoas. é um programa de ruas de lazer dominicais. pelo menos uma avenida por subprefeitura. se são 32 subprefeituras….

ou seja, expandem-se as áreas, embora ainda apenas nos domingos, abertas às pessoas e livres dos perigos dos veículos automotores.

progressivamente o município de são paulo mudará. em diversas cidades do mundo, áreas antes reservadas a carros ou desapareceram, ou foram requalificadas para uso das pessoas. fala-se muito de amsterdam, onde outrora grandes avenidas foram transformadas em bulevares, mas também aconteceu em seul, nova york, paris e etc.

essa é uma tendência mundial. afinal, se o século XX foi o século do carro, o século XXI será o século do seu abandono.

que venha o futuro!

—————————

leia sobre um domingo de avenida paulista aberta para pessoas no blog da raquel rolnik. fotos lindas! nesse link aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s