lance armstrong perde 7 títulos do tour de france.

já escrevi aqui sobre doping e lance armstrong. aí estão minhas opiniões: a máquina que é o ciclismo pro tour induz ao doping e sim, sempre vi lance armstrong como um exemplo do doping, da hipocrisia que o sistema leva a existir.

um ex-campeão, agora solitário.

lance armstrong sofreu um longo processo na USADA, a agência americana anti-doping. perdeu. desistiu de defender-se quando percebeu que não havia defesa.

mas sempre houve quem ganhou muito dinheiro em cima de lance arsmtrong. transformou-o num produto lucrativo, numa marca.

a empresa nike fez isso. cuidou da marca. pagou para encobrir testes positivos para doping, de lance armstrong.

afinal, era preciso cuidar da marca lance armstrong. e não pagou pouco. duvida? leia a confissão da empresa nesse link.

agora a casa caiu. claro, muito mais para armstrong. infelizmente nada acontecerá com quem de fato promoveu a fraude. quem de fato ganhou dinheiro.

com a decisão da UCI cassando os 7 títulos do tour de france de lance armstrong, de fato os maiores ganhadores do tour voltam a ser os quatro grandes, anquetil, hinault, merckx e indurain.

eu nunca deixe de considerar eddy merckx o maior ciclista de todos os tempos. mesmo com todos os bobos que idolatravam lance armstrong, ignorado sua monomania – eddy merckx chamou-o de monomaníaco por só correr o tour de france… – e as outras inúmeras provas e vitórias de outras pessoas.

mas é fato. agora mudam rapidamente a titulação dos anos emque o tour de france teve como vencedor lance armstrong, até por que muitos dos vices, terceiros, quartos lugares também foram suspensos por doping. mas se esses títulos vão ser reatribuídos ou não ainda não saiu a decisão.

quanto a lance armstrong, agora os patrocinadores desaparecem. um a um. não apenas perdeu os 7 títulos, mas foi banido do esporte. já se foram trek, oackley, nike… sempre lucraram milhões… é…

Anúncios

20 Respostas para “lance armstrong perde 7 títulos do tour de france.

  1. tudo o que eu pensava sobre o caso e queria dizer.. tá ai.
    Não q eu sinta pena de Armstrong, mas todos os filhosdaputa q eram os corruptores saem limpos e ainda tiram o patrocinio e só o atleta q se ferra?
    E o presidente da UCI ainda diz q Lance Armstrong não tem lugar no ciclismo. PÕ!! peralá! q baixaria.

    • Eu não acredito que ele perdeu os patrocinadores realmente… a própria Nike transferiu o patrocínio para a Livestrong, ou seja, é como um cala a boca, pra Amstrong não jogar o barro pra todos os lados.

  2. Finalmente o esporte está se limpando, que fique para os mais novos a real lição. Vc será pego, hoje, amanhã ou em algum momento no futuro, mas vc será pego. d:)

  3. No link do testo a Nike está negando que pagou, no texto está como confissão.

    In response to the offensive allegations in today’s New York Daily News, Nike vehemently denies that it paid former UCI president Hein Verbruggen $500,000 to cover up a positive drug test. Nike does not condone the use of illegal performance enhancing drugs.’

  4. Sempre tive uma visão muito crítica contra o conceito de “dopping” nos esportes de alto desempenho. Assim sendo concordo e discordo da sua opinião ao mesmo tempo.

    Discordo na medida em que sou um “bobo” que ainda admira Armstrong. Ele levou muitas pessoas ao esporte e interessou muitas outras no mundo todo. Isso nenhum outro fez tão bem.

    Concordo na medida em que vejo todos os esportes que acabam por atrair a atenção de muita gente torna-se um veículo para as grandes marcar mundiais venderem seus produtos. Mas isso faz parte da lógica do sistema econômico em que vivemos. Apontar o dedo para Armstrong é hipocrisia. Alias como você mesmo disse: os 2ºs, 3ºs, 4ºs de vários anos que ele venceu foram pegos oficialmente dopados.

    O que me deixa refletindo é qual o limite entre uma vantagem “justa”? Por exemplo, aqueles maiôs “pele de tubarão” foram proibidos em provas oficiais de natação pois se entendeu que ofereciam vantagens demasiadas aos que podiam comprá-los. Por outro lado qualquer atleta que esteja gripado deve basicamente… agüentar a gripe, tendo em vista a enorme lista de proibições da WADA.

    Um detalhe, a “prova” que você oferece contra Armstrong não prova nada. Oficialmente não há provas contra ele até hoje. Tudo o que há até agora são afirmações, boatos, entrevistas, declarações, etc. No seu ponto de vista profissional isso é suficiente para uma condenação?

    Enfim, pode ser do interesse do Sistema que ele caia no ostracismo para que outro seja colocado no seu lugar e gere ainda mais lucros…

    Abraços provocativos.

    • “Discordo na medida em que sou um bobo que ainda admira Armstrong. Ele levou muitas pessoas ao esporte e interessou muitas outras no mundo todo. Isso nenhum outro fez tão bem.” – Mas isso é como justificar o “rouba mas faz” do Maluf. Ou, é a materialização de “Os fins justificam os meios”, do Maquiavel.
      E quanto a sua pergunta, se “afirmações, boatos, entrevistas, declarações” são suficientes para condenar alguém. A resposta é um sonoro SIM. Veja bem, se alguém mata outra pessoa na frente de 20 outras pessoas mas não é filmada, consegue sumir com a arma do crime e limpar todos os vestígios que o ligam ao crime (as roupas que usava, se esconder tempo o suficiente para desaparecerem os restos de pólvora na mão, etc), esta pessoa deve ser inocentada? Veja, não há nenhuma prova material do crime, mas você tem as declarações e afirmações de 20 pessoas que testemunharam, não é suficiente? O Lance não está sendo acusado por um ou dois gatos pingados, se vc ler a acusação da USADA, verá o testemunho de dezenas de pessoas diferentes, de diferentes países, de diversas posições. Infelizmente parece tudo bem consistente.

      • Não me parece nada consistente. O seu exemplo não está bem adequado ao caso!

        Lance é o atleta mais testado da história! Mais de 600 testes em 10 anos. Se em nenhuma destas ocasiões foi possível provar que ele competia sob o afeito de drogas e mesmo assim está sendo punido, isso fala mais da WADA do que do Lance.

        Se com toda sua tecnologia a WADA não consegue nenhuma prova(cadê o corpo? melhorando seu exemplo) contra um atleta tão acusado quanto o Armstrong então a autoridade está mostrando que é incompetente para fiscalizar os atletas.

        Por outro lado, nos últimos 14 anos dezenas(centenas?) de ciclistas foram punidos com provas técnicas. Isso indica competência e melhora na fiscalização. Aliás os protocolos da WADA são cientificamente muito bons!

        Será o Lance Armstrong um gênio do mal, que em meio a tanta vigilância, foi capaz de esconder seus crimes? E os outros punidos são incompetentes? Burros? Ora, isso contradiz toda lógica e bom senso!

        Ou as provas existem ou não existem. No direito do mundo ocidental, para haver punição tem de haver provas. No caso, provas técnicas indicando quando, onde e quais substâncias foram usadas pelo acusado.

        Abraços argumentativos!

  5. Assistir pela TV a volta da Espanha esse ano e vimos o retorno do Contador O que vi foi uma volta mais”humana” , sem grande fugas e “administrativa” , mas é melhor do que uma Volta cheia de disputas , sabendo que seus atletas estão dopados. Sem super-homens injetados.
    Como falei no ultimo post sobre o Lance :
    “Agora se ele cometeu algum crime pela cultura americana será punido. Se fosse no Brasil daríamos um jeitinho…”
    Ele esta sendo punido mesmo , mas no Brasil não esta longe , vi uma matéria na ESPN Brasil atletas do ciclismo confessando que usavam doping por vários motivos , até mesmo por exigência das equipes …Está no you tube
    Mas o atleta é forçado , mas a decisão final é dele … Lance a todo momento poderia querer não fazer e não fazer.
    Quem perdeu mais foi o Ciclismo que tem uma imagem de esporte sujo, em que todos atletas se dopam ,,,, essa imagem é que esta ficando
    E o Lance perdeu , mas como já tinha parado de competir ficou meio que no passado
    Concordo que as marcas sempre ganham vendendo mais , mas se mantem porque tem qualidade … Ninguém compra algo que não presta só porque o campeão ou ex campeão usa ….

  6. Só me arrependo de não ter corrido o Tour de France em um desses anos que ele venceu. Eu teria herdado um quinto ou sexto lugar por eliminação.

  7. Nunca gostei do Armstrong, mas achei, que tinha mérito absoluto ter conseguido vencer o cáncer, e para ganhar as provas que ganhou teve que treinar, sofrer, e pedalar. Então considerava ele um campeão.

    Agora, em vista de tudo o que foi descoberto, e para mim, inumeras pessoas falando no mesmo sentido, independentemente de provas legalmente válidas ou não, significa que realmente houve uma mafia do doping perfeitamente organizada. Para mim é impossivel que todos estejam mentindo.

    Então, os cabeças eram o Senhor Armstrong e o seu técnico. Em casos de doping, somente tem participantes e não participantes. Não existem vítimas, todos eram adultos profissionais e tomaram as suas decisões! Seguiram naquele momento, o caminho por medo, cobiça ou dinheiro.

    Alias, Armstrong ainda está bem riquinho. Considera-se que vale uns US$ 140 Mio. Com a sua fundação para o cancer, ele somente está devolvendo uma parte do estrago que ele causou ao esporte e a sociedade.

    Outra vez estamos na frente de um escándalo baseado no capitalismo total “make money”.

    Interessante é, que provavelmente, isto tudo, não teria nem ido para a imprensa se Armstrong soubesse quando parar. Fez o típico papel do “bully” durante mais de uma década mostrando uma prepotencia estúpida, declarando a todo mundo de mentiroso, juntando ao longo dos anos um monte de inimigos.

    Provavelmente o seu pior erro foi declarar a imprensa americana de mentirosa. Isto foi suicidio. Ai a marreta voltou com toda força.

    Com certeza não é o exemplo que gostaria mostrar aos meus filhos.
    Abs e bom pedal,
    Richard

  8. A única coisa que devem lembrar é que, nos anos em que foi campeão, ELE FEZ OS EXAMES ANTIDOPING CONFORME EXIGIDO E NÃO FOI IDENTIFICADO QUALQUER IRREGULARIDADE. Agora, por denuncias e testemunhos tiram o título dele… Isso é muito preocupante. Pode acontecer com todo mundo então ? Quem sabe daqui 10 anos começamos a criticar o Bolt, pq algum amigo enciumado resolve falar o que quer…

    Você aí, que critica o MITO LANCE ARMOSTRONG, tome muito cuidado. Caso seja ALGUÉM no esporte ou tenha ganhado pelo menos uma corrida a pé em volta do quarteirão, pois pode ser que o segundo lugar saia dizendo que vc estava dopado…

    Outra coisa importante a considerar é que ele desistiu de se defender, como eu também o faria… NÃO TEM MAIS O QUE PROVAR, OS EXAMES DERAM NEGATIVO, QUANDO FEITOS APÓS SUAS VITORIAS. Ele já provou isso… Agora, ficar gastando do meu bolso pra provar o que está provado ?? Brigar contra uma Agencia que ganha dinheiro fácil, gastando meu dinheiro MUITO suado ? Só se fosse muito burro… e olha que ele fez isso por anos…

    Nada me tira da cabeça uma questão política dos EUA, pois enquanto corria por equipe dos EUA, a USADA não fez nada… Depois que ele defendeu equipes de outros países, a coisa existiu mesmo ??? Estranho não ?? OBS: Defendeu equipes de outros países pois os próprios americanos não acreditavam mais nele…

    É um absurdo o que estão fazendo com ele e essa é a idéia tambem do CONTADOR… Que coisa né, um adversário respeitado (e esse sim tem nome pra falar de alguém no esporte) também disse isso…

    Mas falar o que em um país onde se elege o PT, que comprovadamente organizou o mensalão… Aqui é mais fácil sentar no rabo e falar dos outros…

    • Sr. Borelli,

      No caso do Armstrong, mesmo ele sendo considerado culpado pela USADA, depois tendo o parecer aceito pela UCI, mesmo declinando de recorrer aos tribunais esportivos americano e internacional você o considera inocente, vítima de um complô orquestrado por seus inimigos, etc.
      Você já parou para pensar que esse é exatamente o mesmo argumento dos que defendem o PT??? Que os pareceres do ministério público, e agora a condenação no STF não significam nada, são parte de uma campanha de perseguição, que não existem provas, que é tudo parte de uma campanha de perseguição dos inimigos e tal…
      O que te leva a acreditar que as instituições americanas (USADA) e mesmo internacionais (UCI) e os tribunais esportivos americanos e internacionais não são confiáveis, mas a justiça brasileira é?
      Eu, a não ser que me venham com um argumento muito forte (argumento, não essa ladainha de que as instituições não são confiáveis), acredito nos vereditos dos órgão responsáveis. O Lance se dopou, e houve mensalão.

  9. Oi Carlo,
    Pode votar pelo PT, ser torcedor de qualquer equipe de futebol, essa é a sua decisão. Mas estamos falando de uma figura pública.

    Eu não sou “ninguem” no esporte. Eu pedaldo porque gosto, e me divirto. Nunca participei em uma competição, mas ando uns 8000 km ao ano porque gosto de pedalar.

    Precisamente por isto, acho este escándalo muito triste para o esporte que eu amo.

    Para que alguem seja “crucificado” da forma em que ele foi, houve muita podridão. Uma situação assim, não aparece de hoje para amanhã.

    Declarar Mr. Armstrong um “mito” e “vítima do sistema” é um absurdo depois de tudo o que foi publicado. Mas parece que estamos em uma sociedade onde tudo é relativo “tem bandido boa gente”.

    Para Eddy Merckx perguntaram uma vez, se ele foi o “Belga” mais importante que já existiú. Ele respondeu, que ele somente foi o melhor ciclista da sua geração, mas que com certeza teve “Belgas” muito mais importantes para a historia do seu pais. Pode ler o artigo em uam VO2 antiga.

    Com certeza existem verdadeiros mitos.

    Atenciosamente,
    Richard

  10. Dmmg / Richard

    Ele pode ter se dopado sim… a questão é que todos que estão no nivel dele (e tem as pressões que um atleta desse nivel tem) se dopam até onde podem… onde o exame pega, eles não entram. E foi isso que aconteceu…TODOS os 5 tops dos campeonatos que ele ganhou caíram pq foram pegos… Seria muita hipocrisia achar que todo mundo ali é limpo e faz a média que fazem… Pra sua informação, até um simples “SORINE”, se usado na véspera, te derruba no exame…

    Eu indicaria lerem mais sobre Lance e inclusive sobre o tratamento para a doença que ele fez… ele NUNCA teve um organismo normal, sempre foi além do limite que vc julga normal desde criança… e depois desse tratamento, precisou de medicamentos para se curar…

    Leiam… pq não teria motivos e nem tempo de fazer pessoas que já entram em uma discussão com opinião formada… É que na minha criação, me ensinaram que, se for para julgar alguém, devemos saber os dois lados da história…

    Dmmg, até onde sei, e leio, o Mensalão foi pego “em cima” do fato, inclusive com documentos (pq nesse caso não precisam de exame de sangue ou urina) que comprovam. Só que o Sr.Lewandoski ficou com o processo parado na sua gaveta, até que se passasse as eleições. Mas foram pegos NO ATO. Chamaria até de flagrante, se coubesse nesse caso… O Lance passou pelos exames à epoca e NÃO FOI PEGO. Ou seja, se não pegaram é pq estava dentro dos limites impostos e avaliados.

    Richard, me desculpe, mas se um caso desse desanimar sua pratica, melhor esquecer o esporte… TODOS OS TIPOS DE ESPORTE TEM ALGUM CASO DESSE… como o ciclismo se destacou GRAÇAS AO LANCE ARMSTRONG, o efeito ao publico se tornou maior… digite o nome dos mais famosos ciclistas e veja qual deu mais “ibope” ao esporte…

    E continuo achando inaceitável crucificar o MITO… MITO sim, pq se ele realmente se dopou, mesmo assim foi o melhor no mundo dos dopados e sem cair no exame feito após os títulos. Ou seja, pensando pró ou contra, ele foi o melhor… e isso não há que se discutir…

    Não desanimem… já assistiram a matéria do Esporte Espetacular, onde hj em dia pode-se alterar no próprio DNA ?? DOPING QUE NÃO PEGA… Por isso tento não ser hipócrita nesse caso…

  11. Aliás, olhem que artigo interessante…

    Vou “frisar” uma parte do texto….

    ” Posteriormente, quando da divisão do mundo em dois grandes blocos e cada um querendo mostrar a sua supremacia em relação ao outro, essas substâncias anabolizantes foram largamente utilizadas por atletas nas grandes competições em nível mundial, principalmente, pelo pessoal do bloco oriental da cortina de ferro onde as pesquisas utilizadas pela Alemanha nazista foram mais ricamente desenvolvidas e acabaram sendo capitaneada de forma mais incisiva por esse bloco, particularmente, pela Alemanha Oriental, URSS e, posteriormente, pela China e USA. De modo que, praticamente a maioria das medalhas olímpicas nas décadas de 60,70 e 80 foram literalmente surrupiadas por esse grupo.”

    E aí, vamos mandar devolverem todas as medalhas então ???

  12. Olha Carlo,
    Não sei qual é o seu conceito de mito, mas não é o meu. Para mim, e uma pessoa absolutamente excepcional, fora de serie, um exemplo a ser seguido.

    Já antes do escándalo, lendo os livros de Armstrong, a impressão que tive era, que todas as pessoas e material por volta dele eram “usadas” como meio para os seus objetivos. Achei esta atitude dele arrogante, antipática e “mal caráter”. Estilo da antiga novela da Globo “Vale Tudo”.

    Imagino-me, que fala inglés e conheca o site http://www.cyclingnews.com, que sempre foi muito objetivo. Ai poderá ver, em inúmeros artigos, parece que quase por analogia nos livros dele, como foram colocadas no escanteio o arruindas vidas de pessoas que foram em um certo momento pessoas que serviam para os seus propósitos, e depois não serviam mais. Não estou falando de colegas de profissão dele, mas de funcionarios.

    Para lhe dar mais un exemplo:
    Sabia que Armstrong tentou conseguir Obama para uma palestra da Fundação Livestrong. Mas como a assessoria de Obama informou que não poderia na data pedida pela fundação, e se negou a atender o pedido, Armstrong ameaçou de fazer a todos membros da fundação votar pelos republicanos?! O cúmulo da prepotencia!

    Mr. Armstrong era um “bully” tão egocéntrico, que ao longo da sua carreira com a sua atitude e ações criou um tal número de inimigos, que foi derrubado. Me lembra a historia do pardal e da vaca no inverno.

    Fato: Quando você bate com a marreta, a marreta volta, e foi o que aconteceu. Assim, perdeu tudo.

    Acho que o assunto não acabou, ainda vão rolar mais cabeças.

    Bom, acho que vou continuar andando de bicicleta. Eu já pedalava quando Armstrong nasceu. O ciclismo vai continuar, e Armstrong simplesmente foi um triste e escuro episódio dos tempos modernos, com ar de idade media.

    Atenciosamente,
    Richard

  13. Pra mim é mito e sempre vai ser… desde criança era diferenciado e sempre se destacou… se ele tem personalidade forte, cada um tem a sua… Em alguns casais a mulher manda, em outros o homem, em outros existe bem senso de ambas as partes… isso acontece diante da personalidade diferente das pessoas… Também vai ocorrer isso em relações profissionais e em tudo mais…

    Outro fato que não se discute é a projeção que ele deu ao ciclismo.. volto a dizer, digite o nome de todos os grandes campeões no ciclismo, no google e veja qual te traz maior resultado (antes até do suposto doping)…

    Quanto a ser arrogante, na minha cabeça o povo americano de maneira geral é arrogante e prepotente (salvo uma pequena menoria). No esporte então, é pior ainda. Veja o comportamento dos campeões do atletismo (americanos), do basquete, etc… e se vc reparar então o que os EUA fizeram e ainda fazem com o mundo até agora e qual a posição deles no contexto mundial, acha uma “estranha” coincidência com o Lance… A criação desde cedo lá proporciona isso, e te falo com conhecimento de causa, não por suposição.

    E não se esqueça que foi tratado como objeto e principalmente quando mais precisou de ajuda. Mas sinceramente não entraria nesse assunto pq precisaríamos saber mais de psicologia…

    Bom, só digo uma coisa… ele tá quieto demais… quando abrir a boca vamos ter várias surpresas… vamos continuar pedalando nossas bikes, pq tem muita coisa para aparecer ainda…

  14. Comentario de Adriana Nascimento no facebook:

    Muito triste ver tudo isso acontecendo, mas ao mesmo tempo fica a lição da justiça que o mundo está precisando. Lance Armstrong contou uma história de esperança, coragem e inspiração. Agora espero que esse lado sujo da história também traga
    esperança, coragem e inspiração para quem acredita e luta pelos bons princípios. É possível vencer o câncer, é possível vencer um Tour de France, e a vida tem que ser pautada pela honestidade, foi isso que eu entendi no final da história.

    http://www.forbes.com/sites/kurtbadenhausen/2012/10/17/lance-armstrong-steps-down-from-livestrong-and-loses-nike-as-sponsor/

  15. agora sem ele e Pantani as corridas perderam aquelas disputas perderam .
    o regulamento ou lei então aceitam as denuncias sem provas materiais ou já aparecerem essas provas ???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s