a bike do richard

gostou dos cachimbos em inox nessa bike?

vc conhece o richard? não? então nunca fez um audax em são paulo. o richard é o cara que todo randonneur quer ser quando crescer: atencioso, fino, educado, generoso, inteligente, culto, e um puuuuuuuuta ciclista.

richard já foi pro paris-brest-paris – “aquele” audax de 1200 kms na frança, que é a mãe do tour de france. richard é um dos organizadores dos audaxes aqui em são paulo, então estamos acostumados a ser recebidos com sorrisos e muito bom humor nos PCs. mas poucos pedalaram já com ele, e eu já fiz isso, num audax 600, e digo: é duro acompanhá-lo. ele pedala, e como pedala!

mas o richard tem outra característica: ele é uma enciclopédia viva sobre bikes. mas não a enciclopédia dos novos lançamentos, como muitos donos de lojas são. o richard nem loja tem, não é lojista, é aficcionado. mas conhece muuuuuuito daquilo que nós, randonneurs em geral consideramos o bom conhecimento sobre o ciclismo: sobre o que funciona, o que é confortável, o que dura. nada de markenting, mas sobretudo eficiência.

sendo assim, o richard tb gosta de bikes sob medida. quadros de aço, das diversas formas de aço. e quem tá por perto e “tá ligado no movimento”, sempre presta atenção nas bicicletas que o richard usa. elas sempre tem algo de diferente.

a foto que vc vê no início desse post é um pequeno detalhe do quadro de uma das bikes do richard. é uma bicicleta produzida pelo klaus poloni, com cachimbos em aço inox. aliás, todos os cachimbos, ponteiras e gancheiras do quadro são em inox polido. com tubos columbus também. mas observe direito a foto abaixo. está vendo que as rodas são “amarelas”? pois é, são dessa cor pois não são de metal, nem são de fibra de carbono pintada. são de madeira.

olhe os aros, mas não deixe de olhar o selim.

são aros de madeira sim, produzidos na itália. clique aqui pra ver o fabricante. aros de madeira são leves, extremamente leves, e muito, mas muito macios. aceitam apenas pneus tubulares, e não os pneus clinchers que os pobres mortais como eu usam.

ok, vc poderá dizer: “uma bonita bike, um belo visual retrô, mas esse troço não anda”… é, vc está enganando-se. pois  o richard já foi visto apostando corrida com trem, a bordo dessa bicicleta, cuja aceleração é fantástica.

como falei, esta bike foi produzida por klaus poloni. farei mais pra frente um post só sobre esse construtor de quadros brasileiro. aqui no brasil são raros os que produzem quadros sob medida, ainda mais nesse padrão de qualidade.  há quem diga que é muito caro fazer uma bicicleta sob medida, mas não é, levando-se em conta o que se gasta para se ter um carro mediano. muitos pagam de IPVA, por ano, o custo de um bom quadro. venda seu carro, e vc poderá ter várias bikes, inclusive uma como essa. sim, o gostoso das bicicletas é que são veículos baratos. ninguém pode ter uma ferrari de f1 pra andar na rua. mas bicicletas… sim, vc pode por muito menos que o preço de um carro popular usado comprar o mesmo modelo usado por algum campeão mundial de alguma modalidade. vc pode ter a bicicleta usada pelo campeão do tour de france ou do giro d´itália.

então, gostou da bike? quer uma parecida? então pare de gastar em roupas e abadás pro carnaval, planeje-se, e mande fazer a sua bicicleta, com as suas medidas.  e daí pedalando essa bike sua vc será uma pessoa tão feliz que poderá ser atenciosa, fina, educada, generosa, inteligente e culta  como é o richard. agora, se vai virar um baita ciclista como ele, é uma outra história. pra isso, é melhor começar a pedalar mais….

22 Respostas para “a bike do richard

  1. mto bom esse post sobre o richard e a bike dele! caraca aros de madeira? mas …. e os buracos? as x, (eu sei q é so as x) , mas acontecem d ter buracos no acostamento.. e aih? é tao resistente qto os nossos aros?

  2. sim, é até mais resistente. e como a roda amortece, é macia, ela não se quebra fácil não.

  3. O selim é um Gilles Berthoud, não?

  4. O Shadow tá aprendendo pq pedala bem acompanhado. :-p

  5. …cadê gruppo campagnolo?!?!?! Cadê central ponta quadrada?!?!?!?!

    Hehehehehehhe!! só tirando uma onda!

    Bela bike, mesmo. É spirit? Não sabia que já tinha alguma no Brasil.
    Parabéns ao proprietário

    • pois é… o fato é que a shimano dobrou o mercado aos seus pés. hj temos até clássicas italianas usando shimano. a gios vecchio (olhe no site da gios verdadeira, não a falseta brasileira) vem com tiagra e alavancas de quadro dura-ace.

  6. Oi Odir,
    Acabo de voltar das minhas férias.
    Muito obrigado pelo artigo.
    Referente ao selim, se trata de um Brooks Swift, com alguma experiência. Acho que o Guilles Berthoud é privielgio de Veronica (fico com inveja, positiva). Alias ouvi de Cyrille Pinardon, o Francês que participou do Audax 200 de Campos, que tem um Guilles Berthoud, que considera este selim melhor que o Brooks.
    Vamos ver se compro um em agosto.
    Abraços,
    Richard

  7. Grande Odir!! Apenas um comentário, esta bike ficou ESPETACULAR, está linda, já vi ao vivo e até dei uma voltinha nela, posso garantir que é bem rígida e anda mesmo!!!
    Um dia terei a minha!!!
    Abraço
    Rogério

  8. Qual o tipo de tubo Columbus utilizado neste quadro e garfo, e por quanto ficou esse quadro e garfo (reais)? Obrigado

    • columbus spirit. é esse o nome dos tubos. não seiquanto ficou. precisaria entrar em contato com o klaus poloni pra saber. e há um segundo detalhe: ela é cachimbada, logo é preciso importar, além dos tubos, os cachimbos.

  9. Tenho 48 anos de idade, e pedalo há 21 anos. Tenho uma colnago c50 de carbono, mas sempre quis possuir uma bike de cromoly. O Klaus tem site próprio para vermos com detalhe alguns quadros e garfo que ele construiu,e assim entrar encontato via e-mail com ele? Gostei muito desse quadro e garfo que vc mostrou, não fica atrás de nenhuma italiana, sem falar que fica sob medida, estou certo ou falo muito? Abraço

  10. Quadros speed, vc só tem essas duas fotos ou poderiar expor outras ? Tentei comprar um cojunto quadro e garfo Willier Joiello Ramato, depois tentei uma Bianchi Dolomiti, e já se passaram 10 meses, fica difícil pois a importação é complicada até para os representantes locais, pois são quadros pouco comercializados (aço cromoly), hoje só se pensa em carbono. Me ofereceram uma Colnago Master, mas por ter tubos no formato de estrela ( modelo dirente dos tubos redondos, clássicos como esse da foto), igual a minha c50, desistí de comprar. Agora penso em mandar fazer uma klaus, mas tenho pouco conhecimento de suas habilidades na confecção de peças como quadro e garfo. Ele deveria ter um site para mostrar os quadros, opiniões e principalmente declarações de quem já possui um das sua peças ( quadros). O garfo também é feito por ele, pois poucas pessoas sabem que é uma peça fundamental para o resultado final do conjunto? Vc está de parabéns pela reportagem, só queria que tivesse mais reportagens referente aos quadros e garfos Klaus. Muito obrigado.

  11. Finalmente o Klaus Poloni vai construi um quadro e garfo de cromolibidênio pra mim. O quadro, modelo clássico ( como a do Richard), tem tubos Reynods 531 e luvas da Columbus. Pra se ter uma idéia da espessura do tubo superior ( top tube), no centro ele tem 0,5mm e nas extremidades apenas 0,8 mm. O conjunto e levíssimo, e para o meu tamanho não passa de 1,8kg ( quando recebe o quadro eu vou pesá-lo e divulgar).

  12. Caro Richard,
    gostaria de saber quem é ou são os fabricantes de lugs (cachimbos) aqui no Brasil.
    Há alguma empresa fidedigna?
    Abraços.
    Amobike

  13. por favor amigos me respondam…..o quadro gipiemme da caloi 12 super italy é em cromoly ? obrigado

  14. Recebi o quadro e garfo Klaus Poloni e já montei com o grupu campgnolo veloce, rodas alexrins de 32 furos. Procurei deixá-la o mais clássico possível. Veja e confira no YOU TUBE “BICICLETA KLAUS POLONI”. Tubulação Reynoldes 531 comp.

  15. Qual o nome técnico do “ cachimbo “ ;na matéria está cachimbo cromado ; essa peça , junção do top tube e down tube ?? Agradeço muito

Deixar mensagem para Marcos Fernandes. Cancelar resposta