Dorel Industries assume controle da Caloi

não é dessa vez que você terá uma “caloidale”.

lance armstrong numa caloi que, na verdade, era uma litespeed adesivada. ambos, ciclista e bicicleta, desonestos.

lance armstrong numa caloi que, na verdade, era uma litespeed adesivada. ambos, ciclista e bicicleta, desonestos.

caloi é uma empresa fundada em 1898, e já há muito não pertence mais à família caloi. maior fabricante nacional, já foi o terceiro maior fabricante de quadros do mundo, mas desde os anos 90 passou a produzir menos quadros e outras partes e a importá-los. nos últimos 5 ou 6 anos notabilizou-se por bicicletas que quebravam, sendo que se acham facilmente fotos na internet de quadros, garfos e mesas rachados…

foi anunciado no dia de hoje que seu controel acionário passará à empresa Dorel Industries. já ouviu falar? essa empresa detém as marcas cannondale, schwinn, GT, mongoose…  mas quem conhece essas marcas sabe que são produtos muito diferenciados. agora caloi é adicionada ao portfolio da Dorel Industries, e ao que tudo indica, sua planta industrial em manaus passará a fazer parte da estratégia global de produção da Dorel, que passa agora a possuir a maior fábrica de bicicletas fora da ásia – sim, a unidade da caloi em manaus tem esse título.

na prática, pouca coisa muda do ponto de vista das bicicletas caloi. o que acontecerá é que boa parte das mongoose, GT, cannondale e schwinn que chegarão ao brasil serão na verdade feitas aqui. mas isso não implica que caloi terá qualidade de cannondale. implica em talvez, ressalto, talvez, bicicletas cannondale apareçam mais baratas no mercado nacional. ressalto, talvez.

que não fiquem brasileiros muito entusiasmados, eduardo musa, presidente da caloi até agora, permanece no comando da ora unidade brasileira da Dorel Industries.  o que de fato mudará é para o consumidor norte-americano e europeu, que agora terá bicicletas dessas marcas, cannondale, GT, mongoose e schwinn, não mais feitas inteiramente na ásia, mas produzidas no brasil. a fábrica em manaus tem localização global estratégica: muito mais próxima dos e.u.a. e da europa, portanto barateando e encurtando os custos de transporte desses produtos.

esse detalhe permite que se possa, do ponto de vista da otimização da produção, modular melhor o atendimento de demandas específicas: um pedido feito a uma fábrica no sudeste asiático pode demorar até 3 ou 4 meses para ser atendido. sendo produzido em manuas, pode chegar em 2 semanas nos e.u.a.

quanto ao cosumidor brasileiro… talvez cannondales levemente mais baratas, idem para GTs, Schwinns, mongooses… e caloi será sempre caloi, nunca caloidale.

Anúncios

11 Respostas para “Dorel Industries assume controle da Caloi

  1. Bom, mesmo essas bicicletas sendo fabricadas no Brasil, não indicará que o preço das mesmas diminuirá. Eu acho que continuará na mesma e o lucro Brasil correrá solto.

  2. eu me preocupo mais com a qualidade… espero que se mantido o uso do nome caloi ela melhore….

  3. Esperamos que os produtos continuem bons. É muita história boa nessa marca.

    • a marca tem história. mas desde 2005 tem se notabilizado pela quebra de componentes importantes da bicicleta, que causam acidentes sérios. quadros rachados, mesas, garfos. isso tem regitro por fotos aos montes na internet.

  4. Todo mundo critica mas ninguém elogia!
    A Caloi lançou uma mountain bike 29er (Elite 30) com quadro de carbono, suspenção Rock Shox Sid, grupo Sram X0 e componentes Crank Brothers por R$ 8000,00!
    Uma equivalente da SPZ, Trek ou C´dale custaria R$ 20.000,00.
    Aí o pessoal que só anda de bicicleta velha e de ferro fica dando palpite em bike boa… Vai entender

    • talvez as pessoas critiquem pq sabem de bicicleta o suficiente pra entender que não há como fazer uma bicicleta de ferro… e que não dá pra comparar um quadro caloi com um c´dale, pelo menos por enquanto…

  5. Fiz esse video explicando o tamanho dessa maracutaia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s