regrinhas pra não fazer caca ao comprar uma bicicleta

regrinhas pra não fazer merda ao comprar bikes:

1. a estética é a última coisa a ser levada em conta.

chopper. não é uma bike.

 

 
2. o seu visual em cima da bike é a penúltima coisa a ser levada em conta.

3. a forma segue a função.

4. compre bicicleta do seu tamanho.

5. verifique sua postura em cima da bicicleta, ela tem que estar adequada.

coisas penduradas…

6. peças confiáveis e trocadores precisos, nas bikes com marchas, são importantes.

7. nas bicicletas comuns, de se montar (portanto exceptuando-se as reclinadas), ainda não se inventou geometria melhor que a do duplo triângulo, que é uma geometria rígida e leve. toda e qualquer variação para além desse modelo vai pesar. eventualmente vai pesar um chumbo.

quadro de duplo triângulo com tubo superior rebaixado para se permitir o uso de saias ao pedalar.

8. se o tubo superior do quadro não pega nas suas partes baixas, com vc montado/a em cima da bicicleta mas com os pés no chão (portanto desmontado do selim) essa bicicleta não o/a machucará no caso de um tombo.

9. quanto mais ereta a postura, mais largo tem que ser o selim.

10. cestas na frente são funcionais, mas bagageiros são melhores.

delírio de um projetista

11. tudo o que pendurar que não tenha função (buzina, ciclocomputador, luzes, caramanholas, são exemplos de coisas que penduramos mas têm função) é lixo. e pesa. lembre disso ao subir a ministro rocha azevedo pedalando.
12. a não ser que more numa cidade plana, e nunca tenha que levar bicicleta escada acima ou escada abaixo, não compre nada que pese mais do que 12 ou 13 kg (regrinha boa pra quem mora em sp).
13. se o selim está na altura adequada pra não dar lesões no seu joelho, é impossível botar os pés no chão sem sair dele, o selim. se vc coloca os pés no chão sentado/a no selim vc terá lesões no joelho. aguarde, as lesões virão. (a regra vale tb pra quem pilota cicloelétricos, mentirosamente chamados de bicicletas elétricas).
14. guidão mais baixo é mais aerodinâmico, mais alto é mais confortável. ou se está ereto, ou se anda rápido.

15. não confunda bicicletas com “objetos dotados de pedais”, (como choppers, pedalinhos ou máquinas de costura).

16. rodas menores são mais resistentes e aceleram melhor, rodas maiores são mais confortáveis, rodas grandes demais para o tamanho da sua bicicleta farão vc meter o pé na roda dianteira, e fazer curvas muito mais lentamente.

17. bicicleta cara nem sempre quer dizer bicicleta adequada. mas bicicleta não é comida ou produto de limpeza pra se comprar em supermercado.

18. a cor da bicicleta é tão importante quanto saber quantos duendes tem o papai noel.

19. todo mundo é livre pra fazer o que quiser. faça o que quiser, compre o que quiser. mas não espere que os outros batam palmas.

p.s. ninguém é obriga a seguir essas regras. mas elas decorrem da observação minha e de um zilhão de ciclistas.

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7 Respostas para “regrinhas pra não fazer caca ao comprar uma bicicleta

  1. sobre item 16: que o diga o fenomenal arranque da Dahon Curve, quer em largadas quer em inicios de aclive.

  2. sobre meter pé na roda dianteira: a Fuji Crosstown Ladies foi feita para aro 700cc. Mas seu quadro muito urbano deixa o pedal rente a roda dianteira. Ja tropecei inumeras vezes. Não obstante, em geral não tem de reduzir em curvas não – mas quase sempre banguela-se. Problemas maiores em curvas de aclive.

    Contudo, em geral ela dá pro gasto. E corre, sim. Ah, se corre!

  3. Adorei!!! tudo que você disse nós dizemos aos clientes aqui de São Caetano do Sul e metade deles olha com cara feia, preocupados mais com a cor e o “design” do que com a própria coluna e joelhos!!!!

  4. “1. a estética é a última coisa a ser levada em conta.”
    QUE PAPO É ESSE?HAHAHAHAHAHAAH

  5. Sensacional esse post. Vou tuitar para todos os amigos que me pedem dicas na hora de comprar uma bike 🙂

  6. isto sao mandamentos necessarios

  7. muito bom!!!

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