pra quem acha que o aço saiu de moda…

tó, essa é pra quem acha que o aço saiu de moda. coisa de brasileiro, colonizado mesmo: metade da população anda de carroça, a outra metade quer andar de ferrari de fórmula 1.  uns andam de bicicletas de supermercado, outras querem a bike do lance armstrong pra dar uma voltinha dominical na bandeirantes.  uns duzentinhos, o audax mais curto, ninguém quer… sabe como é, a bike top de alumínio é muito dura…

inoxidável!

a gracinha acima é um quadro cinelli em aço inoxidável. detalhe, já usando um novo padrão pra movimentos centrais, BB30. ah, e claro, as marcas no quadro são feitas a laser. tubos columbus.

quer um? clique aqui.  só não vale reclamar do preço. uma bagatela… só 4.600 dólares. lá. acrescente frete, e sobre a soma  preço + frete, acrescente mais 60% de imposto de importação.  baratinho, né? jogue na mega-sena… pronto, e vc já pode pegar chuva no audax, sem medo.

Anúncios

8 Respostas para “pra quem acha que o aço saiu de moda…

  1. cara, esse negócio de ficar mudando padrão de peças em alguns milímetros realmente se justifica? porque senão, a longo prazo, só complica a vida..

  2. pois é, zapella. esse é o terceiro padrão de movimentos centrais: um shimano, outro campagnolo, esse é uma resposta de fabricantes outros. um quadro pra rosa inglesa não ceita outro sistema. idem pra rosca italiana. com BB30, e um adaptador, vc usa qq coisa.

    em tese, o bb30 diminui o q-factor, a distância entre um pé e outro. qto menor a distância, mais fácil girar. é só lembrar do graeme obree e a bike especial dele onde essa distância era a largura de uma banana – ele fez um movimento central especial a partir de peças da máquina de lavar dele – a esposa passou a lavar tudo a mão…

    q-factor tb é um dos motivos pelos quais muito speedeiro prefere pedivela duplo, mesmo que compacto, do que triplo. e isso eu falo entre profissionais. q-factor, em fixas, é pequeno.

    há um segundo fator. os eixos têm aumentado. entr o eixo quadrado e o octalink da shimano já há um aumento. o BB30 usa ainda maior: 30mm. é pra usar eixo de carbono. o ideal seria 40 mm… hahahaha – vão continuar quebrando eixos de pedivelas de carbono.

    temo fator bike-hype tb. um produto perfeito não vai deixar vc comprar outro depois. obsolescência… ela faz girar a indústria.

    eu ainda não uso pedivela de eixo integrado. uso ponta quadrada e octalink – ainda não ganhei uma pedivela de eixo integrado, pra dizer se vejo vantagem. não sinto diferença entre as pedivelas de eixo quadrado e o octalink que uso na vitus.

    e tenha certeza, a intenção é sim complicar a vida a longo prazo. vide os tamanhos das caixas de direção: 1 polegada (standard) tava mais do que bom nos quadros de cromo. veio o alumínio e subiu pra 1 pol e 1/8 – é o tal do oversized. hj neguim acha lindo bicicleta de tubos largos pra dedéu, parecendo tubo de esgoto. eu acho lindas as clássicas de tubos finos. um dia arranjo uma vitus 992 pra mim. essa seria uma bike de alumínio que eu usaria.

    a cinelli tá agradando o consumidor. eu hj compraria um quadro de aço com medida over pro garfo, pq é difícil pra dedéu achar garfo standard. mas qq quadro que eu ganhe, antigo, eu gostaria de montar como as clássicas pré 1990: standard, cromo, aros de 32 furos, alavancas de quadro. olha essa:
    http://velospace.org/node/9480
    o quadro não é soldado, é colado.

  3. essa medida de 1pol e 1/8 é aquela quela que os caras chamam de a-headset?

    • não rodo, essa medida é chamada de oversized. headset e a-headset é a forma como se prende a mesa ao garfo. vou fazer um post sobre isso. mas pode ser standard heasete ou standar a-headset, por exemplo

  4. o que torna isso difícil de entrar na minha cabeça é que as diferenças normalmente são milímetros..

  5. Oi Odir,
    Comentario de usuario.

    Posso atestar que a qualidade dos tubos XCr é excelente. O acabamento e muito bom. Da de 10 a 0 nos tubos inox da Reynolds 953.

    Estes, em realidade, somente são “rust resistant”. Neste caso precisa tomar muito cuidado. Deixa cair o seu suor da pedalada no quadro e deixa assim algumas pedaladas. Vai ver a oxidação crescendo. Melhor não usar sem pintar.

    Também no XCr tem que tomar o cuidado de lavar depois de uso com agua e secar.

    Sei porque tenho quadro dos dois materias.

    Abraços e bom pedal,

  6. Tenho uma bicicleta speed 58 da marca “Rossin” com um kit Tiagra e rodo bem tranquilo e maçio como o autor comentou.
    o quadro pesa 700 gramas o mesmo peso do garfo 710g .
    Um total de 1410 o conjunto .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s