tipos de speedeiros

hoje eu esperava o valverdes e pra matar o tempo fiquei na livraria cultura, na avenida paulsita, lendo livros de ciclismo. um deles, o “bike snob”, merece um post, mas fica pra outra hora. mas esse livro tem uma divertida classificação de ciclistas pelos seus tipos sociais, mas não chega aos detalhes mais profundos sobre os “roadies”, que aqui no brasil são chamados de speedeiros.

eu identifico 3 tipos diferentes de speedeiros:

1. performance. esse é o cara que treina. tem planilha de treinos. treina no rolo em dia de chuva. usa medidor de pulsação, medidor de potência. sabe reconhecer seu tipo físico (sprinter, montanhista, passista), e se especializa no tipo de prova que lhe é mais adequado. adora bikes de fibra de carbono, mas faz concessões ao alumínio quando esse trouxer vantagens. seu critério de escolha é performance. esse é o cara que anda rápido, estuda estratégia e tá todo ano na claro 100. conhece tudo de ciclismo. olha o ogro com uma certa curiosidade,como olhamos alguém que dirige um carro com a direção na direita ou usa um relógio que gira ao contrário.

2. ogro. esse não treina, ele pedala por aí. comprou uma speed pra poder ir mais longe no asfalto, mas muitos ainda fazem audaxes longos de mountain bike mesmo. passou a usar spandex só depois daquele pedal de 12 horas que arrancou a pele dos países baixos. sua speed é antiga pq ele comprou usada dum tio, deu uma reformada, botou um câmbio de mountain bike e tacou um cassete 11-34 pq “sabe como é, né? depois de 30 horas de pedal vc quer uma marchinha mais leve…“. não sabe andar no pelotão, mas tb não tá nem aí. adora um audax, embora nem sempre confesse. nos casos patológicos (leia-se, “rafael, a lenda”), um dia antes do audax ele vai pedalando os 200 kms que separa a cidade onde mora do local da prova. é pra aquecer…. escolhe as peças pela durabilidade. lubrificante bom é aquele que dura 1500 kms, e acha que as correntes atuais tão uma porcaria, pois mal duram 3 ou 4 mil kms ou seja, uns 3 meses de pedal…. de vez em quando pega umas dicas com o performace.  mas não entende direito esse negócio de chegar na frente. afinal, se vc chegou na frente numa prova de 100, tinha gás pra andar mais na manha e fazer 200, né?

3. wannabe. alegria dos donos de bicicletarias, esse é o rei da bicicleta estacionária, pq a bike dele tá sempre parada na revisão, trocando peças. mal sai um grupo de ponta novo e ele se endivida todo pra comprar essas peças. é o garotão inseguro, não importa a idade. precisa ter o equipo mais caro e recente senão parece que o mundo vai acabar. ficou desesperado pois mal acabou de instalar o dura-ace di na sua bike, e a shimano lançou o dura -ace di2. fez um empréstimo no banco, comprou o dura-ace di2 e botou o di pra vender. é um ótimo fornecedor de peças pro performance e pro ogro. afinal, sãopeças muito pouco usadas, o wannabe não pedala nada mesmo, e não percebe que os olhares sorridentes pra ele é pq todo mundo sabe que ele é um wannabe, não importa a bike que usa: o barrigão e as pernas fininhas o denunciam (o ogro pode ter barrigão, mas tem pernas bem musculosas).

bom, qual o seu tipo? se vc é um performance, vc nem viu esse post. seu blog preferido é o blog do zaka, aliás, fantástico, do kct mesmo. se vc é um wannabe, se caiu aqui, foi por mero acaso. mas pode me mandar ofertas de boas peças a preços baratinhos…. agora, se é ogro, bem viundo, vc é uma das pessoas que fizeram com que esse blog, com cerca de 6 meses e meio de vida, tenha tido quase 17 mil visitas.  é realmente um número muito grande de gente sem ter o que fazer…. heheheheh – desculpem, o shrek aqui  não pode perder a piada…

 

 

Anúncios

4 Respostas para “tipos de speedeiros

  1. Muito bom!!!!!!!!!
    Ansioso pelo texto do “bike snob” ;o)

  2. SHOW…hahaha…isso existe no montanhismo e no MTB tmbém…hahah

  3. Ah, seilá… não curto estereótipos!!! Eu me considero a meio caminho entre o “Ogro” e o “Performance” (mais ogro, hehehe).

    Agora, concordo sobre os “wannabe”. É muito piada ver os caras chegando de MTB, geralmente trek ou cannondale, a bici toda limpinha e impecável, hehehehe!!! O cara geralmente é um desocupado cheio de grana, vai na loja todo dia, bajula os mecânicos, e tal… Agora, pedalar mesmo…

    abraços

  4. Sou ogro.
    Kkkkk….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s