breeks!

breeks, breeches, um tipo de calça que os britânicos não tem medo de usar, e aqui no Brasil talvez fossem motivo de risadas…

breeks, em lã. belo detalhe em vermelho.

breeks, em lã. belo detalhe em vermelho.

breeks. breeches. de braccæ. a origem são as braccæ, as calças de tecido de lã dos antigos germânicos e celtas, mas a lã não em forma de malha, mas de tecido tramado.

na grã-bretanha não temem usar breeks no dia a dia. calças que terminam logo abaixo do joelho, fechando-se acima das panturrilhas. para se usar, se ter mobilidade, e claro, não prender as pernas das calças em nada.

britânicos usam pra caçar, pra jogar golfe. pra pedalar. em nova york costumam ser chamadas de knickerbokers, ou simplesmente knickers. é a calça do jogador de baseball, por exemplo. é a calça de antigos escaladores alpinos. a calça das caminhadas nos campos europeus. a calça da roupa de caça. a calça de pedalar.

mas favor não confundir com alças corsário, pescador, pula-brejo…. breeks vão apenas até logo abaixo dos joelhos e se fecham. por botões ou  passadores com fivelas.

manual prático de alfaiataria, 1898: moldes para feitura de brreks, breeches.

manual prático de alfaiataria, 1898: moldes para feitura de breeks, breeches. no molde central, as especificidades de breeches para  se pedalar: o reforço entre-pernas.

breeks mais tradicionais não apenas são para uso com suspensórios
(portanto, com botões e sem passadores para cintos) mas com fishtail.

breeks são feitas no mais das vezes em tweed, embora se achem modelos em outros tecidos e eventualmente até em couro.

detalhe: fishtail e suspensórios.

detalhe: fishtail e suspensórios.

é fato: europeus e norte-americanos (estado-unidenses e canadenses)  não exitam em usar roupas “sociais” bem feitas para pedalar. roupas comuns para o dia a dia mas adaptadas para o uso diário da bicicleta, e não usam os jerseys, spandex, bermudinhas de ciclistas, para o dia a dia.

afinal, roupa esportiva é para se praticar esportes, e não simplesmente ir do ponto A ao ponto B.  assim, espero que com o incremento do uso de bicicletas numa cidade como são paulo, calças como breeks venham a ser adotadas no dia a dia por quem queira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s