ciclovia, ciclofaixa, calçada compartilhada

ciclovia, ciclofaixa e calçada compartilhada parecem mas não são a mesma coisa. inclusive algumas são de uso facultativo, outras de uso obrigatório por parte do ciclista.

ciclovia do rio pinheiros, obra do governo alckmin (PSDB), realizada após intensa pressão de cicloativistas.

vamos primeiro entender o que são cada uma delas, de acordo com o código brasileiro de trânsito:

CICLOVIA – pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum. (anexo I, dos conceitos e definições, do CTB)

CICLOFAIXA – parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. (anexo I, dos conceitos e definições, do CTB)

CALÇADA COMPARTILHADA – calçada, passeio, onde, de acordo como artigo 59 do CTB, foi autorizado o trânsito de bicicletas.

pois bem. notou que ciclovia e ciclofaixa são de circulação específica de bicicletas? já a calçada compartilhada não.

o artigo 58 do CTB diz:

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

        Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

 ora, se você entendeu bem o trecho grifado, a circulação de bicicletas na via comum apenas quando não houver ciclovia e ciclofaixa.

quando há apenas a calçada compartilhada, o ciclista pode usar ou não a mesma. mas onde há ciclovia ou ciclofaixa, a circulação da bicicleta deve ocorrer por ali.

e se você entendeu bem as definições, percebeu que ciclofaixa é apenas uma faixa pintada no chão. se há alguma forma de separação física, da mais dura (como um muro de concreto) à mais tímida, como tachões, temos uma ciclovia.

e por quê é importante sabe risso? porque circulando no local errado você pode arcar com responsabilidade no caso de sinistro.

assim, havendo ciclovia ou ciclofaixa, vá por ali. havendo apenas uma calçada compartilhada, você use-a apenas se quiser.

e como saber qual é qual?

pela sinalização. de acordo com a resolução 160/2004, do CONTRAN, o uso da cor vermelha é privativo da sinalização de ciclovias e ciclofaixas. assim como as outras cores, amarelo, branco, azul e preto, cada uma tem suas funções. vermelho para as bicicletas, para alertar motoristas e ciclistas da exclusividade de uso daquela via para as magrelas.

(ah, sim. se você é dos abobados que acha que as ciclovias de são paulo são vermelhas por causa do “PT cubano”, favor conferir a resolução nesse link aqui. não, elas não poderiam ter outra cor. acostume-se com a cor vermelha delas, em qualquer cidade do brasil)

 

8 Respostas para “ciclovia, ciclofaixa, calçada compartilhada

  1. tenho uma ligeira duvida, aqui em niteroi existe um trecho de calçada compartilhada delimitado em vermelho. pode isso arnaldo? alem disso no texto grifado diz: “ou quando não for possível a utilização destes, ” sendo assim o seu texto logo adiante não ficou tão claro:

    “assim, havendo ciclovia ou ciclofaixa, vá por ali. havendo apenas uma calçada compartilhada, você use-a apenas se quiser.”

    Não seria o caso de modificar e acrescentar:

    assim, havendo ciclovia ou ciclofaixa, sem impedimento para seu uso, vá por ali. havendo apenas uma calçada compartilhada, você use-a apenas se quiser.

    ou alguma outra forma.

  2. na Av. Sumaré temos uma calçada compartilhada, mas que recentemente foi pintada de vermelho

  3. A ciclovia do rio pinheiros, pelo fato de circular carros ao lado dos ciclistas, deveria ser chamada de ciclofaixa, pelo simples motivo de nao haver separação fisica.

  4. Benedito Honorio Ribeiro filho

    A prefeitura pode , em uma Av. demarcar uma faixa de ciclovia entre a via de rolagem com o acostamento?.
    É o que ocorre aqui em Registro.
    Hoje em 450 metros, os ciclista são obriagados a circularem entre os carros, sem contar se cruzarem dois caminhões em sentido contrários, ele invadiram a ciclovia

  5. Republicou isso em Shauan de Bicicletae comentado:
    Importante saber, ainda mais entre nós ciclistas…. As vezes não sabemos… ou achamos que sabemos…

  6. Luiz Antonio A Campos Lima

    Pode a ciclovia cortar a via de rolamento?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s