café com latinhas

é assim. a gente gosta de pedalar, resolve fazer viagens de bicicleta e passa a pensar em outros problemas: como dormir, como se lavar, como cozinhar. muito cicloturista começa a viajar sem nunca ter acampado antes. o ideal na formação de cada seria ter acampado pela primeira vez lá pelos 7 até 10 anos, aprender essas coisas ainda pequeno, mas isso não é comum entre os brasileiros. salvam-se os filhos de pais aventureiros, os que foram escoteiros….

a tábua de cortar carne e a forma de pizza são só proteção à pia. a espiriteira de lata de refrigerante está dentro de uma lata de paté. em volta, um pára-vento que concentra calor.

mas faz parte do aprendizado perceber que cicloturismo e trekking tem muito em comum, e diferem do camping: a gente não gosta de carregar peso à toa…. morro acima, a pé ou pedealando, a gente entende por que não é bom levar aqueles confortáveis e pesados colchões infláveis….. o setor de cozinha também pode gerar peso carregado à toa. mas a solução para carregar menos peso pode ser a mais barata também. usar espiriteira – o fogareiro a álcool – preferencialmente feita de latinha de refrigerante, em alumínio, levíssima.

funciona? sim. meu conjunto de cozinha feito em casa pesa menos de 200 gramas, incluída a panela, o pára-vento, as espiriteiras (pelo menos 2), o pratinho de aquecimento…. e claro, está sempre disponível. hoje o bocó aqui percebeu que acabou o gás na cozinha no momento de esquentar água pro café. ainda sonolento, nem lembrei do fogareiro a gás, potente, que ferve um litro de água em menos de 3 min. e meio. peguei as latinhas e fui fazer meu café, gastando uns 30 ml de ácool pra ferver a água e mais uns 15 ml pra requentar o café depois – tá, café requentado e fervido é horrível, mas uma esquentadinha não altera o gosto.

quer aprender a fazer? o local pra se pesquisar isso em português e trocar idéias com quem entende do assunto é o portal www.mochileiros.com. dou o link dos fóruns:

discussão sobre espiriteiras comerciais e feitura de espiriteiras leves: http://www.mochileiros.com/construindo-uma-espiriteira-fogareiro-a-alcool-t12994.html

um suporte/pára-vento legal, bem feito: http://www.mochileiros.com/construindo-um-suporte-para-espiriteira-t45476.html

e se vc quiser construir outras coisas, procure nesse índice: http://www.mochileiros.com/equipamentos-de-camping-e-aventura-f78.html

claro, existem outras soluções. dependendo da viagem que vc vai fazer, e por onde vc vai, vc precisará de um fogareiro a gás ou um fogareiro a combustível líquido, como benzina ou mesmo gasolina e/ou diesel…. ou talvez um fogareiro a.. madeira! sim, uma lata com os furos no lugar certo permitem vc fazer uma feijoada queimando uns poucos gravetinhos e algumas folhas secas.

fuce bastante no www.mochileiros.com, que é um receptáculo de informações valiosíssimas, e use o mecanismo de busca antes de abrir um tópico, pois muitas vezes a informação que vc procura já está lá. e vale lembrar, que o mochileiro é o cicloturista a pé, e o cicloturista é o mochileiro sobre duas rodas.

Anúncios

5 Respostas para “café com latinhas

  1. Fui Escoteiro e aprendi e aprendo todas as vezes que vou acampar ou fazer uma trilha. Certas coisas você só aprende quando passa perengue no meio do mato, fazer um checklist de materiais é uma dela (se quiser eu te envio)
    Continue o bom trabalho !

    Abraço

  2. Não gosto da espiradeira pois sua chama é muito fraca e apaga fácil. Prefiro uma bela fogueira ou um fogareiro a butano

    • só apaga se está sem pára-vento. de fato a chama é mais fraca. mas há modelos q fazemos que fervem meio litro de água em menos de 3 minutos. fogareiros a butano pesam um pouco mias. como citei, sendo econômico, dá pra ter um conjunto simples pra fazer um miojão e esquentar água pro café com menos de 150 gramas, se caprichar. com combustível e tudo não passa de 300 gramas, peso de alguns fogareiros sem a panela e muito menos o combustível. o segredo é proteger do vento, e pra isso existem modelos e modelos. e o que é melhor, fazemos em casa. embora eu esteja procurando as peças certas pra conseguir fazer um fogareiro a gás remoto, podendo usar o cartucho de cabeça pra baixo e funcionando abaixo de 0 grau, quando o butano liquefaz.

      quanot à fogueira, já viu os fogareiros a lenha? uma lata de leite ninho com os buracos certos permitem vc cozinhar com muito calor usando muito menos gravetos. é a fogueira usando dura-ace…. hahahaha

  3. já fiz vários, funcionam muito bem e levíssimos… recomendo esse site aqui; http://zenstoves.net/ tem espiriteiras a álcool de todos os tipos

  4. Wow! Aí sim, hein? Acampar é muito bom! Acalma a alma, relaxa o corpo, e de quebra, ainda se aprende muito sobre você mesmo (além de improvisar muuuuuito.

    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s