dois freios numa mão só!

a nina é uma menina linda que anda pedalando mais pelos últimos tempos. mas está tendo dificuldades com as bicicletas com mais marchas pois ela não pode usar bem a mão direita. assim, ela está usando uma bicicleta com freio dianteiro e também com um cubo de freio contra-pedal. mas sem marchas….

nina de cabeça pra baixo

como ela pode usar grip-shifters – os da sram, pq aquele modelo da shimano é propositalmente ruim – podemos resolver as dificuldades dela com bicicletas mais incrementadas simplesmente transferindo todo o controle do freio para a mão esquerda. tem como? tem, e de mais de um jeito. o ideal seria um manete esquerdo que puxasse os dois cabos. não existe, né? quem disse que não? tem sim, feito pela sunlite.

manete que puxa dois cabos. mas para freios ferradura e cantilevers, não para v-brakes.

mas esse manete puxa o cabo o suficiente para que se utilize em v-brakes. nesse caso, pode ser usado em conjunto com esses adaptadores, multiplicadores de puxada de cabo, feitos, por exemplo, pela problem solvers. um pra cada freio. link aqui. há outra opção, e essa eu gosto mais. pq é um adaptador só e a nina vai poder usar em qualquer bicicleta. é chamado de cable doubler. essa do foto abaixo:

cable doubler

dois cabos entram dum lado, sai um cabo do outro. existe dois modelos, um para puxar cabo de dois freios num manete só, e o outro faz o contrário: puxa o cabo de um freio para dois manetes (serve pra triatletas instalarem freios tb no clip, serve para bicicletas com dois ou mais guidões: tandens! e etc). o primeiro modelo é o que serve para a nina. tem aqui. claro, essas soluções não são apenas para a nina, mas para qualquer pessoa que queira controlar os dois freios numa mão. isso interessa também ao pessoal do bike-polo.

Anúncios

20 Respostas para “dois freios numa mão só!

  1. Esse tipo de solução, pelo que vi, também é usado em triciclos reclinados – para que se consiga frear as duas rodas da frente (ou de trás, whatever) de uma vez só.

  2. cada desculpa que você arranja para postar foto de mulher bonita. 😛

  3. Vc é o cara!!!!
    Foto de mulé bonita, sempre!!!!!!
    Feia tb vale.
    O que importa, é que estejam pedalando!!!!!

  4. Não tô sendo injusta. Injusta eu seria se chamasse a solução de gambiarra… 😛

  5. Verônica, o que você tem contra gambiarras? As gambiarras é que movem o mundo: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/tec/tc1307201127.htm

  6. e link para o profile da nina não? que maldade. menina linda, realmente 🙂

  7. sera que da pra colocar freio a disco duplo dianterio na bike com essa manete

    • não há garfos e suspas com entrada para dois freios. nem cubos que permitam isntalar dois discos/rotores. troque por um freio hidráulico e rotores de 220mm e vc terá freio mais do que de sobra. besteira freio duplo numa bike, é até perigoso.

  8. Desenterrando…. Ogum, deu certo a adaptação? fiquei curioso.
    Pergunto pois pedalo com a mão esquerda só, pois tenho somente um pedaço do antebraço direito, o que me dá um bom apoio nas frenagens.
    Eu utilizo dois manetes no mesmo lado na urbana, e na speed só o da frente mesmo ( já tentei diversas coisas rs…).

    • olá, patrick, ela usou sima bicicleta adaptada. na speed, vc provavelmente troca marchas do câmbio traseiro com um trocador na ponta do guidão, não é? mantendo o sti esquerdo. tenho a impressão que vc pode resolver a questão do freio traseiro com aquela peça que é mostrada no texto, o “cable doubler”: http://problemsolversbike.com/products/cable_doubler – mas tem que importar. pelo menos vc terá um uso para o freio traseiro não ficando à mercê única e exclusivamente do freio dianteiro.

  9. Exato, mantenho o STI esquerdo e fixei um trocador thumbshifter no drop.
    Obrigado pelo toque do cable doubler.

  10. Bom dia. Como faço para adquirir um Cable doubler ?

  11. Onde comprar?

  12. Como e onde compro esta manete?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s