tipos básicos de ciclistas

a classificação dos corpos humanos pode ser orientada por três tipos básicos. ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

michael rasmussen, um ectomorfo. pernas musculosas, mas finas...

michael rasmussen, um ectomorfo. pernas musculosas, mas finas…

claro, somos únicos dentro de nossas características, de nossas idiossincrasias, e raramente somos de um tipo puro. mas pode-se perceber uma certa predominância de um tipo. ou corpos mais ou menos intermediários.

essa diferença relaciona-se à predominância dos tipos de fibras musculares, os miócitos, que são preenchidos por miofibrilhas. fibras musculares são de dois tipos básicos: tipo I, de contração lenta, mas com boa capacidade oxidativa, consumindo bastante oxigênio (por isso chamadas de fibras aeróbicas) , sendo muito resistentes à fadiga, são avermelhadas; e tipo II, de contração rápida (3 a 5 vezes mais rápidas que as fibras de tipo I), com capacidade glicolítica, portanto consumindo predominantemente glicose e fosfocreatina (são as fibras anaeróbias), mas fadigam-se rapidamente. são esbranquiçadas.

todo mundo tem os dois tipos de fibras musculares no corpo. o que varia é a predominância de um tipo ou outro.

e claro, a predominância de um tipo ou outro também condiciona o metabolismo, portanto é um dos componentes que determinam a fome…

quando observamos os corpos das pessoas (obviamente as que se mexem, não as deformadas pelo sedentarismo) podemos rapidamente perceber se um ou outro tipo é predominante, ou se há um equilíbrio.

pessoas com equilíbrio entre os dois tipos de fibras possuem corpos equilibrados. musculosos mas nada exagerado. são o tipo médio, mesomorfo, se dão bem em vários esportes.

fabian cancelarra. excelente contra-relogista e vencedor de várias clássicas. não à toa nessa foto com a camsia de campeãomundial de contra-relógio. corpo equilibrado.

fabian cancelarra. excelente contra-relogista e vencedor de várias clássicas. não à toa nessa foto com a camisa de campeão mundial de contra-relógio. corpo equilibrado.

pessoas com o tipo I de fibra muscular predominante, vermelho, aeróbico, são naturalmente magras. não possuem grandes grupos musculares. costumam se dar bem em atividades físicas de resistência. pense nos corredores de maratonas e seus corpos delgados e leves. são os ectomorfos.

pessoas com o tipo II de fibra muscular predominante, branco, anaeróbico, são naturalmente corpulentas. grandes massas musculares. sempre com facilidade de criar músculos, e com grande explosão. mas com fatigamento rápido. são os endomorfos.

ectomorfos normalmente são grandes ciclistas de montanha. e não raro, grandes ciclistas de grandes voltas. magros, sobem bem os morros, e estão sempre num ritmo bom morro acima. assim, nas grandes voltas, vão abrindo tempo em relação aos demais, etapa por etapa.

mesomorfos e seus corpos equilibrados normalmente possuem capacidade de manter altas velocidades no plano durante muito tempo. são grandes ciclistas de clássicas (provas de 1 dia) e normalmente grandes contra-relogistas. nas grandes voltas que tenham etapas longas de contra-relógio também se dão muito bem, abrindo muito tempo em relação aos seus oponentes nessas etapas.

endomorfos são bons em explosão, graças à predominância das fibras brancas. nos velódromos são quase a totalidade dos competidores.  nas provas de estrada são os sprinters, carregados no vácuo por suas equipes, lançados por suas escaleras, e então chegando  a 70 por hora…

chris hoy, multi-medalhista em pistas. músculos poderosos, não apenas nas coxas. note o pescoço largo....

chris hoy, multi-medalhista em pistas. músculos poderosos, não apenas nas coxas. note o pescoço largo….

mas note uma coisa. essa classificação refere-se basicamente às características musculares. não a alguém ser magro ou gordo. um fumante de crack é magro, não importa seu tipo físico. uma pessoa com alta taxa de gordura no corpo é gorda, não importa seu tipo físico.

por isso, índices como o IMC, índice de massa corpórea, não são bons indicadores. um endomorfo pode estar com 5% de gordura no corpo e ter um IMC alto. um ectomorfo pode estar barrigudo e com as veias entupidas de colesterol e ter um IMC dito normal…

o que torna você uma pessoa saudável ou não é a presença de atividade física e boa alimentação ou não. se a sedentariedade é sua característica principal, seu metabolismo basal, metabolismo de base, ou seja, seu consumo na manutenção das atividades diárias mínimas, será bem baixo, e mesmo uma dieta de 1200 calorias diárias pode ser excessiva e causar a engorda.

por outro lado, pessoas com atividade física frequente, não importa seu tipo físico (ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo), terão metabolismo basal alto, até para manter sua musculatura em repouso (músculos gastam muita energia para se manter e não apenas quando são em atividades físicas), e podem eventualmente até ter uma dieta bem calórica que não ultrapasse suas necessidades diárias, portanto não permitindo engorda.

seu corpo é o resultado da constante interação entre sua carga genética e as influências do ambiente, muitas delas duradouras. há quem confunda músculos atrofiados com músculos delgados, ou ossatura grande com sobrepeso. nossos hábitos alimentares, já condicionados durante a gravidez, possuem forte impacto na forma como nossa herança genética se manifesta.

assim, se quer permitir que sua constituição genética manifeste todas suas possibilidades (fazendo você pedalar serra acima como se estivesse num parque, no caso dos ectomorfos, ou fazer 100 km pedalando em poucas horas, mesmo contra o vento, no caso dos mesomorfos, ou simplesmente atravessando os perigosos acessos das pontes das marginais de são paulo acelerando até 50 por hora em poucos metros, no caso dos endomorfos), coloque seus hábitos numa rota saudável.

pois não importa qual seu tipo físico, estando saudável, você será capaz de pedais fantásticos nesse mundão imenso, pois nada é mais gostoso do que pedalar desde antes do sol nascer até o por do sol e noite adentro, explorando esses rincões escondidos nesse país lindo que é o brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s