denn die massen wollen betrogen sein…

e hoje gabriel chalita, candidato a prefeito de são paulo pelo pmdb, e autor de vários livros, inclusive esse clássico, assinou a carta de compromisso com a mobilidade por bicicleta, e pedalou pelo bairro de higienópolis acompanhado do presidente do instituto ciclo-br, felipe aragonez e pelo diretor-geral da associação ciclocidade, thiago benicchio. e claro que chalita aproveitou para fazer críticas à gestão kassab. mas o detalhe. chalita parou pra ouvir e conversar a sério com os ciclistas. isso é importante, teve um bom diálogo.

gabriel chalita pedala entre santos dummont e raul seixas.

amanhã será fernando haddad, candidato a prefeito pelo pt, ex-ministro da educação que de vez em quando paga mico,  que deve assinar a carta de compromisso pela mobilidade amanhã, na avenida paulista, lá pelas 11 hs. vai pedalar também para os fotógrafos. e sabe-se já por antecedência, que também conversará bastante com os ciclistas que lá estiverem. haddad é professor universitário, e tem apoio de intelectuais tucanos. estranho? não, para quem conhece fernando haddad e josé serra.

soninha francine, candidata a prefeita hoje no pps, mas que já foi do pt e trabalhou para kassab e foi coordenadora de campanha de josé serra (psdb) em outros tempos, deve assinar a carta pela mobilidade semana que vem. soninha tem histórico do uso da bicicleta como transporte seu, e de levantar a bandeira da bicicleta. todo ciclista sabe disso. já marcou para o próximo final de semana uma conversa com os ciclistas. conversa aberta, como é do seu feitio.

hoje, também, josé serra, candidato a prefeito pelo psdb e que tem fama de homem de palavra, hoje andou de bicicleta por itaquera, e prometeu construir 400 kms de ciclovias em são paulo. interessantes são as declarações de seu apoiador, aguinaldo timóteo, sobre como serão construídas essas ciclovias caso serra seja eleito. o termo usado é “demagogia”.

é fato, o trânsito, os congestionamentos, a bicicleta, é que estão pautando esse início de campanha. depois virão outros temas. mas na questão urbana, na necessária reforma urbana com desapropriações de prédios desocupados na região central para a construção de moradias populares, na implantação de pedágio urbano, de medidas sérias de restrição ao uso do automóvel, ninguém fala. e nem o eleitor quer saber. em vez de tentar realizar as modificações necessárias no uso do solo, no uso da terra, prefere soluções que caiam do céu. milhões rezam… e depois votam em quem mandarem votar.

e então hoje também foi dia de marcha para jesus. aqui na zona norte de são paulo, todo mundo sabe que, se tem marcha, ninguém anda. mas isso importa? não. que o altíssimo lhe dê um carro, e faça os outros carros sumirem da frente. e assim a cidade vai…

Anúncios

4 Respostas para “denn die massen wollen betrogen sein…

  1. Em meio ao monte de merda que o Aguinaldo Timóteo disse, ele falou algo interessante: “Ele acrescentou que os incentivos à bicicleta só serão possíveis quando os cidadãos forem mais educados no trânsito.”

    Pra mim, essa fala dele serve pra mostrar o que considero o grande erro dessa carta de compromisso da Ciclocidade e CicloBR: se perder em compromissos amplos, pouco específicos e em assuntos que na atual conjuntura são secundários, que serão facilmente ignorados pelo candidato eleito com desculpas esfarrapadas ou ações feitas apenas para tapear, em vez de tentar forçar compromissos objetivo, concretos, em cima do que é fundamental e prioridade máxima na minha opinião: educação dos motoristas que hj não fazem a mínima ideia que a bicicleta deve andar na rua e tem preferência de circulação, e fiscalização dos itens que hj são ignorados pelos agentes de trânsito, principalmente o 201 e o 220 inciso XIII.

    É muito difícil exigir que o candidato assuma o compromisso de destinar x% de alguma verba para campanhas educativas em relação aos artigos do CTB que dizem respeito à segurança do ciclista? Ou exigir que o candidato assuma o compromisso de exigir que a CET fiscalize o cumprimento desses mesmos artigos?

    Com todo respeito que tenho pelo trabalho de Ciclocidade e CicloBR, acho que uma excelente oportunidade está sendo muito mal aproveitada…

    • valdson, se vc coloca metas muito mais específicas, vinculando muita coisa no orçamento, candidato nenhum não apenas assina como não pode assinar, pois muita coisa do orçamento depende de aprovação da câmara. o primeiro ano do mandato é sempre feito em cima de orçamento aprovado no ano anterior, pelo prefeito anterior. no campo da educação, a rigor, a prefeitura só responde pela educação das crianças no trânsito. a educação do adulto se dá pelo detran, que é estadual. e quanto a pontos específicos, tem um bem específico sobre travessia segura de pontes da marginal. veja que se for efetivado, ele muda a lógica do trânsito na cidade, pois impĺica em botar faróis, faixas, e etc em pistas que são até agora vias rápidas. agora, um ponto importante é o reaparelhamento da CET. é fato, as periferias estão abandonadas. dá uma circulada durante a semana aqui no meu pedaço pra vc ver se vÊ algum marronzinho. virou uma esbórnia o estacionamento de carros, pq ninguém multa nada…

      • Odir, acho que a verba já existe, a lei já existe, não acredito que dependa de nenhuma aprovação na câmara a realização de campanhas educativas, acho que depende apenas de vontade política. Essa matéria veio bem a calhar para esse comentário: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1129508-detran-investe-005-do-dinheiro-de-multas-em-educacao-para-o-transito.shtml

        Sobre o lance do Detran ser estadual, veja o que é dito no final dessa matéria.

        Sei que o CicloBR e a Ciclocidade fizeram essa carta de compromisso dentro de um processo democrático, eu inclusive enviei minhas ideias, mas acho que nesse tipo de ação é preciso ter uma visão estratégica tb (que deve ser aprovada democraticamente). E me incluo como alvo da minha crítica, pois não tenho participado das reuniões nem colaborado nas ações do instituto e da associação.

  2. pronto! está lido e continuo não acreditando.
    Esses políticos falam e posam demais….

    Vou cobrar do candidato que vencer a eleição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s