dicas pra pedalar no inverno

inverno chegando, muitos ciclistas novos, é bom dar umas dicas!

com neve precista tomar cuidado

com neve precista tomar cuidado

o inverno chega aos poucos, e a temperatura começa a ficar agradável como é em todo outono. no inverno o bicho pega, mas o frio tem lá suas vantagens.

você pode deixar sua geladeira desligada, é só colocar a comida num saco e deixar pra fora de casa, ou se sua cozinha for sem calefação, deixe em cima da mesa. afinal, geladeiras têm em média 3 graus de temperatura interna (fora do congelador) , e no inverno a temperatura tá abaixo disso.

um problema pra pedalar no inverno é a neve.  sheldon brown sempre defendeu que era melhor usar fixas no inverno. pra ter melhor controle no gelo. abaixo a foto da bridgestone dele:

bridgestone cb-3 fixada do sheldon brown, clique na imagem e leia mais sobre essa bicicleta

bridgestone cb-3 fixada do sheldon brown, clique na imagem e leia mais sobre essa bicicleta

tem lógica preferir fixas no inverno: melhor controle no gelo.

outra dica é não usar excesso de roupas. pois pedalando você se aquecerá, e com isso pode suar, e depois o suor congelará. lembro dum dia no qual eu pedalava a -4 C  (dizia o jornal que a sensação era de -11, mas acho que exageraram) e de fato o gorro me fez suar na cabeça e a messenger bag nas costas me fez suar nas costas. ao chegar na casa tomei um banho  e troquei de roupas, e o gorro que eu tinha deixado lá fora logo tava endurecendo..hahahaha

minha basso, a menos 4 graus, em curitiba

minha basso, a menos 4 graus, em curitiba

 

mais uma dica. preste atenção não apenas na temperatura, mas no tipo de tempo que se tem: frio seco ou úmido. com umidade, neva ou dá geada, sem umidade, não. nevando, o poder público vai provavelmente limpar as ruas: jogam sal e varrem a neve pros lados. vira uma lama.

cuidado com sua bike, que com tanto sal, corrói tudo. então no inverno prefira quadros de alumínio e peças baratas. também vale muito aà pena pensar em bons freios a disco, pois a neve raramente vai interferir neles. se escolher freios hidráulicos, use fluídos que não congelem a pelo menos 20 graus celsius negativos.

aliás, tome cuidado com câmbios eletrônicos. alguns deram problemas em algumas provas em etapas frias, há algum tempo. câmbios mecânicos, assim como freios mecânicos, não sofrem essa interferência. freios só sofrem se entrar neve entre as sapatas e os aros, ou os discos. então apenas cuide desse detalhe.

forma barata de aumentar a aderência dos pneus na neve.

forma barata de aumentar a aderência dos pneus na neve.

proteja-se do vento frio. claro, se você pega inverno todo ano, sabe muito bem como se vestir em 3 camadas, com uma camada mais fina próxima à pele, uma intermediária que acumula ar e portanto isola (por exemplo uma blusa de lã) e uma cama externa que lhe protege do vento e da umidade – como uma jaqueta e couro.  mas cuidado, essa cobertura precisa ser respirável, par anão condensar a umidade que seu corpo solta.

claro, há produtos específicos para se usar no inverno. a deuter tem a mochila superbike que tem um protetor para o peito embutido.  para-lamas são sempre bem vindos no inverno também. e claro, proteção para os olhos e vestimenta adequada. e só, nada além.

esse colete amarelo faz parte da mochila da deuter, para proteger do vento frio.

esse colete amarelo faz parte da mochila da deuter, para proteger do vento frio.

agora, se você veio parar nesse artigo mas acha que tá frio mas as temperaturas estão acima de zero grau, estão positivas, sinto dizer: não é inverno ainda.  então bote uma blusa e vá pedalar que esquenta!

 

 

4 Respostas para “dicas pra pedalar no inverno

  1. esse negócio de “Ai, estou morrendo de frio!” Quando faz incríveis 10ºC é estória para boi dormir.

  2. Aqui em Vitória da Conquista no inverno a temperatura chega muitas vezes perto dos 6º… como sou de Salvador sofro demais… em cima da bicicleta, não tem nada que me aqueça🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s