lance armstrong: não é só doping!

e então lance armstrong teve seus 7 títulos de volta da frança caçados, e foi banido do esporte por doping, certo? sim, mas isso é só a ponta do iceberg.

george bush & lance armstrong, um afirmou haver armas de destruição em massa no iraque, outro afirmava que não se dopava...

george bush & lance armstrong, um afirmou haver armas de destruição em massa no iraque, outro afirmava que não se dopava…

a questão não é só doping. a questão não é só tomar substâncias proibidas. se fosse só isso…

temos que lembrar que, ao contrário de outros ciclistas pegos com doping, armstrong se esmerou em sempre atacar violentamente qualquer pessoa que o acusasse de doping. também se esmerou em esquemas extremamente bem articulados tanto para montar sua rede de tráfico dessas substâncias como também para usar do seu câncer como meio para obter patrocínios vultosos.

File photo of Seven-time Tour de France winner Lance Armstrong during stage five of the Amgen Tour of California

mas vamos começar por algumas das acusações.

na entrevista concedida a oprah winfrey confessou ter mentido diversas vezes em depoimentos sob juramento. pois bem, responderá por perjúrio. sete acusações de perjúrio. poderá ser preso por isso. mais infos, em inglês, nesse link aqui.

causou cerca de 10 milhões de dólares em prejuízo a greg lemond, por este tê-lo acusado de doping. para se entender, lemond fabricava bicicletas juntamente com a trek, de excelente qualidade.  por pressão de l. armstrong, a trek rompeu a parceria com lemond. mais dados nessa entrevista com a esposa de lemond, inclusive sobre outros danos causados a greg lemond.

nesta matéria de 04 (quatro!) páginas do new york times vemos a descrição de coo foi usada a imagem do câncer e do combate ao câncer, da caridade, para se ganhar dinheiro, conseguir patrocínios vultosos e etc… hoje se coloca em dúvida se o dinheiro arrecadado co as famosas pulseirinhas amarelas da nike serviram para realmente dar algum suporte a pacientes de câncer nos e.u.a…

diga-me com quem pedalas e direi quem és

diga-me com quem pedalas e direi quem és

ainda há a acusação de uso de dinheiro do governo dos e.u.a. (dinheiro vindo do patrocínio dos correios americanos, na época da equipe U.S. Postal) para atividades ilícitas, conspiração e eventualmente lavagem de dinheiro…

basta dizer que já perdeu grande parte dos patrocinadores. corre o risco de ter que pagar cerca de 100 milhões de dólares ao governo americano, segundo o wall street journal.

no mesmo wall street journal, um texto esclarecedor acerca do fato de agora lance armstrong resolver falar abertamente sobre doping – com algumas ressalvas, claro.

drogas, drogas, drogas...

drogas, drogas, drogas…

há outras acusações, há outros implicados, há outros caso de doping vindo à tona, como da rabobank, e seu médico que está sob suspeita.

nesse vídeo a primeira parte da entrevista onde lance armstrong confessa doping e outras fraudes na entrevista a oprah winfrey:

https://www.youtube.com/watch?v=MOdoYoMCKvo

nesse vídeo a segunda parte da entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=qmfPpsYuJkE

o ciclismo de estrada sai um pouco manchado dessa situação. se fala em tirar o ciclismo das olimpíadas. mas já houve outros caso de doping em décadas anteriores, como da equipe festina, o festina affair.

agora sinto pelos neófitos que nunca tinham ouvido falar em ciclismo de estrada até ouvir falar de lance armstrong, os que confundem o tour de france com o campeonato mundial (sim, tem gente que diz que ele venceu 7 campeonatos mundiais… hehehe). essas pessoas ficarão com a impressão de quepedalar estradeiras, de guidão curvo, é coisa para dopados, drogados e etc. e não é.

o ciclismo de estrada tem sido o laboratório do desenvolvimento de tecnologia de bicicletas há décadas. muito da tecnologia hoje incorporada a diversas bicicletas que usamos nas ruas vêm do ciclismo de estrada e nenhuma tecnologia que venha de fora do ciclismo de estrada é considerada 100% segura até funcionar naquelas bicicletas leves que podem passar de 100 kms por hora numa longa descida de serra numa competição nos alpes ou nos pirineus, ou circulam sobre paralelepípedos a mais de 40 por hora.

basta dizer que todos os materiais de quadro hoje utilizados primeiro foram testados no ciclismo de estrada, assim como trocadores integrados, câmbios com trocadores remotos, câmbios, marcas múltiplas…

a exigência a que estão sujeitas as bicicletas de estrada no nível profissional é imensa. e a tecnologia nessas bicicletas empregadas chegam às bicicletas de rua de preço mediano em poucos anos, ao contrário da tecnologia de carros. basta dizer da quantidade de pecinhas de fibra de carbono disponíveis para se equipar uma bicicleta qualquer, feita em fibra de carbono. a fibra de carbono é usada em carros de fórmula 1 há décadas, mas em qual carro de rua está presente?

mas guidões, mesas, canotes, suportes de caramanhola… tudo feito em fibra de carbono, se compra em boa parte das bicicletarias e no mercado livre…

é. mas não é de se achar que o ciclismo de estrada acabará. não acabará. haverá processos e penas a torto e direito, mas o esporte não acabará. é muito maior que lance armstrong. o tour de france tem mais de 100 anos, não é um escândalo de um grande mentiroso que acabará com essa prova. não mesmo.

mas está na hora de tirarem as pulseirinhas amarelas… hehe

Anúncios

8 Respostas para “lance armstrong: não é só doping!

  1. Fenomenal! Como sempre e de novo, q ótimo!

    Drogas, drogas.. e a Caloi alí perto..?! hehe

  2. Se fez o que fez para ganhar, não duvido nada que a $$$ da Livestrong tenha tomado o mesmo fim.
    Lance está bem desacreditado, como na fábula do mentiroso e o lobo.

  3. Em minha opinião toda a rede favorece ao consumo de substâncias ilícitas. Desde o patrocinador que exige um vencedor, passando pela mídia que só destaca que ganha, o governo que aparece quando tem campeões, o público que quer sempre ver algum super homem e o atleta que topa esse papel.
    Todos fazem parte dessa rede suja que culmina em ou se usa drogas ou não compete profissionalmente.
    Para mim o ciclismo profissional sempre foi marcado pelo uso de drogas e todo mundo sabe.
    Agora ta todo mundo tirando da reta mas isso tinha que respingar em todos.
    O que vc acha disso?

  4. Quem não tiver pecados, que atire a primeira pedra. Sim, o Lance Armstrong fez m*. Mas será que os esportistas de elite estão limpos? E a imprensa, será que está limpa, será que nunca usaram de meios ilegais para conseguir um furo? E quando a imprensa inventa um furo? Repetindo mentiras até virarem verdade? E as empresas, tanto esportivas quanto as demais, será que estão limpas? Nunca usaram trabalho escravo ou de menores de idade? Nunca inventaram mentiras para vender mais produtos? Alguém se lembra da Nestlé e do Leite Ninho, que foi apenas uma das mentiras inventadas pela indústria?

  5. voce acredita que nesse post aparece um anuncio que eu ganhei um audi 0km por ser a milionesima visitante do seu site? precisava pontuar a ironia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s