rodízio 24 hs! e pela cidade inteira! SP precisa disso já!

a questão não é só trânsito, é também poluição. hoje os motoristas espertamente já aprenderam a burlar o rodízio, usando os carros mesmo nos dias em que não podem usar nos horários principais. 

os espertos ferrando uma cidade. clique na imagem e leia mais.

os espertos ferrando uma cidade. clique na imagem e leia mais.

a questão é que os empedernidos motoristas paulistanos não deixam de usar seus carros mesmo nos dias de rodízio. não querem usar outros modais.  assim eles se adaptam, procuram outros horários e etc. 

e assim o rodízio apenas transfere de horário a poluição de determinados veículos. e para outras áreas da cidade, pois o rodízio não atinge o município inteiro.

passou da hora do rodízio ter seu horário ampliado de 0 a 24hs. e sua área abrangida, estendida à toda área do município.  isso faria os motoristas procurarem outras alternativas de transporte no seu dia de rodízio, uma vez obrigados a deixá-los  parados por 24 hs.

isso retiraria em média 1/5, ou seja, 20%, dos carros particulares das ruas de são paulo de segunda a sexta. e forçaria essas pessoas a testarem outros modais – e eventualmente, depois de sair do caixote de 4 rodas com frequência, economizando 20% dos estacionamentos que pagam, passem a usar em definitivo esses outros modais, deixando o uso carro para situações eventuais.

outra medida que precisa ser tomada, pelo menos em todo o centro expandido, e acabar com vagas gratuitas de estacionamento nas ruas, em qualquer horário, permitindo-se apenas o uso de cartão zona azul nos locais onde seria permitido estacionamento provisório, sem renovação.

congestionado na ida e na volta: todo mundo vivendo no lado errado da cidade.

congestionado na ida e na volta: todo mundo vivendo no lado errado da cidade.

essa medida facilitaria em muito achar lugar para estacionar por parte de quem de fato precisa usar carros: idosos com problemas de mobilidade, e pessoas com deficiências, que hoje estão restritas a raríssimas e desrespeitadas vagas.

sem falar que, com isso, muita área de circulação seria liberada. permitindo assim melhor circulação de outros veículos, e também liberando espaço para construção de mais ciclofaixas, já planejadas, já constantes do planmob, elaborado em 2014.

é fato, a lei 12.587/2012 determina que se privilegie os transportes coletivos em detrimento dos individuais e transportes não motorizados em detrimento dos motorizados. assim, não há ilegalidade em se ampliar o rodízio, em se diminuir a velocidade máxima, em se restringir o estacionamento não pago ou pago e etc.

e não apenas não é ilegal, como é imperioso, devendo ser, mais dia ou menos dia,  uma realidade a tomada de medidas nesse sentido.

a questão é: quando essas medidas serão tomadas? pois urge tomá-las, mas a classe média teria chiliques e político algum teria coragem de tomar essas decisões num horizonte  próximo. quem sabe daqui uns 20 anos, quando a poluição reduzir a expectativa para 40 anos, e os congestionamentos passarem de 10 mil km por dia, a classe média, que é quem se desloca de carro, deixe de se caracterizar pelo umbiguismo burro e aprenda a deixar o carro em casa.

e aí? até quando esperar?

———————-

sobre diesel, favor ler essa entrevista do sempre necessário paulo saldiva. mas inspeção ainda é pouco, pois o que se precisa é restrição.

 

3 Respostas para “rodízio 24 hs! e pela cidade inteira! SP precisa disso já!

  1. Concordo com o diagnóstico, mas tenha dúvidas se o tratamento proposto será realmente eficaz. Quem vai proibir um carrólotra de comprar mais um carro para poder usar nos dias proibidos ao carro principal?

  2. Não sou do Brasil…mas tive muito gosto de no ano passado visitar Sao Paulo…claro que andei de bicicleta…mas
    Muito dificil circular…só carros e perigoso porque ninguém respeita.
    O rodízio foi mais uma ideia para aumentar os lucros da industria automovel e que não está a resultar de certeza para a grande cidade de SP.As pessoas em vez de terem só um carro passaram a ter 3 e 4 carros 1 para cada dia do rodízio…não é bom…acho que falta mesmo educar as pessoas para a importância do meio ambiente e outras formas de mobilidade urbana…falta esse esforço…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s