flexão lateral do quadro, ou “ora raios! pq quando eu pedalo forte numa subida as marchas pulam!”

e então, numa subida em que fazemos muita força, a marcha pula e fica mais pesada. xingamos, reclamamos do trocador de marcha. andamos na bike do colega e, estranhamente, mesmo usando o mesmo trocador, na mesma subida, a mesma marcha não pula… e mais, parece que a bicicleta sobe mais rápido, parece que cada pedalada rende mais… ficamos olhando todo o sistema de marchas pra ver oque está errado, a relação, o cassete, a corrente… e nada!

claro, o problema é o quadro. quadro de bicicletas recebem forças laterais fortíssimas, o que pode fazer com que o quadro flexione lateralmente. o efeito não é lá muito bom: perde-se parte da força aplicada pelas pernas nos pedais.

em alguns casos, quando os cabos de câmbio passam por debaixo da caixa do movimento central (como nas bicicletas de estrada e em algumas MTBs mais antigas), a flexão lateral pode implicar em alteração da tensão do cabo do câmbio traseiro, o que faz a marcha pular, sempre para uma marcha mais pesada.

esse problema é mais comum em quadros de maiores tamanhos, e nas subidas. nas subidas, fazemos mais força. quadros maiores flexionam mais, pois é mais fácil flexionar um tubo mais longo do que um tubo mais curto. é só lembrar que não é difícil quebrar um cabo de vassoura, mas quebrar meio cabo de vassoura é dificílimo.

essa característica de determinados quadros fez com que logo as mountain bikes fossem construídas com a passagem do cabo do câmbio traseiro pela parte de cima do quadro. não importava se o cabo vinha por cima do quadro ou por baixo, funcionam os câmbios traseiros do mesmo modo. mas os câmbios dianteiros precisaram ser remodelados para poder funcionar com o cabeamento passando por cima. por isso não é de estranhar se encontrarmos mountain bikes dos anos 90 com o cabo do câmbio traseiro passando por cima do quadro, e o cabo do câmbio dianteiro passando por baixo. tenho uma parkpre moutain comp 1996 com essa configuração. bike deliciosa de se pedalar, com uma aceleração fantástica. claro, depois que essa nova rota de passagem dos câmbios passou a ser usada, revelou-se uma outra característica: sujando menos os cabos com barro, estando eles mais protegidos da sujeira, do barro, da lama, as falhas de funcionamento eram menos comuns e as quebras mais raras. hoje essa rota é padrão nas mountain bikes modernas.

parkpre mountain comp 1996. nota-se perto da mesa, que dois cabos (freio e câmbio traseiro) vão por cima do tubo superior do quadro, e um cabo (câmbio dianteiro), vai acompanhando o tubo inferior do quadro.

se sua bike apresentar esse tipo de problema e tenha o cabeamento passando por baixo da caixa do movimento central, é quase certeza que é uma questão de flexão lateral do quadro, e de sua força também. mas se os cabos passam por cima do quadro e as marchas pulam, aí é uma questão de regular ou consertar o sistema de câmbio, pois algo está errado.

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6 Respostas para “flexão lateral do quadro, ou “ora raios! pq quando eu pedalo forte numa subida as marchas pulam!”

  1. Putz, isso explica porque isso acontecia na minha Alfameq, com quadro do final dos anos 90 e cabeamento por baixo, e não acontece com a Ricci que tenho hoje, com cabeamento por cima.

  2. Pingback: uma defesa das MTB´s dos anos 90 | as bicicletas

  3. a minha bike é uma caloi htx.. e acontece muito isso, disseram que precisava de manutençao, mas nao mudou nada!! nao sei, mas acho que vou mudar as peças por melhores.. enfim, é triste vc numa subidA com a turma de pedalada querer pedalar de pé, mas quando força a marcha passa… triste!!! dá um desanimo!

  4. tenho uma parkpre igual a esta aí… quadro 21 , hoje ta toda deore xt e trocadores lx, algumas peças ritchey , melhorou mais ainda , bike sensacional

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