lynskey

david lynskey era o homem que dominava as soldas em titânio e transformou esse material em algo sensacional: sua antiga empresa, litespeed, foi a primeira a colocar quadros em titânio produzidos em série, portanto mais acessíveis, embora não exatamente baratos.

perfeito, nos mínimos detalhes

mas a família lynskey vendeu a litespeed no final dos anos 90, depois de ter produzido praticamente todos os quadros de titânio até então vendidos com marcas europeias, como colnago, basso e etc. aliás, no seu primeiro tour de france vencido, lance armstrong usou no contra-relógio um quadro litespeed, devidamente pintado e adesivado como se trek fosse.

boa sorte, mesmo com 3 folhas apenas

a litespeed depois da venda parece ter perdido um pouco daquele fantástico know-how de david lynskey e suas soldas perfeitas. titânio é um material difícil de soldar, e todos os quadros são feitos à mão. mas a família lynskey continuou no negócio. lysnkey, o sobrenome, é também marca.

o quadro da foto é um helix. com dois tubos quadrangulares torcidos no triângulo principal, e mais os seat stays também quadrangulares e torcidos. e um charme especial nas gancheiras. compra-se nos e.u.a., sem impostos, pela bagatela de 2995 dólares, aqui. acrescente frete e sobre isso os 60% de impostos e você terá o preço pago para que os correios o entreguem em sua casa.

outra hora posto sobre o uso de titânio em peças para bicicletas.

Anúncios

3 Respostas para “lynskey

  1. Oi Odir,

    Para provocar!
    Entrei em uma bicicletaria na Suiça e perguntei por um quadro de titanio. A resposta do dono, também engenhiero, na hora: “titanio não serve para fazer quadro”.
    A resposta foi extrema, mas indica que se trata de um material delicado. Por exemplo, as soldas tem que ser feitas a vacuo, e em caso de tensões o material fácilmente trinca. Como exemplo, posso dar um quadro da empresa americana Merlin, com dono brasileiro, pesado e alto, mas cuidadoso. Teve que ser enviado para concerto na fábrica com diferentes trincas, que foram aparecendo continuamente, cada vez que o quadro voltava da fábrica aparecia a próxima. Nunca mais ficou igual. O quadro foi aposentado.
    Mas parecem existir fabricantes com boa reputação, olha Enigma na Inglaterra ou Van Nicolaas na Holanda. E me imagino que tem mais.

    Abraços e bom pedal,
    Richard

    • é, richard! eu estou há algum tempo preparando um post sobre titânio. o david lynskey é lendário, é quem fez o quadro da minha litespeed, e tb da litespeed vortex do roberto, que fez os 200 de boituva. se puder, agora em holambra, dê uma olhadinha nas soldas do meu quadro. são muito bem feitas. mas é perceptível a alteração da qualidade dos quadros litespeed depois da saída do david lynskey. ficaram mais leves, mas há quem reclame não exatamente de rachaduras, mas de flexibilidade, por exemplo, das gancheiras. quem me impressionou pela leveza e pouca durabilidade dos quadros foi a colnago, com o modelo bititan, com dois tubos inferiores. esse quadro tem muitas reclamações de rachaduras. muitas mesmo. por outro lado, os chineses têm vendidos quadros que não são tão leves assim -1,5 kg, por exemplo – mas sobre os quais ainda não achei uma reclamação sequer de rachadura. há uma empresa americana, habanero, que vende quadros a menos de 1000 dólares. não são ultra-leves, são leves apenas, e não são exatamente os mais bonitos, mas quem tem tem rodado muito e e os danados resistem. os tubos não têm dupla espessura, são de 0,9mm na parede inteira. essa empresa encomenda em taiwan os quadros, mas é bem conceituada entre cicloturistas nos e.u.a., o que é bom sinal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s