cromo, cromo… cromo!

tá. o cromo-molibdênio virou hype em são paulo. mas como todo hype, o conhecimento da turma é superficial. e então temos um monte de espertinhos querendo ganhar $$$$ em cima da ignorância alheia, às vezes vendendo gato por lebre.

nirve brookhurst. o triângulo principal é em cromo-molibdênio, o resto é em aço 1020

nirve brookhurst. o triângulo principal é em cromo-molibdênio, o resto é em aço 1020

aço cromo-molibdênio é um aço muito bom para quadros de bicicletas: 3 vezes no mínimo mais resistente que o aço carbono, permite fazer tubos 3 vezes mais finos com a mesma resistência. ou seja, 3 vezes menos material  para a mesma resistência. é assim que se torna um material leve para fabricar quadros de bicicleta.

a liga de cromo, na classificação SAE, é liga 4130. outras ligas, melhores ainda, como a 18mcdv6, são usadas em quadros de altíssima qualidade.

mas, por outro lado, ligas menos fortes, as ligas de aço carbono comum, também são usadas. é

é comum que um quadro tenha partes de vários tipos de aço, pois eles são soldáveis entre si.

mas bons quadros costumam ser inteiros de aço 4130 ou misturando tubos desse aço com tubos qualidade ainda superior.

quadros mais simples e baratos são inteiramente de aço 1-20 – o aço carbono – ou possuem apenas alguns tubos de aço 4130 – o cromo molibdênio.

e aí está o pulo do gato de alguns espertinhos. vendem como quadros de cromo-molibdênio inteiriços alguns quadros que tem apenas alguns ou apenas um tubo deste material.

mas essa composição costuma estar impressa nos quadros. costuma haver adesivos que informam quantos ou qual o tubo de cromo-molibdênio.

e é sobre isso que quero falar:  precisa-se aprender a ler essa informação para saber o que se está comprando.

as referências costumam estar em inglês, como expressões como “cr-mo” (abreviatura de “ChRomo-MOlybdenum), “chromoly”, ou a indicação SAE: 4130.

mas ter essa informação no quadro não significa que ele inteiro é desse material.

normalmente embaixo dessa informação há outra, sobre a quantidade de tubos de cromo.

– “full cr-mo“, “full chromoly“, “full 4130” – consta essa informação quando o quadro é inteiro em cromo-molibdênio.

– “cr-mo main tubes“, “chromoly main tubes“, “4130 main tubes” – é a informação que aparece quando  são de cromo-molibdênio apenas os 3 tubos principais do quadro, que formam o triângulo principal.

– “cr-mo seat tube“, “chromoly seat tube“, “4130 seat tube” – informação comum em quadros mais baratos: apenas o tubo vertical do quadro é em cromo-molibdênio.

mas claro, não é o fim do mundo se o quadro não é inteiro em cromo-molibdênio. hoje existem quadros bons e leves em aço carbono, bem feitos. é possível achar um quadro de aço carbono feito hoje mais leve que alguns quadros todos em cromo-molibdênio dos anos 90. 

o importante é saber o que está comprando. para isso, informe-se, analise o material. e não se deixe enganar por espertinhos. saiba o que está comprando.

 

 

 

 

 

 

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24 Respostas para “cromo, cromo… cromo!

  1. Quando comprei a minha nirve, a vendedora falou que o quadro era de alumínio! Apesar de ter o dito adesivo 4130 main tubes. O despreparo dessa gente é coisa de outro mundo.

  2. A reynolds e a columbus explicam legal as suas ligas nos respectivos sites. Pra quem gosta, é legal dar uma olhada.

    http://www.columbustubi.com/eng/3_3.htm

    http://reynoldstechnology.biz/our_materials_953.php

  3. odir, “trek designed cro-moly monotube frame” – significaria que existe um tubo de cro-moly apenas, é isso? refiro-me a trek singletrack 810.

  4. Por falar, em cromo, sacanagem aquela notícia de 1º de abril, heim?
    Seria o sonho de qualquer um de nós poder comprar uma surly por um preço semelhante aos dos EUA aqui no Brasil.

    A propósito, o que te parece melhor custo benefício para brevets: surly cross-check ou um quadro sob medida feito pelo Klaus Poloni?
    Se não estou enganado, a segunda opção custaria de duas a três vezes o preço da surly nos EUA. Vale a pena?

    • seria meu sonho tb… hehehe, mas a preço igual dos e.u.a.? isso sim é absurdo. não tem como. graças à nossa tributação e, principalmente, a nossa não dependência da produção exterior, como nos e.u.a. e xingue não haver fábrica de tubos de cromo no brasil graças ao governo militar, que proibiu, achando que tubo de quadro de bicicleta (com 0,6mm de espessura) viraria tubo de arma (com normalmente 2 ou 3mm de espessura). e lembre que o preço que vc vê é sem os impostos estaduais americanos, que nós não pagamos, mas os americanos pagam quando compram esses quadros.

      um quadro sob medida é sempre um troço de outro mundo. vc pode acertar detalhes de geometria impensáveis… mas quanto custa trazer um quadro surly? pense em como vai trazer. daí a diferença nem é tão grande, concorda?

  5. Em termos técnicos, o que significa double butted chromo?

    • tubo de dupla espessura. paredes mais largas onde o stress é maior e mais finas onde o stress é menor. foram feitos já tubos de até 4 espessuras.

    • Pois é, nossa carga tributária é mesmo de matar.
      A única opção de ter um quadro surly por um preço legal seria comprar nos EUA em alguma viagem e trazer na bagagem. Como está dentro dos 500 dólares, não precisaria pagar imposto, mas esse é um plano sem previsão de se concretizar por enquanto.
      Desde que vi aquela foto da bike do Richard (aqui no blog), fiquei com vontade de mandar fazer um quadro para mim. Se eu conseguir juntar uma grana, vou pensar seriamente nisso.

  6. Ola Odir, voce tem informacao se o quadro e garfo DISC TRUCKER SURLY foi projetado para lidar com forças assimetricas de um freio a disco?

    • sinceramente, não sei. claro, por ser em cromo e feito pra ser um burro de carga, esse quadro não usa tubos lá muito finos e leves não. meu quadro LHT pra cantilever/v-brake pesa mais que muito quadro de aço carbono de supermercado. mas o cromo é muito forte. acredito que não vá haver muitos problemas não… mas não sei se temos freios a disco que aguentem o longo stress de uma descida de 20 ou 30 kms no asfalto. nas speeds eles ainda nãos e provaram 100% eficientes não, e olha que as decidas são sem a carga de alforjes. imagine com alforjes…

  7. Sabe dizer se a liga ‘Nitanium’ do quadro Specialized Rockhopper 98 feita pela Ritchey era superior ou inferior ao CR-mo 4130 feitas pelas demais mountains da época? No quadro nao se informa se os stays eram em outra liga mas o quadro é bem leve…

    • esse nome era usado pela ritchey, e ao que consta é uma liga de 50% titânio, 50% nióbio. é leve, mas não tem as caracteristicas do titânio usado em quadros de bicicleta. não sei se é soldável a peças de aço 4130. titânio, na liga usada em quadros, não o é. se puder postar uma foto do quadro, com detalhes das soldas, agradeço.

  8. Está na minha cidade natal desmontada. Quando for lá tiro as fotos , inclusive do selo da liga Ritchey Nitanium. Já adianto porém que sua aparencia é identica a um quadro de cromo. Aguardemos as fotos mesmo assim.

  9. Eu comprei uma scott que veio escrito no
    quadro “Scott Fat 4130 Tubing CR-MO”. Quais partes dela são de Cromoly?
    Inclusive tem uma igual a venda aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547541248-bicicleta-scott-timber-semi-nova-_JM

  10. Você acertou. A minha pesa 13,5kg
    Na verdade a minha scott tem a mesma inscrição no quadro que esta que está a venda no ML. Entretanto os tubos tem diâmetros diferentes.
    A que comprei é igual a esta.
    https://www.osta.ee/en/maastikuratas-scott-fat-4130-tubing-cr-mo-36093315.html
    Note que os tubos do triângulo tem o mesmo diâmetro, diferentemente da que está a venda. A minha veio com suspensão dianteira, a que está a venda é garfo rígido.
    Vou tentar verificar se o restante do quadro é de Cr-Mo, depois posto aqui.

  11. Estou pra comprar esse frameset da Nishiki, mas não acho esse modelo (galaxy explorer) de jeito nenhum na internet, será falsificado? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743334364-bicicleta-nishiki-cromoly-_JM
    pelo que pesquisei (e pelo q parece estar na etiqueta do quadro) só os tubos principais são em cromo, lembrando que quero comprar esse quadro pela qualidade/resistência do que pelo peso mas fico com a pulga atras da orelha por não achar o modelo na internet

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