não há 29ers para pessoas baixas!

procurei um quadro para rodas 29 para mim, com tamanho máximo de top tube efetivo, de 55 cm. não achei. não existem.

é assim que se sente na sua 29er? (na foto, shledon brown numa tandem, c. 1970)

é assim que se sente na sua 29er? (na foto, shledon brown numa tandem, c. 1970)

é assim. todo mundo que conhece bem as geometrias de MTBs aro 26, sabe: uma MTB tamanho 17 polegadas tem no máximo 55 cm de top tube efetivo.

top tube efetivo é o comprimento que teria o tubo superior do quadro case sua bicicleta tivesse geometria tradicional. mas depois que inventaram os quadros slooping, medimos da junção da caixa de direção com o tubo superior, em linha paralela ao solo, até a intersecção com o canote. 

perdi tempo procurando. muitos fabricantes enganam o comprador. dizem que o quadro é tamanho 17, 16, mas eles possuem 57 ou 58 cm de top tube efetivo!  na verdade esses fabricantes estão tentando empurrar uma bicicleta para você que não é do seu tamanho.

o top tube efetivo é a linha superior desenhada.

o top tube efetivo é a linha superior desenhada.

vou dar exemplos. trek marlin 5. primeiro tamanho com aro 29 é o tamanho 17,5 pol. comprimento de top tube efetivo informado no site da empresa? 60,2 cm. isso! sessenta centímetros e 2 milímetros!  comesse quadro, eu teria que montar uma bicicleta com mesa com comprimento negativo, ou seja, com guidão pra trás da caixa de direção.

specialized hardrock 29. informa o site da empresa que o tamanho S (S de small, pequeno) tem top tube efetivo de…. 588 milímetros. quase 59 cm!  isso por que é o tamanho pequeno….

conversando com quem entende bem mais que eu de geometrias de bicicletas, isso se dá pela razão de que o quadro tem que acomodar suspensão e roda dianteira grande. e não há como fazer isso com quadros mais curtos.

mas o duro é ouvir blablablá de vendedor, dizendo que não é assim e etc.  um tentou me dizer que eu tenho que repensar meu fi pra andar numa 29, entender outra filosofia… falei pra ele dizer isso pra minha bursite crônica.

na prática, esses quadros mais curtos para aro 29 simplesmente não existem. o vendedor vai tentar convencer o ciclista com 1,70 ou menos que o problema está nele, não na bicicleta. mas está na bicicleta sim.

a maldade chega até às bicicletas urbanas. uma colega teve uma specialized ariel roubada. mas antes disso, ela penou com o fit. apesar de ser um quadro em tese 1,5, o comprimento efetivo do top tube era de 57 cm! e claro, a minha amiga, baixinha, nunca acostumou com o fit da bicicleta, por mais que se encurtasse mesa e se levantasse guidão, ela continuava inclinada para frente.

alguns fabricantes até evitam divulgar essa medida importante. no máximo dão o tamanho do top tube real, que pouco importa, pois os quadros são slooping. e o desavisado compra um quadro 16 pol achando que é curto, e não é.

observe como '

observe como ‘essa bicicleta é longa para essa mulher.

e claro, as pessoas, pensam que estão comprando quadros pequenos, quando anunciados como quadros de 17, 16, 1,5 polegadas. mas estão sendo enganadas.

pena não haver maior honestidade de fabricantes e principalmente, vendedores, que no mais das vezes só respondem às perguntas da seguinte forma: “o fabricante não informa essas medidas”, como se fosse impossível, para ele, vendedor, pegar uma fita métrica e medir numa bicicleta montada.

mas às vezes achamos infos. cannondale, no modelo badboy, indica ter, no tamanho S, o comprimento de top tube efetivo de 55 cm! meus olhinhos brilharam.  mas em vão, pois eu esqueci que agora cannondale é caloi, e caloi só fez bicicletas para um brasileiro com tamanho ideal de 1,80 cm de altura.

embora alguns vendedores anunciem até no mercado livre terem a badboy em todos os tamanhos, é só perguntar pelo tamanho S pra receber a resposta: “Nao infelizmente. No Brasil voce nao vai encontrar tamanho S.”.  (SIC).

tá aí, tá provado, cannondale é caloi, portanto… esqueça!

 

 

 

 

4 Respostas para “não há 29ers para pessoas baixas!

  1. perai, rolou só uma questão no texto que me pareceu confusa, a cannondale comprou a caloi, não o contrario, a forma como o texto está escrito parece que a caloi comprou e que a qualidade da cannondale vai cair pro nivel da caloi. Foi bem tendencioso essa forma como lidou com eles. Não sou fã da caloi, acho o trabalho deles porco, como qualquer marca gringa a cannondale não vai ter todos os produtos e tamanhos no mercado brasileiro.

    • na verdade nem a cannondale comprou a caloi nem caloi comprou a cannondale. ambas são controladas agora por uma indústria comum, dorel industries, que aliás, controla schwinn, GT, mongoose e etc. a se notar que a mogoose depois de comprada deixou de fazer MTBs no nível que fazia antes.

  2. Para um cara de 1,70 o tubo superior deve ser próximo a 585mm, mesmo se quiser comprar uma MTB pequena para ficar mais ágil, 550mm é muito curta…
    Tenho amigas que competem (e bem) com 29ers e tem perto de 1,60m.

  3. No caso das urbanas, a Kona Dew ou a Trek Allant não atendem? Pelo menos as Kona já tinha visto em alguns sites o tamanho 49 à venda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s