mão na roda!

você dirige seu carro cujo motor tem 16 válvulas sem saber o que é uma válvula. só sabe abrir a porta, sentar no banco, regular o espelhinho, acelerar, mexer a direção dum lado para o outro… mas não conhece seu veículo. e nem consegue imaginar como um fusca consegue dar pau numa ferrari.

menino aprendendo a alinhar rodas na mão na roda - zn. foto: ciclo zn.

menino aprendendo a alinhar rodas na mão na roda – zn. foto: ciclo zn.

sua bicicleta é diferente: você precisou levantar o selim, para poder pedalar melhor. furou o pneu no meio da rua, você fez o conserto. seu amigo recomendou troca de pneus e repentinamente você está andando com uma rapidez maior. e você quer entender como alterar as marchas. e como mora numa casa pequena e não tem todas as ferramentas, você vai a uma oficina comunitária onde tem mais um monte de curiosos mexendo nas bicicletas.

a bicicleta é um veículo que você pode usar sem estar alienado do funcionamento dele. sua mecânica é simples, embora extremamente sofisticada. afinal, nenhum desenho é mais sofisticado do que desenhar uma linha reta à mão livre. a delicadeza e a força dos materiais se manifestam na bicicleta: um quarto de volt ano niple que prende o raio ao aro e então voilà! sua roda está alinhada e não pega na sapata do freio ao girar livremente…. apenas inclinar para baixo as manetes de freio e trocadores de marcha no guidão e voilà! ficou extremamente mais fácil e confortável usar esses controles…

mas a gente aprende tudo isso conversando com outras pessoas. mexendo ali mesmo na sua bicicleta. isso existe em diversos locais do mundo. por exemplo, em montréal. na frança. e claro, no brasil também. em curitiba, aqui.

em são paulo já com dois endereços e caminhando para um terceiro local.

o primeiro local funciona no espaço contraponto 55, que nos cede gratuitamente o uso de um espaço na parte de baixo do prédio.  ali funciona às quintas das 18 às 22 hs.

na zona norte de são paulo, a prefeitura de são paulo cedeu um espaço dentro do centro cultural da juventude. ali funciona às quartas à noite, das 18 às 22 hs, e aos sábados, das 10 às 14 hs.

apareça!

apareça!

e agora rumaremos a um novo local, igualmente cedido pela prefeitura, no centro cultural são paulo, onde funcionará aos domingos, das 14 às 18 hs e às terças, das 18 às 22 hs.

mas precisamos da sua ajuda.

o projeto se sustenta na base de doações. não doações mensais. mas periódicas. não temos nem queremos patrocínios. a prefeitura não nos patrocina, nem o contraponto. apenas cedem o espaço, e agradecemos muito por isso. muito mesmo, pois espaço é uma coisa rara em são paulo.

mas precisamos de ferramentas, cabos e etc. as oficinas da zona norte e da vila madalena já montamos faz tempo. apenas repomos os insumos: cabos, sapatas de freio, remendos pra câmaras.

a do centro cultural está em formação. já conseguimos quase tudo, falta pouco. você pode contribuir aqui. abra o link, entenda como funciona.

veja, você não estará patrocinando nada. mas estará contribuindo muito.

se você é da indústria e comércio da bicicleta, saiba que essas oficinas educam o ciclista, que passa a consumir produtos melhores. pois só apenas mexendo na bicicleta o ciclista entenderá que aquela sapata de freio que custa 5 reais a mais é muito melhor que aquela baratinha. ou que aqueles freios de plástico não são eficientes, por exemplo.

se você é apenas um ciclista curioso, aproveite pra contribuir com que vai lhe ajudar muito  no futuro.

afinal, desenvolver a cultura da bicicleta vai além de simplesmente subir em cima da bicicleta e pedalar. entender como funciona o veículo que usa, saber repará-lo, implica em também saber como usá-lo melhor. não tenha medo, meta a mão na roda você também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s