farol vermelho

semáforo para ciclsitas, americano. clique na imagem e leia a notícia.

semáforo para ciclistas, americano. clique na imagem e leia a notícia.

cena: motorista pára no farol vermelho. então vê que na outra via não trafega ninguém. tem um guarda na esquina. ele atravessa, fura o farol vermelho. e o guarda não o multa, apenas sorri. ilegal? não, estamos no canadá. no canadá não se multa? não. mas quem atravessa está incorrendo em culpa no caso de acidente.

alguém não respeitou o farol vermelho...

alguém não respeitou o farol vermelho e estava em alta velocidade…

farol vermelho é uma das sinalizações de trânsito universais. em qualquer lugar do mundo há um cruzamento onde há um semáforo com uma luz vermelha mandando parar e uma verde sinalizando a preferência na travessia. às vezes há a luz amarela. em outros locais não. em alguns, mais modernos, há um temporizador.

e em diversos locais do mundo, vemos o desrespeito a essa sinalização. em alguns locais mais, em outros menos. em alguns locais com um forte  rigor na fiscalização, em outros menos.  mas parece haver uma constante: o cumprimento da legislação é mais efetivo nos locais onde a população se reconhece mais no estado e entende a lógica da legislação.

em alguns locais há um cumprimento cego da legislação. um exemplo foi observado por um parente meu na alemanha, da janela de um apartamento, de onde viu, enquanto nevava (era inverno) uma pessoa parada, no meio da noite, na calçada, diante da faixa de pedestres.  imaginativo, meu parente até lembrou-se das cenas de psicopatas parados ao relento no meio de noites escuras… ficou observando… não passava um carro…. e a pessoa parada.  e então o semáforo ficou verde para o pedestre, que atravessou a rua sem nem olhar para os lados … firmemente confiante na força do semáforo em parar os eventuais carros que poderiam lhe atropelar. (no outro dia descobriu a câmera da polícia que vigiava tudo, e que se podia multar pedestres).

já na china… melhor dar uma olhada no vídeo abaixo:

mas as coisas parecem ficar piores quando não há um semáforo. observe esse cruzamento na ídia:

no mínimo é ensurdecedor estar num cruzamento assim….

pois bem, agora veja um vídeo da civilizada cidade de amsterdam. observe pessoas e veículos marcados em amarelo:

yep! sim, mesmo lá vemos esses comportamentos ilícitos. aliás, notou o comportamento do pombo?

vejamos como é em nova york, que está passando por um processo de expansão das “bike lanes”, construindo ciclovias e ciclofaixas por todos os lados. veja como se comportam ciclistas, pedestres, motociclistas, motoristas de carros e de caminhões.  a trilha sonora é bem divertida! (eu adoro art of noise!)

é… humanos fazem leis mas nem sempre as cumprem. e o seu cumprimento  ou não se dá sempre em razão de alguma forma de conveniência, seja a conveniência mesquinha, seja o respeito à cidade onde viveu, no caso de sócrates, que não foge à sentença de morte, mas muito antes pelo contrário, defende as leis de atenas.

humanos, no final das contas, são apenas… humanos. e, no trânsito, sempre aprontam. cabe ao poder público minimizar os danos.

em todos os vídeos acima, nota-se que com tantos absurdos, não acontece nada de grave. pois estão todos em baixa velocidade (inclusive o pombo holandês). hoje, entre os gestores de trânsito ao redor do mundo, o consenso é que é mais eficiente reduzir a velocidade das pessoas. essa é a política mais eficiente.

pois pessoas continuarão fazendo suas barbeiragens no trânsito. mas em baixa velocidade elas cometem menos absurdos. e em alguns casos, é necessário retirar o poder sobre os motores. pois, motorizado, o infrator comete mais danos.

é… algumas pessoas dirigem seus possantes com a habilidade de um macaco usando uma arma… afinal, quanto maior a velocidade, maior a imbecilidade.

Uma resposta para “farol vermelho

  1. Parabéns, pelo post! Muito bom conhecer a realidade de outras civilizaçoes.. hahahah

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s