pedivela compacta

antes era assim: 5 ou 6 marchas atrás (usualmente 14-28), 52,42 na frente.

depois passaram pra 7, 8, 8 e 10 marchas atrás. muitas marchas com poucos saltos entre uma e outra… então pularam pra 53,39 na frente. maravilha! os pros encontraram seu paraíso.

mas e os amadores? ou os cicloturistas? ou os randonneurs, muitas vezes com preparo igual ou superior a muitos pros, mas cujas pernas ficam naturalmente fracas depois de um trajeto de 400 kms?

resolviam-se com pedivelas triplas. mas pedivelas triplas pedem câmbios mais longos, dianteiro e traseiro. mas enquanto se usavam alavancas de quadro, a esquerda, responsável pelo câmbio dianteiro nunca é indexada, não precisávamos mexer nesse setor.

mas vieram os trocadores tornaram-se integrados. alguns trocadores trocam 2 e 3 coroas, outros não…. então, como reduzir as marchas sem ter que trocar tudo menos o cassete?

à esquerda, pedivela ultegra compacta, à direita, pedivela ultegra tradicional. é visível a diferença de tamanho.

pois bem, assim surgiu a versão mais compacta das pedivelas. usando coroas de 50 e 34 dentes. mas para isso, o encaixe das coroas na pedivela deveria ser menor. nem os 144 mms dos antigos “nuovo record”, nem os atuais 135mm (padrão campagnolo) ou 130mm (padrão shimano), mas 110mm, para permitir uma coroa menor que 39 dentes.

e faz diferença? sim, principalmente nas pedaladas longas. longas subidas desgastam menos subindo-se girando, e não fazendo força numa marcha mais longa. subir pedalando em pé se faz em pedaladas mais curtas. poucos fazem isso num brevet (cujas “brincadeiras” começam em 200 kms), pois sair que nem um touro doido no começo é certeza de estar moído no final.

pois é. o único tapado que insistia em fazer brevets montanhosos como os de são paulo usando pedivela tradicional, 53,39, sou eu. desisti. agora procuro pedivelas compactas, 170mm ou 172,5mm. viro-me bem nas duas medidas.  se alguém tiver sobrando, e quiser negociar, escreva-me.

About these ads

4 Respostas para “pedivela compacta

  1. boa odir! tenho uma curiosidade em relação àqueles pedivelas ovais, vale um post, hein?

  2. também desisti de usar o pé devela que veio na minha speed: 52-42. Sofri muito nas subidas do paraná para completar o 600…

  3. Estou precisando um pe de vela ultegra bcd 130 mm comprimento 175 mm
    coroas 52/42 pode ser ultegra sl6600 ou ultegra6600

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s