aerodinâmica

a postura diz tudo quando se fala em aerodinâmica de bicicletas.

as duas bikes da direita são relinadas, uma high racer, e uma low racer

a fotografia acima diz tudo. enquanto muita gente investe pesado em bicicletas com desenhos extremamente aerodinâmicos, outros investem em postura. o detalhe é que de nada serve um quadro extremamente aerodinâmico se a postura for muito alta. a diferença será mínima ou inexistente… e, salvo nas reclinadas, uma postura muito aerodinâmica sobre a bicicleta importará em sacrifício para o pescoço….

quanto à postura, mountain bikes são menos aerodinâmicas, uma vez que sua angulação do seat tube é mais baixa, deixando o ciclista mais ereto. bicicletas de estrada costumam ter um seat tube com um ângulo um pouquinho maior, de 74 graus, o que deixa o ciclista mais facilmente inclinado para frente. e aí trabalha-se tb com as 3 posições mais comuns das mãos no guidão, conforme vemos na foto acima, da esquerda pra direita: na parte superior, nos manetes, e na parte inferior. na quarta imagem, temos o ciclista usando um guidão clip. a postura é de fato mais aerodinâmica, mas é a postura que mais sacrifica o pescoço.

para se usar o guidão clip, a bicicleta deve possuir geometria especial. a UCI limita o ângulo do seat tube ao máximo de 76 graus, mas no triathlon não há essa restrição, e há quem use até uns 80 graus. isso, de fato, facilita em muito pedalar sobre o clip, mas poupará parte da musculatura das pernas o que, no triathlon, não é algo ruim, pois depois haverá a etapa de corrida.

além disso, o quadro deve ser mais curto, para facilitar o apoio sobre os cotovelos.

a questão é que essa postura não é muito confortável durante muitas horas. portanto, é raro vermos alguém usando guidão clip em audaxes. mas não impossível.

além do mais, bikes de contra-relógio via de regra são projetadas para corridas curtas. osporfissionais ajustam a postura no limite do conforto, visando o desempenho máximo. e, num audax, não é bem assim. desde que vc chegue dentro do limite do tempo, está tudo ok, não há diferença. o importante é chegar.

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Uma resposta para “aerodinâmica

  1. exato, não adianta a bike ter boa aerodinâmica se o ciclista compromete com a postura, podemos até definir uma porcentagem tipo 75% da aerodinamica total depende do ciclista e os outros 25% da bike

    mesma coisa com o peso, não adianta uma bike de 8kg se o ciclista pesa 200kg é mais barato e mais fácil perder uns 10kg de barriga hahaha

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