shimano RSX

nos anos 90 a hierarquia da shimano para os grupos de estrada era outra. dura ace existe desde os anos 70. havia o shimano 600 que depois virou ultegra 600, e depois ultegra.

STI shimano RSX. note o parafuso na frente, característica dos STIs nos anos 90.

abaixo havia três RSX: RSX, RSX 100 e RSX 105. RSX 105 virou só 105. RXS e RSX 100, que quase não tinham diferenças hoje poderiam ser chamados de tiagra. e havia outros grupos inferiores, hoje são o sora, abaixo o 2200 (antigo sora de 8v), a50 (7 velocidades e alavancas de quadro).

os grupos RSX tinham os trocadores como são do padrão tiagra pra cima: sem botãozinho lateral, sem orelhinha, mas duas alavancas: uma só pra troca de marchas, outra trocando marchas e freiando.

outra característica era que o trocador esquerdo trocava marchas em pedivelas duplas e triplas. ou seja, era muito versátil. e, por fim, o grupo era fornecido com uma gama de pedivelas compactas interssantíssima, inclusive compactos triplos: 46,36, 26.

isso tornava esse grupo muito afeito a bicicletas de viagens, light tourings em geral, e também bicicletas pra iniciantes, para randonneurs e etc. pois quando vc quer fazer 600 kms numa tocada, a última marcha que vc vai usar é 53×11…

esse grupo foi muito utilizado por marcas americanas de bicicletas nos anos 90. ainda se acham bicicletas da trek ou GT equipadas com essas peças, que permitem que se tenha 14 ou 21 marchas. a dificuldade maior está em achar hoje em dia cassetes de 7 velocidades. e também cubos com a largura de 126 mms, praticamente padrão na época. esse espaçamento tb está presente nos quadros de então. nem todos permitem que seja a parte traseira aberta mais 4 milímetros, para acomodar os atuais cubos de 130 mms.

as últimas versões, já em 1999, eram com 8 velocidades.

hoje, para quem quer montar uma light touring ou uma brevet bike, com pedivela tripla, a opção com 8 velocidades é ou se utilizar os STIs 2200, coma alavanca de orelhinha, ou usar o STI R500, “non series”, com padrão de qualidade 105/ultegra, com trocador esquerdo duplo/triplo, mas para 8 velocidades.

Anúncios

8 Respostas para “shimano RSX

  1. Realmente, o RSX é um bom grupo….tenho freios RSX, pena não poder usar eles na minha SS/Fixa…..vou precisar adaptar esse freio na Caloi 10 27×1.1/4″

  2. Caro Ogum,
    apenas lembrando que o valente A050 existe também com alavancas na mesa como na Sundown Columbus 14s e na Ox Bike Long Way, e também com alavancas no guidão no formato de borboleta negra, como na Houston STR 500 ou na Bianchi.cl Corsa.

    • é, mas infelizmente não tem com STIs. depois que passamos aos STIs fica difícil pensar em outro sistema. e infelizmente tb no caso de 8 velocidades o 2200 usa o sistema de borboletinha lateral no STI, que tb não é muito agradável, pois é de difícil ação quando se está pedalando na parte inferior do guidão, na curva. trocadores de mesa ou de quadro exigem que se tire a mão na hora de trocar a marcha, coisa que é difrcl de se fazer pedalando em pé, por exemplo, numa subida. pelo menos temos a alternativa com 8 velcoidades que é o trocador r500, tb da shimano, que usa o mesmo sistema de alavancas da linha tiagra pra cima. a shimano poderia estar produzindo stis com 7 velocidades, não o faz pq não quer.

  3. Odir, o que pode acontecer se o quadro tiver espaçamento pra um cubo de 126mm e a gente enfia nele um cubo de 130mm? Eu tenho um quadro assim, e enfiei 10v de uma roda campagnolo nele. Mas achei que a “afinação” das marchas ainda não é 100%. Abraços.

    • ok, o cubo coube. mas t´ausando casete campagnolo com câmbios e trocadores campagnolo? se não esiver, fica difícil acertar, pois o espaço entre pinhões é diferente no padrão campagnolo do padrão shimano/sram.

  4. Fala amigo, esse artigo serviu muito pra mim, pois tenho um TREK 2100 ZX Carbon 95% original, s´´o trquei o banco e a mesa, os cubos, câmbio dianteiro, câmbio trazeiro, canote e freios e STIs são todos originais e funcionando 1000% queria muito saber sobre esses stis, obrigado pela colaboração, abç.

  5. Oi amigo, tenho um cubo shimano 105, novo, nunca recebeu raios… ele tem 32 furos e é para cassete de 7v Uniglide. Queria vender ele, e gostaria de saber quanto vale ele. Sera que vc poderia me ajudar? Obrigado.

  6. GUILHERME COUTO MACHADO

    Tenho esse trocadar, que está configurado para pedivela duplo. comprei um pedivela triplo e nãoe stou conseguindo configuras para tal. algem sabe como fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s