TDF 10ª etapa, a vingança do sprinter

a 10ª etapa do tour de france de 2011 não era exatamente plana. nem montanhosa o suficiente. alguns morrinhs, e vento e sobretudo estradas estreitas é que complicaram a etapa.

andré greipel comemora a vitória

esperava-se um final sm sprint mas com poucos sprinters. pois os morrinhos no meio do caminho permitiram que fugas acelerassem e fizessem o pelotão ter que andar mais rápido, cansando os sprinters…. que chegariam ao final mais cansados, menos perigosos.

e foi o que vimos. vimos fugas interessantes de passistas mais fortes. vimos ao final uma fuga na qual estavam até o camisa amarela e o camisa verde! isso sim uma cena rara. podemos ver uma fuga com o camisa amarela caso esse seja montanhista e estejamos numa etapa típica de montanha. podemos ver o camisa verde numa fuga se falamos de um passista numa etapa que seja mais plana, principalmente para colecionar pontos de metas intermediárias. mas os dois juntos na mesma fuga?

vimos hoje isso.

mas o grande mérito é da equipe omega pharma lotto. cansou o pelotão na fuga, dando inclusive a impressão de que philippe gilbert iria disputar a chegada. mas a fuga foi neutralizada faltando muito pouco para a chegada, e mark cavendish veio encaixado em segundo lugar, atrás de josé joaquin rojas. parecia que iria ganhar. cavendish abriu um pouco antes para o sprint mas em sua roda estava andré greipel, sprinter da omega pharma lotto, que abre e vence por uma roda de diferença. sua primeira  vitória num tour de france.

agora entra o detalhe. greipel é ex-colega de cavendish na equipe htc columbia, se seu desafeto. ambos trocaram diversas farpas ano passado. greipel saiu da equipe.

portanto, não comemorou apenas a vitória na etapa, mas também o fato de ter vencido mark cavendish.

estes bastidores das competições são importantes. nem sempre entendemos direito o que ocorre. às vezes vemos ciclistas se estapearem ao final de etapas, vemos atos generosos de agradecimento, vemos declarações esquisitas… vemos alguns sendo aplaudidos. como o foi hoogerland, pedalando todo enfaixado, com cerca de 30 pontos tomados na pele depois do acidente ato criminoso horroroso que foi o seu atropelamento na 9ª etapa, que já relatamos aqui.

a bicicleta com bolas vermelhas e as pernas enfaixadas: johnny hoogerland

muitas vezes esquecemos que esportistas são humanos, estão sujeitos às mesmas dores e paixões de qualquer um. como alberto contador, reclamando o tempo todo das dores no joelho direito, ainda resultado da queda que tomou no primeiro dia do tour de france deste ano. a dimensão do humano, do drama, sempre aparece. não são super-homens, ao contrário do que muitas vezes seus feitos parecem fazer crer.

thomas voeckler permanece com a camisa branca, philippe gilbert coma camisa verde, johnny hoogerland com a camisa de bolas vermelhas, robert gesink com a camisa branca, e a equipe europcar vence na colocação por equipes.

as pernas costuradas de johnny hoogerland

o grande vencedor do dia foi sem dúvida johnny hoogerland. largou hoje de manhã sob dúvidas se e como terminaria, com mais 30 pontos nas pernas. isso dói. não os pontos em si, mas as costuras em partes do corpo que estão sujeitas a esforço! ontem no treino leve do dia de descanso era visível o sangue nos curativos.

sim, o espetáculo não pode parar. patrocinadores precisam aparecer, as marcas precisam estar expostas, os patrocínios precisam vir às equipes, que compram bicicletas e peças caras. é um moedor de carne, claro. mas muito melhor, mais saudável e menos agressivo ao meio ambiente do que corridas de veículos automotores.

que os meninos cresçam sonnhando em ser philippe gilbert, eddy merckx, bernard hinault, gino bartali. melhor pedalar rápido do que ser um pé de chumbo, e atropelar alguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s