messenger bag!

essa é uma workhorse, uma messenger bag da bagabu, empresa húngara, que produz e exporta pra vários países.

messengers bags, ou courier bags, são as bolsas utilizadas antigamente pelos mensageiros, pra levar envelopes, encomendas, de um lado para outro.  hoje, em sãopaulo, esse trablaho é feito por motoboys, que singram a cidade com suas motocicletas e mochilas. mas quando esse serviço começou em cidades européias e norte-americanas, as motocicletas ainda eram veículos grandes e caros. e esse serviço era feito basicamente  por ciclistas.

à época mochilas ainda não eram usadas por que apenas existiam no modelo do saco alpino ou de uso militar, nenhum dos dois confortável para se usar numa bicicleta. e a bolsa do mensageiro, levada na diagonal, com a alça encurtada, era fácil de girar e tirar a mercadoria, ou o envelope, e entregar tudo rapidamente.

nova york,  san francisco, londres, toronto, montreal, são cidades onde os bike couriers imperam. e com eles, as messengers que, com o tempo, foram ficando mais complexas: ganharam uma fita pra evitar que virem para a frente do corpo enquanto pedalamos, ganharam detalhes em tecido reflexivo, ou fitas onde se pode prender a luz pisca vermelha, clip para chaves, local para se colocar a u-lock, as ferramentas e bomba de ar, e até uma outra alça para os ombros, deixando-a praticamente uma mochila, como a workhorse acima, que também tem o costado estofado….

lá fora pululam os modelos e os fabricantes, desde a tradicionalíssima de martini (http://www.demartinibags.com) à popularíssima timbuk2, com site até no brasil (http://www.timbuk2.com.br – caras, né?), à bem feita jandd (http://www.jandd.com/ – seus modelos estariam entre os mais resistentes à água), da hype chrome (http://www.chromebagsstore.com) à despojada e resistente courierware (http://www.courierbags.com), entre tantas outras.

ainda falta alguém produzir isso no brasil. por sorte consegui baratinho uma messenger da knog, baksak, numa liquidação duma loja brasileira qque nada tem a ver com bikes. tenho certeza que tava encalhada, pois as consumidoras daquela loja não devem entender pra que que serve aquela fita no fundo (a fita que estabiliza a bolsa nas costas), muito menos por que tantos refletivos na bolsa.

a minha é a cinza.

mas ainda quero uma outra maior. no dia em que achar uma boa mesenger, gigante, e barata, com certeza vou comprar. até lá, me viro com uma mochila quando carrego volumes maiores e, no verão, vai tudo para o bagageiro.

Anúncios

6 Respostas para “messenger bag!

  1. Pô, odir, compartilha essa loja aí que você achou a Knog… Vai que tem outras? 😛

  2. era a track & field. quem me passou a dica na época foi o shadow, cliquei pra comprar e depois ela desapareceu do site. acho que era a última… bem que eu queria uma bagabu workhorse, mas fica proibitivo o preço pra importar.

  3. Belo post! E o blog tá bem bacana!

  4. odir,

    da uma olhada nas pacbags, são lindas e muito resistentes. conheci um cara que tinha uma e usei pra testa-la, sensacional!

    http://www.pacdesigns.com/

    • há, eu já tinha visto essas bolsas da pac. achei o mesmo que vc, embora sem tê-las experimentado. são siples, e o que me deixa p. da vida é perceber que um brasileiro com um mínimo de conhecimento de costura poderia fabricá-las aqui. mas ninguém se mexe! eu tô quase aprendendo a costurar pra fazer a minha com esses detalhes mínimos: um loop de tecido pra prender a luzinha vermelha, um clip pra pendurar a u-lock, feita em cordura lisa….

  5. a máquina pra colocar os ilhóses eu já tenho… falta uma máquina de costura, um(a) costureiro(a) e…. deixa pra lá não é minha praia…. é verdade o que vc escreve no começo do texto, alça na diagonal é muito mais rápida para abrir e tirar a entrega ….
    acrescenta na lista:
    -bikes de Cr-Mo
    -travas U
    -Bolsa de mensageiro
    ????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s