shopping tucuruvi: descaso com ciclistas, descumprimento da legislação

o shopping center tucuruvi, na zona norte de são paulo, foi inaugurado com muitos problemas.

primeiro teve sua inauguração atrasada, por algum erro na obra, uma fonte de água na base do morro onde ele está instalado não teve seu  curso de água devidamente trabalhado e dizem as más línguas que uma área do shopping desceu 30 cms. esses são os boatos que circulam por todo o entorno do shopping… talvez por isso haja reforços de concreto nas suas laterais. mas foi inaugurado. ou seja, ou a prefeitura liberou o habite-se, ou há algum recurso judicial.

segundo que inaugurou suas atividades incompleto. diz a lei municipal 14.266 que todo local com considerável afluxo de pessoas deve ter bicicletário. se você viu o vídeo acima até o final, viu que não apenas o shopping tucuruvi não tem bicicletário, mas faz de tudo para afastar o cliente-ciclista.

pois, exigir que a bicicleta vá de elevador, sendo acompanhado o ciclista por seguranças, levando 7 minutos apenas para abrir uma porta que ao final não foi aberta e fez-se outra rota, é uma forma óbvia de dizer: vocês não são bem vindos.

e se você viu bem, era uma das saídas de segurança que estava trancada. ou seja, em caso de incêndio ou desmoronamento… sim, você pode morrer.

é evidente que o shopping está discriminando clientes. está se recusando a acolher um tipo de cliente. ou seja, recusa possibilidade desse cliente efetuar compras no local. e, portanto, incorre em prática abusiva, tipificada no inciso IX do artigo 39 do código de defesa do consumidor.

claro, claro… o shopping irá mais pra frente dizer que não é bem assim, que inaugurou com obras incompletas e etc… só depois de alguma grita dos ciclistas ele talvez, repiso, talvez, passe a fazer diferente. mas com certeza, em vez de criar um óbvio bicicletário protegido no andar térreo, vai manter uma área para ciclistas lá em cima, para dificultar o acesso, mesmo pelas rampas, íngremes, como sempre.

é mais um exemplo de estabelecimento comercial despreparado, discriminatório, que quer apenas lucro fácil e trata mal seus clientes em potencial. péssimo exemplo, começando mal. muito mal. pena para seus comerciantes, que terão suas marcas boicotadas… os espertos sairão de lá. rapidinho.

Anúncios

Uma resposta para “shopping tucuruvi: descaso com ciclistas, descumprimento da legislação

  1. É Odir, passamos lá com a Dani e o Gabito, de metrô no Domingo (Voltando do Picnic de Outono – Pq da Luz).
    Tinha um fluxo enorme de pessoas, mas como o Shopping concebeu um fluxo único de zigue-zague até a praça de alimentação, gargalos aconteceram.
    Cada andar possui uma única escada rolante para o nível seguinte, e pelo visto uma única escada de concreto, a de emergências (alias superlotada – imagine numa emergência).

    Fico imaginando se um dos motivos do alvará não ter saído é o fato que, numa emergência, as pessoas não conseguiriam escoar de forma ágil e segura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s