quer a bike mais rápida? troque a pedivela.

esse post é inspirado no meu amigo aleba, o rei da moóca.

aleba, sinistro, o rei da moóca

o aleba um dia chegou pra mim reclamando da bike dele. queira botar aro 700c, pra andar mais rápido. mas modificar uma MTB pra botar aro 700c é uma tarefa grande, a não ser que já seja equipada com freios a disco. aí é só montar novas rodas, com um tamanho de pneu que caiba no quadro.

mas se a bike usa freios de aro (v-brakes ou cantilvers clássicos) essa mudança não vale à pena, pois implica em achar um cara muito bom de solda e de bike que tope serrar os pinos pra freios do quadro e reposicioná-los.

mas há outra coisa que se pode fazer e deixa a MTB urbana bem mais rápida: troque as coroas da pedivela! ou a pedivela inteira!

e claro, coloque pneus mais finos. quando se coloca pneus mais finos, as marchas ficam mais curtas pois a roda fica com diâmetro menor. mas como as MTBs hj em dia vêm de fábrica com pedivelas de coroas pequenas (42,32,22, p. ex), se se colocar uma pedivela com coroas maiores (48, 38,28), sua bike terá marchas bem mais longas.

e claro, um par de pneus urbanos de 1,5, na pressão decente (65 libras, por exemplo), faz a combinação perfeita com as marchas mais longas. pra se ter uma ideia, na relação 42 (coroa) x 11 (pinhão menor no cassete), se tem um deslocamento de 7,6 metros por volta completa do pedal, ou seja, a 60 pedaladas por minuto (o que não é muito rápido), vc estará a 27,3 km/h. agora, se a coroa for de 48 dentes, com o mesmo pinhão 11 e o mesmo pneu, a bicicleta se deslocará por 8,7 metros a cada volta completa do pedal,  o que, nas mesmas 60 pedaladas por minuto, dará a velocidade de 31,2 kms por hora. a 100 pedaladas por minuto, sua velocidade será de 52 kms por hora….

esta receitinha é a que o aleba está usando na moóca, onde se tornou rei do pedal, voando baixo de um lado para outro. é a mesma que uso na minha trek 830 urbana.

claro, se sua bike tem a passagem do cabo do câmbio dianteiro passando pela parte debaixo do quadro, vc pode instalar uma pedivela de speed tripla, usando o câmbio da shimano específico para essas pedivelas, mas pra trocadores de MTB, de guidão reto.

aí vc pode usar uma pedivela 53, 42, 30, e claro, sua bike vai ficar muito, mas muito rápida. melhor do que isso, só uma speed.

em tempo, se achar que pneus finos deixam sua bike desconfortável, regule direito a suspensão e coloque um selim de molas. ficará rápida, arisca e confortável. abaixe a altura do guidão pra melhorar a posição. uns 5 cms abaixo da altura do selim já deixam vc numa postura bem aerodinâmica, ótima para as avenidas de são paulo. teste descendo a avenida sumaré e pedalando que nem um doido, pra ver se não passa de 60 por hora com sua MTB envenenada….

111 Respostas para “quer a bike mais rápida? troque a pedivela.

  1. Essa de 48-38-28 e 11 dentes no peão é o esquema na “flecha negra”… Minha bridgestone com pneus continental 1.3… O nome honra a estirpe a bichinha é arisca!

  2. Sumaré a 60km/h já da pra fazer na Olivia, 43-38-28 com cassete 14-28, hehe… imagina com coroa maior 🙂

    • é, né, mas essa olívia é aro 700c com pneuzão, né? imagina com pedivela grande, o peso das marchas… hahahahha

    • Na Lizzy, acho que já cheguei nos 60km/h na mais pesada, 42 – 11 e com pneuzão de trilha. E em breve irei aderir ao 28/38/48 também, e colocar um pneu liso, pelo menos. Será que vou me matar? hehehe

      Aliás, ótimas dicas, Odir. Serei um novo adepto logo. 🙂

  3. huummmmm mto bom! vou começar a procurar essas coroas pra Lori!! quero vê-la virar um corisco pro audax!!! uuhuuuuuuuuuuuuu

  4. vai virar o próprio Satanás!

  5. Legal.
    Quando crescer eu faço isso.

  6. Eu fiz o Audax 200Km esse ano com pneus 1.6 e 42,32,22 (acho).
    Tenho 24 Marchas.

    Senti que uma galera passava por min girando no pedal com a mesma velocidade que eu e agora achei aqui a resposta 🙂

    Mas vem uma dúvida, gosto de trilhas também e quando vou quero trocar asfalto por terra eu só troco o pneu… Essas coroas/pedivelas vão me prejudicar em trilhas?

    Grato!

    • rafael, depende das trilhas que faz. se vc nunca usa a coroa 22 ou nunca usa os pinhões maiores do cassete quando está usando a coroa 22, não faltará marcha a vc se mudar para um jogo de coroas maiores. precisa ver que cassete está usando. tem gente que tira o cassete 11-30 ou 11-32 e bota um 11-34, e então coloca as coroas maiores. é tudo uma questão de de fazer contas.

  7. Pq será que pra mim essas contas não são tão fáceis de entender? 😦
    As vezes eu uso a marcha mais leve que dá pra alguma subidas, é isso que significa usar os pinhões maiores com a 22?
    Daria pra mudar somente a coroa maior para X dentes a mais e o resto ficar igual? Aí eu ainda teria marchas leves para subir e fazer trilhas e quando precisasse andar mais rápido usaria a coloa trocada de 50 dentes por exemplo. Faz sentido?

    • rafael, precisa conhecer sua bike. conte quantos dentes tem em cada pinhão do cassete, pra saber que relação está usando. e também olhe quando está pedalando, se está usando a coroa menor ou a do meio, ou a maior. bicicleta não é que nem carro, que é veículo que qualquer abobado aprende a dirigir. bicicleta exige mais. exige equilíbrio e consciência do que se está fazendo. se sua bike tem visor no trocador, fica fácil. é só ver que número está no trocador esquerdo e que número está no trocador direito. e depois olhar a qual coroa ou pinhão esse número corresponde. anote isso num papel. depis olhe se está na relação 3 x 7, por exemplo, e veja que coroa é a 3, e que pinhão é o 7.

  8. jose eliton do nascimento

    pessoal tenho a mesma duvida tenho uma GTI MTB e quero trocar a pedivela por uma de speed pois gosto de velo so que nas trilhas prefiro giro e ai o que me aconselham a fazer

    • olá eliton. normalmente pedivelas de speed dão algum problema com o câmbio dianteiro de mtb, que normalmente suporta até 48 dentes no máximo na coroa maior. é difícil colocar um câmbio de estrada, pois normalmente estes não tem a mesma taxa de puxada de câmbio dos trocadores de mtb. a solução ou é usar um trocador não indexado ou usar coroas de no máxio 48 entes, o que já muda muito o comportamento da bicicleta. mas precisa ver qual o grupo que sua bicicleta possui.

    • Depois de dar uma olhada melhor na minha bike e prestar mais atenção enquanto estou pedalando, tenho:
      pneu 1.6, Coroa 42,32,22 com Cassette 11-30T 8 Speed Hyperglide (24 speeds total)

      Se estou numa reta no asfalto, uso 3X8, mais pesada da minha, e passo dos 30km/h eu começo a sentir que precisaria de uma marcha mais longa.

  9. Ai, tenho uma bike com as coroas 48/38/28, com pneus 1/1.8 , ñ vi muita diferença na velocidade de minha bike… o q esta havendo.. será o pneus ? com a minha outra de terra chego as vezes ate 45km… e com esta asfalto tenho fazer muita força pra chegar la.

    • não existe mágica. 48×11 costuma ser a marcha mais pesada que se consegue colocar numa MTB. alguns quadros antigos, de 20 anos atrás permitem que se coloque pedivelas com coroas ainda maiores. mas se isso é impossível no seu quadro, já é bom pensar em outra bicicleta, uma speed.

  10. Montei uma bike com pedivela Shimano Sora eixo quadrado de 52,42,30. Usei cambio Alivio de abraçadeira baixa. Funciona direitinho. Uso pneus 1,62 de 26″ e a bike ficou bem mais rápida. Agora estou pensando em usar pneus aro 700, mas aí vou ter que trocar de bike, pois aro 700 em quadro para 26″ só usando freio a disco, o que deixa a bike mais pesada e não muda muito coisa considerando que não pedalo em trilhas. Estou pensando em trocar por uma specialized crosstrail.

  11. acabei de comprar uma caloi 500, percebi que é uma bicicleta muito presa, pois tenho que pedalar o tempo todo, se parar de pedalar ela rapidamente perde velocidade. O que devo fazer para ela deslizar mais e pegar mais velocidade?

    • coloque pneus mais finos, e calibrados com a calibragem adequada. os pneus da caloi 500 são largos, e se estiverem calibrados errados – por exemplo, só com 28 ou 30 libras – não anda mesmo. e o selim deve estar na altura correta.

  12. valeu a dica, vou colocar uma pressão maior nos pneus.

  13. tenho uma BH over.x ela esta original gostaria de saber o que é bom de trocar agora no começo ? não quero investir muito nela pois vou comrpar outra melhor ! … mais gostaria de saber oque é essencial para trocar agora ? é uma MTB

  14. Dicas excelentes, vou agora saber quantos dentes tem a minha. Tenho uma MTB Sundown 18v, de 1997/1998, aro 26′. Alguém sabe dizer se dá para colocar essa coroa maior, deixando ainda com 18 velocidades?

  15. oi gente, concordo com a formula da pedivela 48/38/28 , é a melhor formula para tornar a sua MTB o mais versátil possivel, tanto para estrada como para trail, torna a sua bike sempre rápida, eu uso uma Shimano deore 48/38/28 , com cassete deore 11-30 e devoro montanhas com inclinaçoes superiores a 14% a velocidades semelhantes a bikes de estrada, e garanto que em descidas nao fico atrás. embora devo grande parte do sucesso aos bons pneus que tenho na minha 26″ (HUTCHINSON TOP SLICK 2 26×1.00 Flexível 222gr) importante tambem a pressao do pneu (entre 5,5 a 6.5 bar) bons “voos”….

  16. Tenho uma moutain bike Marin Bobcat ER 29, com cambio Shimano Deore, que relação posso mudar (upgrade) para deixá-la melhor na trilha e no asfalto?

  17. Adorei a dica!

    Minha MTB (de 24 marchas) tem uma coroa de 48 dentes e desenvolve uma boa velocidade no asfalto, uso para as pequenas cicloviagens que faço com os amigos.

    Agora eu queria melhorar a bike que uso no dia-a-dia (ela é a guerreira, que uso pra trabalhar). Ela tem 21 marchas e deve ter a coroa de 42 dentes (pois desenvolve uma velocidade bem menor que a mtb).

    Será que essa dica de troca de coroa (42 pra 48 dentes) tbm serve pra bicicletas de 21 marchas? E o tal de cassete?

    Agradeço desde já!

  18. Cansei de usar uma MTB com pneu fino, agora estou com um caloi speedy 700 toda original, na reta uma blz!! mas na subida muito pezada, devo trocar coroa ou cassete ou os dois? qual recomendam.

  19. Pessoal, comprei um grupo Acera 27v com pedivela 44/32/22T. Gostaria de saber se não tem problema nenhum trocar por um Altus 48/38/28. Pois o uso vai ser 90% asfalto e 10% trilha leve e tentarei fazer algum Cicloturismo de até 150km uma vez perdida. Mas o uso é mais para asfalto e urbano, mas queria um pouco mais de velocidade ou acham que a primeira relação que falei com 27v vai dá muito mais velocidade do que uma bike com 18v? Pois pelo que andei lendo, os k7 maiores são mais úteis para trilha do que para ganhar velocidade, pelo menos foi o que entendi.

  20. amigo, usava uma coroa de 46 dentes e pinhão de 22 numa MTB-fixa e depois de sua dica troquei pra 52-22 , nhêammm !!! Bike vai rápido pra c***** !!! Mas reparei que os pneus 26×1.0 stract não guentam e foram pro saco em menos de 30 dias. Agora tô usando 26×1.5 pra ver se duram mais. É isso mesmo?

  21. Alguém pode tirar essa minha dúvida? Se posso trocar apenas as coroas por maiores, mantendo o pedivela do Shimano Acera 27v, pois as coroas dele são de 44 32 22 dentes.

  22. Ogum777, muito legal esse post. Mas tenho uma dúvida: se eu fizer essa troca para 48/36(38)/28, não fica mais difícil nas subidas? Faço alguns pedais em grupo para o interior e venço subidas sem grande dificuldades. No entanto, na hora do plano, na estrada, fico para trás, devido aos poucos dentes do pedivela. Mas fico preocupado em relação às subidas.
    Abs.

  23. ogum777, tenho 2 bikes mtb single speed , aro 26 convencional (aquele que só guenta no máximo 45L). Tenho 3 jogos de pneus, 1.0 (dianteiro) , 1.5 (traseiro), e 1.95 (traseiro para ride no bairro e treino). Depois de ler o artigo estou usando a relação 52 / 22, realmente ficou mais rápida porém as speed’s ainda despontam e usam relação 46×17, daí pergunto é isso mesmo?

    grato pela atenção

  24. Ogum777, estou com um pedivela shimano acera para 27v, a coroa é de 44 32 22 dentes, será que dá para trocar apenas as coroas por uma de 48 38 28?

  25. ótimo post.
    a caloi 29 demora para embalar e retomar nas subidas.
    que pedivela/coroa ou ajustes vc acha bacana que ajudaria amenizar esse problema?

    http://www.caloi.com.br/bikes/caloiaro29

    Vlw,

    • olá ricardo. a única forma é usar uma marcha mais leve. mas esse problema não se deve às marchas, ou pelo fato de ser esse modelo. mas é característica das aros 29: rodas maiores são mais pesadas. elas sempre terão essa característica quando comparadas às aro 26 com pneus semelhantes, e calibragens iguais.

  26. Fiz essa troca na minha 14bis (Scott aspect 950 29er, 24v) e testarei amanhã, rs rs

    Acho que vai valer a pena.

  27. Boa noite gente! Semelhante a muitos que adquiriram as bicicletas elite em aro 29 da Caloi e as usam mais em trechos de asfalto, devido ao grip dos pneus, vi que tornou-se necessária a aquisição de pneus slick ou com menos grip; em algumas lojas físicas que procurei eu só encontrei os de speed, que não caberiam no aro devido a largura dos mesmos… Então estou com a ideia de montar uma outra rodagem, com os aros 700, pneus 700/35 ou 38 e cubos k7 com rotores extra da mesma linha, aonde seria necessária apenas a troca do k7 de cubos e montar a rodagem na bike… Será que vale o investimento? Alguém já fez e recomenda??? Obrigado pela atenção!!!

  28. pra efetuar essa troca do pedivela, não é tb necessário adicionar mais elos de corrente?

  29. Comprei uma caloi HTX Sport, tu sabe se para trocar a pedivela, pegar uma altus shimano 175mm 48/38/28 preciso trocar alguma outra coisa? é compatível?

    • precisa ir a uma bicicletaria ver se há possibildiade de instalar um movimento central shimanonesse quadro. essas bicicletas da linha mais básica da caloi às vezes usam medidas fora de padrão, e nem sempre adaptações sãopossíveis. mas o tamanho das coroas deve dar sim. a questãoserá a instalaçãodo movimento central. basta ir a uma bicicletaria e perguntar aomecâncio, ele analisa a bicicleta ali na hora e informa a vc.

      • É, sou bem iniciante no assunto, mas por dedução pensei que teria que trocar o movimento central por um quadrado da shimano.
        Vou ver isso, mas acho q vai dar. As medidas do quadro eu ACHO que não foge do padrão pelo que andei lendo.
        Abraços, Obrigado!

        • é, basicament eo problema da caloi é a ausência de um padrão. às vezes um lote sai com um aporca X com 15mm, outro lote com a mesma porca com medida 14mm e por aí vai. se for rosca inglesa, ficará fácil achar um central ponta quadrada para pedivela shimano, com certeza.

  30. Aproveitando o seu conhecimento e sua disponibilidade, to com pneu de trilha, vou trocar por um slick, tem algum pra recomendar? Só andarei no asfalto, as vezes um pouquinho sujo de areia de praia, pouca coisa, e 95% do tempo com asfalto seco, não vou sair com chuva, mas ela pode me pegar no caminho…
    To pensando em pegar um básicão slick, mas 1,95 ou 1,50?
    Valeu 🙂

    • eu prefrio os mais finos. um pneu barato e bom, com ótima relação custo benefício, é o kenda kwest quepemrite 65 libras de pressão. usei muito 1,5 e 1,25. ele não tem versões mais largas. pneus mais largos são mais confortáveis, mas mais lentos também.

  31. tenho uma caloi supra.coloquei pedivela sugino 53/39.uso catraca 21/12. tenho pneu a xennit maxxis 1.5 slick.a bike rende.muito.

  32. OI! TENHO UMA CALOI 100. PEDALO TODOS OS DIA E ME SINTO ÓTIMO COM ELA, O QUE RECLAMO É APENAS A VELOCIDADE FINAL. HORRIVEL, QUANDO COMPREI NEM MONTEI FUI DIRETO PARA A BISCICLETARIA ARANCAR AS PORCARIAS QUE A CALOI VENDE A PREÇO DE OURO. ESTOU COM CUBOS ROLETADOS VIPER CAMBIO SHIMANO TOURNY RODAS AERO 26″ POREM, PNEUS 26X1.95 DENTADO DA CALOI! ALEM DE QUERER TROCAR OS PNEUS QUERO TROCAR MEU CASET QUE É 14X28 PARA 11 E COROA 42. A MINHA PERGUNTA É QUAL PNEU EU COLOCO E QUAL RELAÇÃO DE CASET E COROA PARA MELHORAR VELOCIDADE.!!!

  33. tenho MTB, 18 v relaçao 28x38x48 e catraca traz 14×28. participei de um cilcoturirsmo fim de semana, e minha total decepçao, nao rendeu nada, pessoal voava passando por muin, nas subidas vechame total so vi a mulherada me deixando po, colocava na 28 x28 , se eu largasse a bike e ia a pe andava mais rapido srsrsrsrsr, enquanto TODOS passavam dando risada, e me deixando comer poeira.
    para se ter ideia a minha bike é a que menos rendia, roda livre tudo ok, bem solta, pe de vela tambem.

    • peraí, seu problema é a catraca de rosca. com pinhão menor de 14 dentes, a velocidade final no plano e em descidas é baixa, e a marcha mais leve, com pinhão maior de 28 dentes, é muito pesada, ficando lenta na subida. troque para uma catraca de rosca de 7 velocidades 11-34, mega-range, e terá uma amplitude muito maior. mas com apenas 18 marchas é difícil mesmo não comer poeira de muita gente.

  34. no meu caso qual seria melhor em questao de rendimento mais rapido em subidas, plano ? bike 26?
    coroa 22-32-42 e rosca catraca traz 11-34?
    coroa 26-36-48 catraca traz 12-32 ?

    qualquer uma dests vai render mais em velocidade e facilidade , do que a que estou usando 28-38-48 traz 14-28? pois esta relaçao é terrivel, cansativo, nao rende, nao da velocidade, é pesado, é tudo de ruin.

  35. Arimateia…….parabens foi uma verdadeira aula para os leigos como eu e para os que sabem de tudo.

  36. Fiquei ligada e me atrevo a solicitar uma orientação: Assim, tenho meus cinquentinha, mas estou nas competições, minha byke uma Specialized 29, faço MTB e competições XC, me daria algumas se possível dicas para desenvolver mais velocidade na subida, apesar de q estou achando q é meu físico q está me vencendo rsrrs… Mas amo as trilhas e me sinto ainda com muita resistência e desejo seguir…Mas busco melhorar meu desempenho me superar, pois me pego ofegante nas subidas… Super abração…. E desde já agradeço as dicas…

  37. Nunca li um absurdo maior que colocar um pedevela de speed numa MTB.. Pelo amor de Deus não façam uma idiotice dessas. Ou alguém aqui nesse site tem mais conhecimento que os engenheiros da shimano Sram ou Campagnollo???? MTB é MTB quer desempenho no asfalto existe equipamento pra isso chama-se speed. Eu li por cima uns comentários e alguém disse que fica ofegante na subida… Cara o normal se vc treinar de verdade vc tem que chegar no final de uma subida a ponto de um desmaio quase vomitando..Se não quiser ficar ofegante tbm ja existe equipamento pra isso se chama MOTOR.

  38. Gostaria de saber se posso colocar coroas 53,32,22 na minha mtb minha catraca é shimana de 9v a pedivela que estou usando é de coroas 42,32,22 nas subidas a bike esta muito boa mais na reta gostaria de correr mais obs com as coroas que estou usando ja cheguei a 60 km espero ansioso a resposta obrigado

  39. Boa tarde!
    Tenho uma Bike Scott 21v e não quero mudar de categoria tipo 24 ou 27V esta com K7 shimano SIS e pé de vela padrão de fábrica eu poço meçhorar o desempenho dele .
    Nilson

  40. Prezado, primeiramente parabéns pelo post.
    Tenho uma caloi 700 hibrida linha conforto. Queria saber se e possível apenasbtrocar o pedivela pois percebo que pedalo mais vezes e não consigo acompanhar alguns MTB de aro 26 e peneus mais largos?

  41. Caros… Tenho uma GT Agressor 2.0 7v, venho pensando em modifica-lá para 8v, vale a pena fazer isso ? Caso sim, tenho que trocar meu pedivela atual tbm, ou somente cubos, cassete e cambio traseiro? Valeu… Parabéns pelo post.

    • Preste atenção na relação. Se vc trocar e manter a relação (coroas menor e maior do cassete, o único ganho que vc terá é trocas mais suaves). Vc vai precisar trocar a corrente também, em razão do gasto. se o cassete for novo e a corrente for velha pode escapar nas coroa menor. Geralmente não precisa trocar o pedivela, exceto se estiver muito gasto. Se quiser economizar, sugiro trocar o câmbio, os manetes e o cassete e ver como fica. Se escapar na coroa menor, troca a corrente.

  42. peguei um quadro TSW JUMP 29 e montei com grupo speed k7 de 10v e coroa 48-38-28 e pneus 700×30. com garfo rígido de alumínio. ficou show.

  43. ola pessoal to trocando a relação da minha mtb caloi t type 21v aro 26 pra 27v o q tinha a mão na loja era k7 shimano 12-36 e opção de pe de vela 48/38/28 ou 42/32/22 , qual seria a melhor relação ,no meu caso tenho trechos de retas com asfalto e baixada mas temos trilhas com subidas bem ingremes tambem…. queria velocidade mas não perder muito nas subidas que aqui em minha região (centro-serrana) do Espirito Santo são pesadas…. abraço e no aguardo de uma ajuda de voces que manjam bem do assunto ! Afonso ES

    • A T-type é uma bike pesada a beça. Se vc for andar no asfalto acho que uma bike aro 700 com garfo é a melhor opção. Dá pra andar na trilha com aro 700, desde que não seja dowhill. Mas como o assunto não é esse…Nas subidas não importa qual relação vc tem, vc sempre vai acabar usando a mais leve e achar que ainda podia ter uma mais leve ainda. Eu faço AUDAX e trechos com inclinação de 10% são frequentes. Eu prefiro ter na minha speed a menor relação possível que é 34-32 (o original era 34-28). Tem gente que usa 36-28 (mais pesado). Nem sempre uso a mais leve, mas quando estou cansado, dou graças a deus em tê-la. Mas vale a máxima. Se vc tem uma relaçao leve, use, se não tem, se acostume. Nada muda a subida. Se vc quer velocidade vá para o pedivela de 48 e se acostume com a relação mais pesada nas subidas. Mas considere a idéia de que o peso e a geometria são tão ou mais importante que a relação. Palavra de quem começou em uma Caloi SK.

  44. Fala Ogum777!! to com um problema,tenho um vikingx x55 gosto muito da bike,apesar de muita gente(que nunca usou)falar mal,ela anda muito,e quem pega pra dar uma volta se amarra,uso um pedivela 48-36-26 com pneus slick 1.5 estou indo para os 1,25 e coroa de 52-42-30 mas não estou achando cambio dianteiro puxando para cima,e com abraçadeira de 31.8,tem como me ajudar? vou por 3×9 11-34 atras.

  45. Troquei minha corrente e os dois ultimos pinhões ficam saltando. A corrente está na medida correta e as marchas estão passando corretamente. O que fazer?

    • Cassete velho funciona com corrente velha e vice-versa. Quanto mais fina a corrente, menor a tolerancia. Tenho um cassete de 11v. Quando precisei trocar o cassete, tive que trocar a corrente. Isso porque a bike não tinha rodado mais q 5000 km.

  46. A minha MTB tem uma catraquinha de 13 dentes e coroa de 48, do pau em qualquer speed aqui em curitiba os cara fica ate magoado. Sem brinca mas acho que pego ums 70 km com a bichinha, ja fiz 13 km em 23 min.

  47. Minha bike e uma elite 30 caloi com pneus xking 2.0 da pea faser isso

  48. Boa noite , minha bike é sense 9V 11/34 e pedivela 22/32/44D 175mm e passo trabalho pra colocar mais de 40km/h , será vale apenas colocar a pedivela 28/38/48? eu uso a bike mais é pra urbano e pretendo fazer a viagens longa só no afasto e trilha pra subir morro, estrada de chão tou fora não gosto. a km/h pode ir no máximo quanto no afasto?

    • Tenho uma bike quadro monaco c14 coroa tourny 48/38/28 k7 31-11 cubos dianteiro e traseiro com trava acopla 32 raios shimano sora aro parede dupla vzan pneu 1.5 kenda guidao dolwill monaco garfo capa 80mm vou baixo no asfauto

  49. Muito interessante a materia e em bora hora!! Obrigado!! Estou justamente trocando o pedivela de uma mtb 26 que estou adaptando para treinar na cidade com pneu slick (por coincidencia justamente o 1,5 que mencionou a 65lbs..hehehhe). Ja estava comprando o 22-32-42 ai fui para 28-38-48…heheh
    Uma dúvida, a bike fica mais rapida pois com uma volta no pedal se gira mais a roda traseira, certo? Minha duvida é se resulta em mais velocidade porem menos pedaladas…assim vc tem que forcar mais para treinar, ou na caso o esforco vc mantem o mesmo e o que muda é a velocidade que aumenta ne?
    Acho que to viajando…mas meu receio é de ficar mais facil de pedalar com os pneus e coroas e no fim eu acabar nao tendo tanto esforço/treino como com a mtb normal..

  50. Ola amigos eu quero ajudar qual e o tipo de bicicleta mais rápido e leve pratica de anda macia

  51. Tenho uma bike aro 26 monaco mtb sem marcha como faço pra ficar mas veloz tipo catraca e coroa

  52. Amigo estou andando com uma 29 pedevela 38/24 slx 2×10 ta xoxa, onde consigo coroas 44 /32 compatível com o pedevela slx 20v. vi alguma coisa no Mercado Livre mas não sei se e compatível, desde já grato pela atenção. obrigado.

  53. Uso coroa de 48 dentes na relação ( 48/38/28) em uma bicicleta Venzo fx3 aro 26 com peneu kenda flame 2.5 e não vejo sofrimento em subidas uso a pressão indicada toda semana verifico já uso a 1 ano e gosto em freadas rapidas ela não foje como com pneus mais finos. E tambem acho que o aro sofre menos choque em algumas batidas.

  54. Boa noite!

    Alguém tem bike aro 29 com pedivela 48/38/28 e k7 11/34?
    Por favor, qual é o comportamento dela nas subidas íngremes, plano (longas distâncias) e descidas rodando somente em asfalto?
    É uma configuração muito pesada? É possível usá-la em trecho urbano?
    Aqui no fórum vi que no aro 26 é tranquilo mas e no aro 29?
    Sei de um rapaz que reclama de perder o pedal por volta de 40km/h com uma aro 29 42/32/22 11/34.
    Obrigado

  55. tenho uma GTS 2.0 mtb,,com pedivela 48/38/28,,,boa de subida e ótima de velocidade,,,,tem que ter perna,,pq meus amigos,quando cai a marcha no ultimo pinhao,,,,,,,, voa baixo !!! detalhe pinhao 10 dentes.

  56. Comprei um kit com Shimano Altus e nele constam o pedivela 48/38/28 e o cassete HG41 11/34, uso o pneu kenda kwest 1,25. Depois que troquei o pneu para slick notei que perdeu marcha e agora se faz necessário essa troca de relação. Sinceramente não tenho vontade de trocar minha 26′ por uma 29′.

  57. adorei as sugestões, dicas, etc…
    me ajudou muito, valeuuu

  58. Posso por uma pe de vela uma coroa maior numa baike de 21 marchas moto baik aro 27 . Sera que vai correr mais

  59. Ganhei uma bike linda da Caloi 300…mas ela não desenvolve quilometragem , eu parecia uma pata choca na ciclovia atrapalhando todas que me repassavam como foguetes…rstou muito triste, será que tem Conserto/? É Zezinho/ nova…com tantas marchas e nada resolve…

    • coloque pneus mais finos e com maior pressão, e ajuste o selim na forma correta. e claro, treino. treino, treino….

    • Olá Ruth, essa geometria das Caloi (quadros Dolphin) da série xxx (100…200… 300 etc) são bikes de passeio que tem como foco o conforto (porém, isso em detrimento da velocidade) ou seja, são tipicamente bikes lentas. A ideia do pneu mais fino pode diminuir a vida útil do quadro da bike já que ela é em alumínio e o alumínio sofre fadiga com a trepidação, por isso pneus como os que vem nela, mais macios, são mais indicados. Já sobre velocidade (desenvolver), sinceramente, se teu foco é mais em desempenho e não em conforto, então busca uma nova bike tipo “speed” ou mesmo uma “bike fixa”.

  60. Bom dia, eu estou montando minha mtb do zero, comprei um kit cambio trazeiro + k7 e corrente shimano alivio porém seguindo a dica aqui comprei uma pedivela shimano FC M171 28/38/48 de alumínio, dai a minha dúvida qual câmbio dianteiro devo comprar compatível com essa pedivela para usar as 27v?

  61. Excelente dica é o q estou fazendo na minha bike. Obrigado amigo.

  62. Bom dia,gostei da matéria mas achei muito complicado essas mudanças para se ter mais velocidade;Eu por exemplo uso coroas 28-38-48 braço 170 mm k7 11/30 e pneus 195 em um aro 26 com esse pneu 195 fico com a mesma medida de um aro 700 speed ou seja não preciso de muito para ter uma bicicleta mais rápida e confortavél e com uma ótima cadência com braço 170mm e claro sem suspensão pois ela faz com que vc perca muito rendimento.
    Fica a dica!

  63. Boa noite.

    Comprei uma aro 29 mas vou usá-la mais no asfalto do que na terra. Quero deixar ela mais veloz, vou trocar o Shimano tx 8v por um sunrace m50, pedivela 48, 38 e 28. Será que na 48×11 vai ficar muito pesada dificultando o uso no dia a dia?

  64. Bom dia Amigo. Essa mudança para marchas mais longas, envolvem o câmbio e os trocadores ? Tô querendo atualizar uma MTB, para asfalto, mantendo fixamente uma relação rápida, só trocando os aros, pneus e câmbios. Ocasionalmente, devo rodar na terra, com pneus 29″x2.1, e suspensão ativa. De resto, gostaria de manter câmbios, cassete, pé de vela, e trocadores fixos, com uma relação que favoreça o uso urbano. É possível essa conciliação ?

  65. Minha bike ,a relação é 60/53 11/28 pneus 26×1.50 da schwanber.
    Tô tranquilo sobre velocidade,quando da uso bem.
    Francisco Santos ,Olinda PE.

  66. A minha pergunta é um pé de vela com uma coroa dá menos velocidade na reta do quê um pé de vela com duas ou três coroas enfim quais são as mais rápidas.

    • Pedivelas com mais de uma coroa dão mais amplitude, de modo que pode-se usar uma das coroas com tamanhos maiores. O que dará marchas mais longas.

      Por isso as speeds, estradeiras, usadas nas provas profissionais de estrada possuem pedivelas de duas coroas, e não de uma coroa só.

  67. Na minha Bike 29, coloquei pneus finos mantendo a roda 29 pra não gastar muito, coloquei pede vela 48 x 11 e agora coloquei um grafo rígido. a bike ficou leve e esta voando, estes 3 itens resolvem o problema. recomendo.

    • Na verdade são 4 itens: pneu fino, pedivela com coroa 48, catraca/k7 com pinhão 11 e garfo rígido. A menos que você tenha dito 3 por já ter a catraca/k7 11 e só trocou a coroa. Eu estou querendo fazer tudo isso menos o garfo rígido. Fortaleza tem muito buraco e só ando na cidade, então prefiro abrir mão de um pouco de velocidade pelo conforto da suspensão. Pneu vai ser a primeira troca, depois catraca e pedivela.

  68. Estou lendo suas dicas obrigado e é bom ver que tem pensamentos que aprendi nestes 20 anos de pedal que são falados ou melhor escritos por alguém que compreende de verdade. Deste da coroa eu sempre usei 3 coroas a maior 48 ai tenho uma com pedivela de speed minha ex speed com guidão plano, mas a pouco tempo consegui aqueles quadros do sonho e como vamos montando aos poucos tinha um pedivela (44/32/22) ela estava linda até então claro sem contar quando estava na serra de campos ou no retão de Tremembé que sentia falta do final, mas parecia legal a rodagem . Ai fui para Redenção da Serra com uns amigos um estava de speed e o outro com uma gravel e eu com minha híbrida, mas voltando a pedalada chegando em redenção antes da serrinha já estava muito cansado pois para manter o ritmo eu girava muito mais que eles meu giro era muito maior e alheio, simplificando eu me gastei muito mais que eles ai depois deste pedal cheguei em casa e joguei um pedivela 48x38x28, nossa como fez diferença. e amo 3 coroas que temos tudo e quando aperta em alguma viagem ou a volta do quarteirão do vale do paraíba pegando 3 serras seguidas (Taubaté, Caçapava pegando a serra do livro até Monteiro Lobato, Santo Antonio, Tremembé e volta para Taubaté) no mesmo dia temos o “salva vidas” a coroa 28 d;) … só uma lição que eu mesmo aprendi nos giros da vida .

  69. Bom dia. Tenho uma bike, marca Raider, aro 29, quadro 17, transmissão 1/12. Coroa com 34 dentes. Ando somente em cidade. Ele está lenta. O que fazer para melhorar a velocidade?

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