calçada compartilhada: não use!

via compartilhada é aquela calçada que a autoridade pública autorizou para uso de bicicletas, junto com o trafegar dos pedestres. está regulamentada pelo artigo 59 do CTB.

via compartilhada numa descida de curitiba. carros entram e saem. degraus nas intersecções. é uma descida. os ciclistas acabam por descer pela rua ao lado.

o artigo 58 do mesmo CTB não obriga seu uso. o uso de estrutura é obrigatório quando há ciclovia, ciclofaixa ou acostamento. senão, pelos bordos da pista, qualquer dos dois, desde que nas mãos de direção. é o que diz o artigo 58 do CTB.

e por que digo que o uso da via compartilhada deve ser evitado sempre que possível? pois é um perigo usá-las.

falo por experiência. tendo pedalado bastante por curitiba – pr, onde esse tipo de via constitui a maioria da estrutura cicloviária, e posso listar os problemas que esse tipo de via proporciona:

1. conflito entre pedestres e ciclistas, que circulam em velocidades diferentes. qualquer bicicleta chega fácil a 20 lm/h no plano. eu costumo, no plano, com minhas bikes de cidade, andar a cerca de 30 km/h. em descidas obviamente a velocidade aumenta e, dependendo de onde for, aumenta em muito. em santa felicidade, bairro de curitiba, presenciei o choque de um ciclista de terceira idade com uma pedestre de terceira idade. era uma descidinha, o ciclista até gritou e a senhora, de costas, desviou para o lado errado. e ele nem estava indo tão rápido. mas é a aceleração normal da bicicleta nos declives. é um perigo, e ninguém vai descer a 10 km/h. é insano e prova de desconhecimento do comportamento humano em cima duma bicicleta imaginar que as pessoas vão deixar de aproveitar o embalo das descidas. de crianças a idosos, todos fazem isso.

2. as vias compartilhadas atravessam as transversais recuadas. ou seja, o carro que vai virar à esquerda ou direita e cruzar a faixa, primeiro vira, depois vê quem está vindo de um lado ou outro. ou seja, o risco de atropelamento nesses pontos é alto.

3. as vias compartilhadas estão no nível da calçada, não no nível da rua. rampinhas ou degraus são inevitáveis nos cruzamentos. pense naquele seu aro dotado de um pneu de 23mm…. desalinhará rapidamente.

4. as vias compartilhadas nunca têm um piso tão liso quanto a rua ao lado. mesmo quando asfaltadas. a máquina que alis ao asfalto ali não é a mesma máquina grande que alisa a pista asfaltada ao lado.

5. carros entram e saem dos lotes lindeiros o tempo todo. e o risco de atropelamento pra  quem está mais rápido nessas vias é alto por conta disso.

6. o uso constante dessas vias faz com que muitos ciclistas achem  normal andar pelas calçadas, mesmo quando não há a sinalização. isso não apenas oferece risco para os pedestres, como é ilegal.

então, se você á chegou à idade adulta e não tem aquela insegurança normal e comum entre novatos, e claro, em razão da sua experiência já tem forma física para andar mais rápido, deixe essas vias compartilhada para as crianças, novatos, pedestres e etc. é mais seguro para você e para os outros. e pedestres já têm tão pouco espaço para circular….

 

4 Respostas para “calçada compartilhada: não use!

  1. Aqui em Porto Alegre eu ando devagar na calçada… Na rua, os carros quase te matam. De fato, volta e meia atropelam algum ciclista. É completamente inexigível compartilhar a via com carros aqui, é querer morrer. Na calçada, se ocorrer algum acidente (bicicleta X pedestre), o resultado será MUITO menos grave que um acidente na via (bicicleta X carro). E não digo isso pq eu sou ciclista, pq sou muito mais pedestre, ando muito a pé, mas na rua, aqui, não tem condição.

  2. interessante citar o artigo 58! muito boa colocação. Sempre achei que em via “compartilhada” o ciclista não seria obrigado a circular, e sim seria opcional. Importante levar essa idéia adiante!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s