são paulo e a bicicleta: é o zeitgeist, p@#$%!

cada época tem seu espírito, seu modo intelectual e cultural.  é o espírito do tempo, o zeitgeist.

faltam paraciclos na rua augusta. foto de thiago benicchio.

faltam paraciclos na rua augusta. foto de thiago benicchio.

inícios e fins de séculos são bem interessantes. a revolução francesa aconteceu num fim de século, as guerras napoleônicas no início de outro. américas descobertas num fim de século, brasil bem em 1500…

essas marcações servem apenas para nos lembrar que o tempo anda, e para frente.  junto vão as ideias, o modo de ser, o modo de viver, o habitar.

há aqueles que querem congelar no tempo, outros não. todo mundo tem os dois lados, um que tem uma certa nostalgia de coisas passadas, eventualmente tão passadas que não vividas e por isso muito idealizadas, e outro lado novidadeiro, e às vezes excessivamente deslumbrado, em razão também de muitas idealizações de experiências ainda não vividas.

o futuro é sempre projeção do passado.  mas j’anos lembrava agostinho há  16 séculos que não existe futuro ou passado, apenas o presente das coias passadas e o presente das coisas futuras…

yep! e o zeitgeist está aí. e desta vez veio pedalando na cidade de são paulo.

que a bicicleta é o transporte individual urbano por excelência, não que se negar. todos sabemos de todas as vantagens de se pedalar pela cidade: rapidez, controle do tempo do trajeto, ocupação de pouco espaço ao estacionar, desnecessidade de saber onde tem um posto de gasolina no caminho pra abastecer…

o poder público também já entendeu que ciclista não ocupa grande espaço nas vias (e não congestiona as marginais, p. ex) , não polui (e olha que por esses dias são paulo tá um inferno de poluição) , não gasta asfalto, e não perde o controle invadindo um ponto de ônibus cheio de gente e atropelando e matando 15 pessoas… bicicleta não dá gasto pro sistema de saúde, pois o pouco gasto que gera por traumas (tombos e etc) é compensando pela imensa economia na prevenção do sedentarismo e na redução de poluição do ar.

e as empresas, que precisam cada vez mais de mão de obra qualificada, já perceberam as vantagens do funcionário que vem de bicicleta:

– menor número de faltas, pois gripa-se menos.

– melhor humor ao trabalhar.

– seu trajeto raramente é afetado pelas maiores calamidades do trânsito de são paulo: com sol, chuva, passeata ou alagamento, ele chega.

– e é mais barato pra empresa arranjar espaço para estacionar 10 bicicletas do que 10 carros

– economia no uso de táxis.

sem alarde, algumas empresas começam não apenas acolher melhor seus funcionários ciclistas, mas até a incentivar que outros funcionários adotem a bicicleta como transporte.

duvida?  dê uma lida nessa matéria do estado de são paulo nesse link aqui. só é surpresa pra quem tá parado no tempo. tem empresa já fazendo isso há 3 ou 4 anos.  e se o local onde você trabalha não tem bicicletário nem vestiário, vá dar um conversada com o seu chefe. se a empresa for refratária ao assunto, comece a atualizar seu currículo, reativar sua network… pois essa empresa não vai longe e  é bom você sempre pensar no seu futuro.

pois no mundo capitalista, ou acompanha o tempo na frente dos outros, ou fica pra trás e quebra.

p.s. a prefeitura de são paulo logo deve apresentar na câmara municipal o projeto de licitação do sistema de compartilhamento de bicicletas públicas. do jeito que está agora, herdado da gestão kassab, a situação é de precariedade jurídica.  licitado, haverá regras claras para publicidade nos postos de compartilhamento e nas bicicletas.  por mim haveria publicidade apenas nos postos de compartilhamento. e espero que quem determine onde estarão os pontos de compartilhamento seja o poder público. atualmente, nenhum dos dois sistemas, seja do itaú ou do bradesco, tem postos de compartilhamento nas periferias.

espero sinceramente que os vereadores não alterem nada ou quase nada no projeto e passe rápido nas comissões. são 12! e claro, sempre tem o vereador pilantra querendo aparecer e apresentando substitutivo. a se ver.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s