o governador de são paulo, geraldo alckmin, anunciou pela manhã de hoje a edição de decreto que determina a construção de ciclovia entre os municípios de são paulo e santos.
num ato inesperado pelos cicloativistas, o desgovernador do estado de são paulo, geraldo alckmin, editou nessa manhã o decreto 67.345/2015, criando a obrigação para a concessionária ecovias construir uma via de ligação entre a região sul de são paulo e o município de santos, exclusiva para veículos não motorizados que não sejam de tração animal, vale dizer, bicicletas!
o anúncio surpreende quem é do setor, pois é histórica a dificuldade de se descer a serra pra santos pedalando, uma vez que hoje só há duas estradas abertas para esse caminho, via anchieta e rodovia dos imigrantes.
a anchieta tem uma pista em obras eternas, e a outra sendo utilizada por caminhões e ônibus pra descer, sendo um inferno para qualquer ciclista efetuar a descida por ali: o risco de ser esmagado pelos caminhões é brutal.
por outro lado, é proibido o tráfego de bicicletas pelos túneis da rodovia dos imigrantes. sendo que ciclistas são constantemente barrados nas descidas.
o instituto cicloBR logrou em alguns anos efetuar descidas coletivas, sendo a última em 2012, num domingo, 9 de dezembro, no qual desceram pelo menos 11 mil ciclistas usando um trecho da imigrantes e resto pela estrada de manutenção. lembrando que esse trajeto, chamado de rota márcia prado, passa pelo grajaú e pelo bororé.
pois a ciclovia, conforme anunciado, seguirá ao lado da imigrantes até o início da estrada de manutenção, que, por sua vez, receberá obras de adequação viária para aumentar a segurança, como a construção de barreiras em curvas que evitem que o ciclista saia da estrada e caia em precipícios.
a ciclovia constará de guaritas para policiais a cada 5 quilômetros, bem como no meio da serra, a construção de um ponto de apoio e descanso, incluindo banheiros.
declarou o desgovernador, num anúncio feito a poucas pessoas no palácio do governo, que se trata de uma forma de regularizar a ilegalidade existente atualmente, uma vez que o CTB garante o tráfego de bicicletas nas estradas do brasil inteiro,mas o ciclista paulistano pode dar a volta ao mundo mas não pode pedalar pra ir à praia.
claro, entre nós, ciclistas, acostumados com as promessas não-cumpridas do desgovernador, ficamos com um pé atrás. ele também disse que não ia faltar água…. e pra quem não lembram, “alckmin” quer dizer “o mentiroso”, lembrando também que alchime era o ouro falso produzido pelos alquimistas medievais.
é ver para crer. em todo caso, seria uma ótima se isso se concretizasse. estamos no aguardo, pra ver se isso de fato se concretiza ou é mais uma mentira do mentiroso. mas talvez seja uma forma do desgovernador tenar abocanhar um pouco da popularidade que fernando haddad, prefeito de são paulo, angariou com a implantação de sistema cicloviário em são paulo.
mas já pensou, ir da sua casa a santos pedalando, só rodando em ciclovia?
1º de Abril?
Frase de caminhão: ” a inveja é uma m..
“.
Só vendo🚲!
Ele acreditôôôô….. kkkkkkkkkk
Deve ser por isso que a visionária Associação Brasileira de Ciclistas deu a ele, já em 2013, o prêmio “Governador Amigo da Bicicleta”. E esta homenagem não foi em um 1º de abril, data que teria sido coerente com a homenagem (e com a entidade).
É, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, afinal na Nova Tamoios, já tem uns 2 Km de ciclovia. Ou a Nova Tamoios não fica no Estado de São Paulo?
Porque não duas alternativa? Lateral da imigrantes partindo de Diadema e por grajau e bororé