salvando um quadro 650c

650c é uma medida de roda que está caindo em desuso. foi popular entre triatletas nos anos 90. a medida de sede do aro (onde encaixa o pneu) é de 571mm  (para comparação, aros 700c/29″ tem medida 622mm).

garfo para rodas 650c mas com roda 26"    e pneus de 1 pol. o mfreio com braço mais longo foi necessário.

garfo para rodas 650c mas com roda 26″ e pneus de 1 pol. o mfreio com braço mais longo foi necessário.

essa medida também usada em bicicletas de estrada para pessoas não muito altas. na prática, para permitir um fit mais adequado  à competição, nenhuma bicicleta de estrada menor que 52 cms de quadro deveria usar rodas 700c.

pois um quadro 50cm ou 48cm, ou 46cm, sempre terá frente bem alta e será mais comprido do que deveria, para caberá roda dianteira na medida 700c.

assim, encontramos – raras, mas boas – bicicletas menores com aros 650c.

mas o calvário começa na hora de achar pneus, aros… câmaras, nós conseguimos usar as de aro 26″  para pneus de 1 pol. mas pneus, ou não se acha na bicicletaria, ou, quando se acha em raras bicicletarias, se acha um modelo só. idem para os aros. ou então a opção é importar.

e,a longo prazo, que certeza temos do fornecimento dessas peças?

existe uma outra solução. usar rodas 26 pol. sim, elas são 12mm menores que as rodas 650c. isso no diâmetro total. na distância entre o eixo do cubo e o aro, a diferença é de 6mm.

dependendo do quadro que temos em mãos, não é sequer preciso trocar os freios ferradura, bastando reposicionar as sapatas mais abaixo. em outros quadros e ou/garfos, é preciso freios de braços ligeiramente mais longos. existem muitos modelos, é só uma questão de procurar.

aqui, do outro lado, mostrando cooas sapatas alcançam bem o aro.

aqui, do outro lado, mostrando cooas sapatas alcançam bem o aro.

quanto a aros, o melhor é usar os aros de mtb mais estreitos, normalmente com 17mm. eles são adequados para pneus de 25mm, ou 1 pol, normalmente com pressão de 100 libras.

a roda traseira deve ser montada com cubo de estrada, com 130mm, espaçamento da maioria dos quadros que usam rodas 650c. na frente, cubos de estrada e de mtb usam a mesma medida: 100mm.

as marchas ficarão ligeiramente mais curtas, mas nada que não se solucione simplesmente colocando numa marcha mais pesada.

e assim, um quadro que pode estar largado por aí, ou um excelente quadro que está à venda por um preço muito barato, pode ser devidamente recuperado e bem usado, muito bem usado, com fácil reposição de pneus, aros, câmaras, raios… e no mais das vezes por preços mais baratos!

atrás, o mesmo: freios de braços mais longos alcançam o aro 26"

atrás, o mesmo: freios de braços mais longos alcançam o aro 26″

em tempo. por ter uma traseira bem curtinha, 37 cms, a bicicleta ficou ágil, rápida nas subidas e nas arrancadas.

 

 

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11 Respostas para “salvando um quadro 650c

  1. Nairo Quintana, segundo colocado do Tour de France, melhor sub 25 anos e melhor escalador, conseguiu tudo isso com uma Bike tamanho 44 e rodas 700c, logo essa afirmação de que quadros menores do que 50 não deveriam usar rodas 700c não me parece muito certa…

    • nas escaladas, a posição aerodinâmica não é tão importante. mas num contra relógio, sim. tente montar uma bicicleta de contra relógio com guidão abaixo do selim uns 10 cms numa bike tamanho 50 ou 48, sem usar mesa negativa. impossível. a inovação das 650c veio justamente do triathlon, onde a posição mais aerodinâmica, num imenso contra-relógio que são os 180 kms pedalados num ironman, faz uma diferença brutal. assim como as bikes de contra relógio dos finais dos anos 80 e início dos anos 90, quando era permitido o tamanho de rodas diferente entre traseira e dianteira, usavam 650c, 26 e até mesmo aro 24 na frente, de modo a permitir uma posição aerodinâmica. 700c, virou padrão único depois que as possibilidades quase infinitas de modelagem na traseira que a fibra de carbono trouxe, e a necessidade de padroniar equipamento por parte das equipes. afinal, que equipe levaria 6 jogos de rodas adicionais 650c, para um único ciclista da equipe, num tour de france, se fosse o caso de o nairo quintana usar uma bike com essa medida de roda? não, se sacrifica o fit de um dos atletas da equipe em nome da praticidade para o resto da equipe. aliás, 700c virou padrão pq er aimpossível fazer um fit adequado a bikes tamanho 54 ou 54 com aro 27 na frente. lembrando que 700c e 27 não são a mesma coisa, havendo diferença de diâmetro. e mais, pense em quantos que usam bicicletas tamanho 48, 44, 46, 42… que não são nairo quintana. devem ser penalizados pelo fato do nairo quintana ter conseguido tudo isso APESAR do fit inadequado?

  2. fiquei curioso para ver o quadro inteiro, há a possibilidade de colocar uma foto da bicicleta montada?

    Saudações

  3. Quem disse que o fit do Quintana estava errado? Uma pessoa com fit errado não conseguiria pedalar em altíssimo nível por três semanas. A bike foi feita de acordo com o fit dele!
    Por exemplo a bike do camisa verde Peter Sagan é uma C´dale 54 com top tube próximo de uma 56, fit diferente do padrão C´dane.
    As bikes deles são feitas sob medida!
    Vale lembrar que o Nairo Quintana além de melhor escalador e melhor sub 25 anos foi segundo colocado no geral, ou seja encarou subidas, etapas planas, contra-relógio indivudual e por equipe (esses últimos com bikes de contra relógio) sempre usando rodas 700c.
    Acredito que se uma equipe tem um atleta em reais condições de vencer a maior prova de ciclismo do mundo, não se importaria em substituir meia dúzia de rodas 700c por 650c.
    Portanto essa afirmação de que quadros menores do que 52 não deveriam usar rodas 700c está equivocada.

  4. Tenho um quadro 48 dos anos 80 que comprei com rodas 24. As rodas são nitidamente pequenas para o quadro. Fica feio e tem freios de braços muuuuito longos.
    Estou a planear trocar os aros e colocar uns 26. Assim aproveitada os cubos.
    A minha dúvida é se fica bem enraiada com os raio da roda 24 na roda 26.
    Será que é preciso raios de outra medida?
    Agradecida

  5. Tenho um quadro cannondale multisport 1000, ano 1998 e não consigo achar pneu para 650c. Pretendo montar a bike a partir de uma caloi 10 nova q tenho em ksa. será q caberá o aro 26 de mtb com pneu 1,00mm?
    http://www.bikepedia.com/quickbike/BikeSpecs.aspx?year=1998&brand=Cannondale&model=Multisport+1000#.UhOC_pLVB8F

    • caberá sim. pneu de 1 pol é de 25mm de largura, pneu de largura comum entre bicicletas de corrida. como o 26 de mtb é menor que o 650c, normalmente sobra até mais espaço, e em alguns quadros caberão pneus de 1,25 pol, em outros não. mas de 1 pol caberá sim. talvez – aí o detalhe, talvez – seja necessário trocar os freios ferradura por alguns de braço ligeiramente mais longo. em alguns caso, isso não é preciso, sendo que o freio original alcançaria os aros 26. no caso do quadro que salvei, a troca foi necessária. use aros 26 estreitos. no meu caso, usei vzan action, que tem cerca de 17mm de largura. tenho usado pneus maxxis, de cerca de 100 libras de pressão. a bicicleta tem andado muito bem!

  6. Matéria muito interessante! sempre fui interessado por bikes de triathlon, desde quando era adolescente na época da Fernanda keller, Leandro macedo entre outros grandes atletas. E agora em 2013 depois de várias bikes de estrada ditas “normais” ou aro 700c, comprei um quadro scott waimea de alumínio em excelente estado de conservação e preço super atraente, só R$ 100,00….acho que o antigo dono queria se livrar mesmo. Mas as razões para não compra-lo seriam levadas em consideração se caso outros factos inesperados não tivessem ocorrido, quais eles foram o aparecimento de um garfo profile todo em carbono praticamente novo na medida standard e um par de aros mavic xp12 novos, e isso quase simultaneamente, era pegar ou talvez nunca mais tivesse essa chance.
    Hoje to feliz com a bike de alta qualidade e baixo investimento, só preocupo-me quando precisar de pneus novos ou câmaras, pois são mais difíceis de se encontrar mas não impossíveis e agora com esta confirmação publicada de que aros 26(559) dependendo da largura podem ser adaptados nas antigas bikes 650c fiquei muito animado, pois estou me dando muito bem com rodas pequenas, não que eu seja tão baixo, tenho 1,70m mas pela dirigibilidade e domínio da bike sem falar que nas subidas melhorei bastante.
    Abraços a quem publicou e esclareceu certas dúvidas.

  7. Olá,
    Qual a marca do pneu que vc usou? Testei um pneu kenda 26×1.25
    E 26×1.0 não conseguir .
    Se der para me ajudar agradeço

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