tombo na marginal

nessa bike o tombo seria maior...

tombo na marginal. pista molhada, “nova marginal” deixando o asfalto mais alto que a continuação da sarjeta, chuva, noite, cansaço, e a roda dianteira resvala pra uma canaleta que não deveria existir… e eu vou ao chão, iluminado pela luz dos carros que passam velozes.

dia de chuva em sp. percebemos o quão remendado está o asfalto. formam-se poças de água nos lugares mais estranhos, menos apropriados.

as concessionárias de serviços públicos abrem o chão como querem, remendam como querem. a prefeitura gasta milhões em avenidas novas e quase nada na manutenção das já existentes. a buraqueira impera. já virou conhecida a anedota: a prefeitura recapeia  a rua, e menos de uma semana depois alguma concessionária enche o asfalto novo de buracos e remendos.

diz-se que é lenda isso, mas presenciei numa rua próxima de casa. um dia uma ótima subida para treinar, no outro uma sucessão de buracos no asfalto novo. agora, novo e remendado, e a faixa da direita está inutilizável para subir com a speed.

o ciclista paulistano percebe o descaso com a cidade pois trafega na pista da direita, a mais esburacada, irregular, remendada, gasta.

e sim, hoje foi meu primeiro tombo na marginal. não pedalo lá pq quero, mas pq preciso. por onde entro e saio do trabalho o acesso é pela marginal. e não tem uma ciclovia naquela via dos infernos, pois o governo do estado e a prefeitura nada fazem. tiraram o espaço que poderia ser usado para uma ciclovia e transformaram em mais vias de trânsito rápido. sim, na marginal uma ciclovia seria adequada. é difícil dividir o espaço com o trânsito rápido.

mas eu caí e não me ralei. um leve mal jeito no ombro, uma encostada do joelho esquerdo no chão, e só, nada de dano na bike. saí inteiro. meu anjo da gurada é bom, meu santo é forte.

mas voltei pedalando lento, pegando chuva e buracos encobertos por água empoçada, sujando a velha mtb, minha commuter, pois não dá pra usar uma speedzinha nesse trajeto.

meu anjo da guarda é bom, meu santo é forte.

11 Respostas para “tombo na marginal

  1. Odir,
    que bom que não foi nada de grave e que você conseguiu voltar para casa tranquilamente. Ha uns meses sofri um acidente e descobri que também tenho muita proteção, em geral os ciclistas além de serem muito precavidos, contam com um fator adicional!
    Abraço.

  2. Ainda bem que você saiu inteiro! E que coisa… a Marginal não está apropriada para rodar com uma speed… Isso é uma vergonhatotal!

    Arthur, toda vez que é inevitável passar algum veículo pela direita lembro do seu caso e triplico, ou melhor, quadriplico a atenção. Vai que meu anjo da guarda resolve tirar folga justo naquele dia…

  3. Oi Odir,
    ainda bem que esta tudo ok, quando chove evito de pedalar.
    da uma vontade de sair pedalando mas no fim acabo optando pela prudencia e vou de bus e metro … fazer o que…
    abraços

  4. É, eu já fui vítima de um buraco, à noite e no meio da chuva. Estava na hélio pelegrino, atravessando a santo amaro. Fui tirar uma das mãos do guidão para fazer sinal para um amigo que também estava de bike e peguei um buraco invisível bem nessa hora. Caí de lado e fui escorregando no asfalto, ficou só o susto, sorte que não vinha carro atrás.

    Ainda bem que você está ok também.

  5. Que bom que não foi nada sério. Nessas horas, mesmo sem se machucar, a gente sai com as pernas tremendo com a descarga de adrenalina e com a mente a mil pensando o que poderia ter sido.

  6. merda. Cair dá é raiva, sei. Legal que nada mais sério aconteceu, meu terror é cair numa via dessas e ser atropelado em seguida.
    Crenças individuais à parte, proteção de Deus pra você, companheiro. Luz do bem sobre ti aí.

    Márcio Campos

  7. Você e o Mig caíram, o pneu do Silas rasgou… Que mundo é esse? Tá tudo virado! Se cuida aí, Odir!

Deixe um comentário

