700C ou 29″?

alguém que está montando uma híbrida mandou uma pergunta: melhor montar a bicicleta com aro 700c ou aro 29 polegadas?  qual a diferença de um e de outro?

pois bem, voltamos à questão da medida das rodas. um aro de bicicleta tem duas medidas. uma medida, a que sempre fazemos referência, é o diâmetro da sede, do encaixe do pneu no aro. essa medida é importantíssima, pois o pneu só ficará seguro e encaixado corretamente se essa medida sua for correspondente.

a segunda medida é a da largura dessa sede. ela também é muito importante.

ilustração furtada do site do sheldon brown. clique nela e vá ao texto original.

na ilustração acima, está tudo indicado, mas em inglês. a expressão “bead seat diameter” designa o diâmetro da roda. viram como é medido do encaixe do pneu? pois é aí que temos medidas como 700C, 29″, 26″, 650C e etc. mas esses nomes são nomes comerciais, seria melhor usar a denominação iso/e.r.t.o (que também aparece grafada na lateral do pneu, dentro de parênteses). mas ao fazermos isso, descobrimos que aro 700c tem 622mms de diâmetro, e aro 29″ também tem 622mms de diâmetro!

ora, seriam a mesma coisa? seria um caso de mero marketing da indústria enganando o consumidor desavisado?

não, não é isso. 700c e 29″ não são a mesma coisa, pois possuem o mesmo diâmetro mas não a mesma largura. voltando à ilustração acima, olhe a indicação “inner rim width”. ela designa a largura interna do aro. é nessa largura que está a diferença entre aros 700c e 29″. nos aros 700c, essa largura é de 13 mms. nos aros 29″, ela costuma ser de 19 mms em diante.

essa diferença de largura determinará que gama de pneus podemos encaixar naquele aro. num aro de 13 mms de largura, podemos encaixar pneus de 18mms a 25 ou 26 mms de largura. agora, já um pneu de 28 mms, pede no mínimo um aro de 17 mms de largura, sob pena de ficar o aro pressionando a lateral dos pneus no momento em que a roda encosta no chão, com o peso do ciclista sobre a bicicleta. essa é a causa de quase 90% dos casos de rasgos laterais de pneus de 28 mms colocados em speeds, que usam aros 700c (lembrando, 622 mms de diâmetro e 13 mms de largura). na melhor das hipóteses, haverá um desgaste prematuro da lateral do pneu, diminuindo sua vida útil – e também, claro, facilitando rasgar nesse ponto.

agora, aros de 19 mms permitem pneus mais largos. de 28 mms até pelo menos 54 mms de largura – pneu de 54 mms é o famoso 2,1 pol. de muitas MTBS.

assim, os aros de 29″ permitem desde o pneu mais fino, de 28 mms, até mais largos, os pneus de 2,1 pol. de largura. 29″ x 2,1 deixando a a roda com um diâmetro total imeeeeeenso! coisa que tem agradado muitos mountain-bikers, pois com esse diâmetro de roda a bicicleta parece atropelar qualquer obstáculo com facilidade.

mas há quem queira pneus mais largos ainda. e para isso são necessários aros mais largos ainda. no downhill, é comum que se utilizem aros com pelo menos 24 mms de largura, até 28 mms de largura. ainda não vi aros de 29″ com essa largura toda, mas nesse caso “vale a lei do chifre”:  a ignorância não implica na inexistência, ou o fato de vc desconhecer o chifre não quer dizer que não seja corno…

assim, se vc está montando sua híbrida, atente para esse detalhe da largura dos aros. e se vc tem uma 29er, e quer colocar pneus mais finos pra andar rápido no asfalto, também atente para esse detalhe, para não colocar pneus finos demais.

e claro, quando mudar o diâmetro da roda pela mudança de pneus – de mais finos para mais largos, ou de mais largos para mais finos – não esqueça de reprogramar seu ciclo-computador. diminuir a largura do pneu implica em diminuir o diâmetro total da roda. há uns anos um amigo que tinha uma MTB pulou de pneus cravudos de 2,1 para pneus slick de apenas 1 polegada de largura. a bicicleta ficou mais rápida. mas ele ficou impressionado com a velocidade que ela passou a atingir. velocidades fantásticas. só percebeu que essas velocidades eram irreais e seu ciclo-computador precisava ser reprogramado quando a distância entre sua casa e a casa da namorada aumentou em 1,4 kms, mesmo sem ter alterado o trajeto….

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67 Respostas para “700C ou 29″?

  1. Ótimas instruções, valeu.

  2. Muito bom o blog e o post!
    Uma dúvida. No parágrafo onde ce coloca:
    “agora, já um pneu de 18 mms, pede no mínimo um aro de 17 mms de largura, sob pena de ficar o aro pressionando a lateral dos pneus no momento em que a roda encosta no chão”

    ce não queria dizer um pneu de 28 mm no lugar desse 18? Se não, o parágrafo fica meio sem sentido. Pq logo antes ce diz “aro de 13 mms de largura, podemos encaixar pneus de 18mms a 25 ou 26 mms de largura”.

    Valeu!

  3. Amigo,

    estou com um problemão e este post cabe exatamente ao meu problema. Possuo uma híbrida de aro 700 (18mm) com pneus 700x42C. Porém, a câmara de ar que veio de fábrica furou diversas vezes não chegando a um mês de uso. Qual dimensão de câmara você me aconselharia para fugir desse problema de vez? Estou até cogitando colocar uma câmara de 29.

    • vou te contar um segredo: vc já está usando 29. mas os furos da câmara ocorrem como? se são dois furinhos sempre, é snake-bit, mordida de cobra, como a gente chama ocorre co mcobra mordida pelo pneu em razão da pressão baixa. não tem algo furando não? eu penei semana passada até achar um araminho de menos de um mm de comprimento encravado no pneu, que tava furando as câmaras…. veja na lateral do pneu qual a pressão correta, e use-a. mas troque a câmera. com essa medida de pneu que tá usando, pode pedir câmara de 700c larga ou de 29, dá na mesma.

      • Os furos estavam ocorrendo mais na lateral, parece ser calibragem baixa mesmo, na roda indica 75, mas eu sempre colocava 60, 65. Quanto às câmaras eu já fiz uma troca e parece que o vendedor me empurrou uma de 700X26, aí não aguentava mesmo. Acabei de comprar uma que serve de 700X35 a 700X40, vamos ver se vai diminuir os furos. Se não der certo de novo, vou pegar aquelas fitas anti-furo ou trocar por uma câmara aro 29 mesmo. Valeu pelas dicas!

      • essa câmera pra 40mm já é de aro 29. furos na lateral são mordidas por pressão baixa.

  4. Olá, boa tarde.
    Por favor, em várias bicicletarias aqui da Capital de SP me dizem que não é possível colocar pneus 29 na minha bike híbrida, que tem pneus 700X38.
    A roda é bontrager ranger ” etrto: 622×18 ero: 604 ”
    No quadro, já vi que cabe um pneu 29X1.90 ou até 2.0. Mas teve pessoal de bicicletaria que até me disse que o pneu vai sair da roda, que vou me matar, etc….Sei que a bike hibrida nao é uma mtb, mas dá pra pegar umas trilhas leves… O que vc acha?

  5. Obrigado pela atenção!
    Então, é 622X18 . Esse ’18′ é a largura do aro?

  6. Valeu Ogum, obrigado!

  7. comprei uma caloi 29 er com super pneu para MTB.
    gostaria de trocar por pneus lisos para passeio.
    qual o pneu que devo comprar para alfalto?
    onde encontrar?

  8. eu tenho um easy rider, sempre quis uma magrela com aro maior que 26″, quando vi a 29″, pensei que o aro realmente tivesse 29″, fiquei decepcionado em saber que o aro tem o mesmo diâmetro da minha (700). Mas valeu, assim eu sossego o facho

    • os nomes comerciais, 29″, 28″, 700c, 750c, 26″, nunca se referem nominalmente ao diâmtro do aro, mas ao diâmetro da roda com algum pneu específico. a medida iso/erto ainda é melhor nesse sentido, pq dá o diâmetro do aro em mms. 622mm (700c, 29, 28), 630mm (27), 559mm (26 de mtb), 571mm (650c). é muito mais prática.

  9. HOLA, ALGUEM PODE ME AJUDAR COM UMA DUVIDA?
    ESTOU PROGRAMANDO UMA VIAGEM DE CICLOTURISMO, E ESTOU EM DUVIDA COMPRO UMA SPECIALIZED CROSSOVER SPORT PARA TAL E APOS TRILHAS CURTAS ADAPTO RODAS MAIS LARGAS,
    OU COMPRO UMA FIRE MONTAIN DA KONA E ADAPTO PNEUS MAIS FINOS E FREIOS V-BRAK PARA AS VIAGENS??
    SE ALGUEM RESPONDER MUITO OBRIGADO!
    MEU ORÇAMENTO PARA A BIKE É ENTRE R$2.000.00 a R$3.300.00

    • as duas têm freio a disco. nem todo mundo gosta disso em viagens. a adaptação para v-brakes inclui trocar os aros. com esse teto de gasto, vale à pena importar um quadro surly troll ou oger, que são em aço cromo-molibdênio – muito mais resistente e capaz de carregar peso em viagens que o alumínio – e podem ser montados com praticamente qualquer tipo de freio. dê uma olhada em http://www.surlybikes.com

  10. Oi,

    O meu velocimetro não tem a opção de 700c nem de eu poder digitar o tamanho da circuNferencia medida! Devo colocar qual valor então em polegadas? 29”?

    OBRIGADO

  11. Qual é maior, aro 29, ou 700c??

  12. Bom dia, meu ciclocomputador é um Assize 520 e instalei em uma caloi 10 1986 original. Sua configuração é de 1 a 29, sem opção 700 ou digitar mm… Como devo configurar? Obrigado!

  13. Bom dia,
    Estou montando uma bike 29″ e gostaria de colocar um pneu fino para aumentar a performance na pista, pois só a utilizarei no asfalto. Qual tamanho de aro e pneu devo usar… na minha antiga 26″ eu usava o pneu 1.25.
    Atenciosamente.

    • use aro 29″ com pneus 700cX28mm.

      • Matteus Nascimento

        Muito obrigado Ogum! Esse pneu é compatível com qual pneu aro 26″ – 1,50 ou 1,25? Atenciosamente.

      • olha, pneu de 1,25 pol tem 32mm, e de 1,50 pol tem 38mm. 28mm estari apróximo do pneu de 1 pol. embora os pneus de 1 pol tenham 25mm. parece que esses 3 mms fazem pouca diferença mas fazem na prática, uma grande diferença. como vc estará usando rodas maiores, elas já permitem por si só um conforto maior. não precisa usar exatamente a mesma largura de pneu. se já usa pneus 1,25 na mtb, com aro 26, sentirá conforto com pneus de 28mm na 29, com um desempenho melhor pois são mais finos. pneus muito largos na aro 29 deixam a roda muito pesada, e isso não é bom em subidas.

      • Matteus Nascimento

        Valeu Ogum, ajudou muito cara!!!

  14. valeu a explicação. ajudou realmente muito! já não vou ser mais o burrão na hora de comprar pneu/camera! :D

  15. Bom dia !!
    Pessoal como faço para zerar um ciclocomputador AS 520?

  16. Desculpa não me expressei certo zerar o odometro?

  17. Olá. Tenho uma Caloi Two Niner. Para asfalto eu posso utilizar o slick Schwalbe Marathon 28×1.75. Estranhei estar escrito 28 na referência. Será que vai funcionar sem dar problemas? O vendedor diz que usa na caloi dele, mas não sei se é verdade. Grato.

  18. Olá, boa tarde. Montei uma bike utilizando um quadro de caloi aspen antigo, aqueles que tem gancheira gipieme, e coloquei um pedivela 52 x 39. O pinhão varia de 11 x 24 e permite 7v no total. Uso pneus 26 x 1.25 com pressão na casa dos 65 (kenda-kewest). Bem, como só uso na rodovia estou encanado que se eu montasse com aro 700 eu teria um desempenho superior, você acha isso real ou é encanação mesmo? Apesar de ser de ferro, a bike está super rápida e funciona muito bem. Um abraço.

  19. Amigo..comprei um par de pneus 700X45C KENDA KWICK BITUMEN e lendo seu ótimo artigo irei comprar aros 29 ao invés de 700,correto?

  20. Acho que você pode ajudar.
    É uma GT Transit Express,uma bike americana conforto para rodar na cidade e até uma terra batida.Ela vem com pneus 700x38C.Os aros são de folha simples.Não está suportando meu peso (100KG),a idéia seria aros melhores e pneus um pouco mais largos.
    Pesquisei e o pneu mais largo que se encontra é o 700x45C,acima disso já vira pneu de Moutain.Também achei os aros da Vzan Speed 700C (622x19mm) que tem “inner rim width” de 19mm.
    Acha uma boa idéia?Teria alguma sugestão de um conjunto melhor?
    Nesse link tinha uma a venda e poderá ver melhor o estilo da bike:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436822059-bicicleta-gt-americana-4-marchas-no-cubo-nexus-alfine-rara-_JM

    • é, esse aro vzan é o mais larguinho que possa permitir frenagem por aro (v-brake, cantilever, pinça). os demais são pra disco. use esses aros, bons raios de aço inox. largura de pneu não influi tanto. tenho 90 kg, e tem bike minha rodando com pneu de 20mm apenas, e os aros são de baixo perfil e estão bem. mas a roda foi bem enraiada. a questão da largura do pneu é que se usa freios de aro (v-brake, cantilever ou ferradura/pinça) dificilmente suportará pneus maiores que 2 polegadas – que é o pneu de 48mm. não precisa ser tão largo, pois a roda ficará imensa com essa largura de pneu e tamanho de roda.

  21. Cara ..obrigado pelas rápidas respostas.
    Você tocou no ponto certo sobre o freio,na frente a bike usa cantilever e atras o freio é dentro do cubo.
    Os aros Vzan tem a opção de permitir a frenagem e são os 700 mais larguinhos e de fácil aquisição.
    Vou nesse conjunto mesmo: Vzan,pneu 700x45c e raios de inox!
    Vou pesquisar as camaras corretas e as fitas de proteção que vão em torno do aro.
    Valeu!

  22. eae amigo,
    muito bom seu post…estou montando uma hibrida estou usando uma roda 622c19…e comprei um pneu 47-622 (28×1.75) acabou nao servindo por ter um perfil mais alto,nao entra no quadro,qual seria a melhor opcao pro meu caso???

    • vc tem que testar. não é qualquer quadro que cabe um pneu tão largo., pneus 700c de 28 ou 32 mm podem caber nesse quadro, dependendo de que quadro for. das minhas speeds, uma delas não aceita nem pneu de 25mm. a outra até aceita, mas qq impureza que cole no pneu raspa no garfo. vc puolou de umpneu bem fino, 19mmm pra outro bem largo, 47mm. há uma gama de medidas intermediárias, de repente alguma serve no seu quadro.

  23. Por favor me ajude, tenho uma caloi 29 e estou utilizando integralmente par a asfalto, porém o pneu original 29 x 2,10 fica amarando muito no asfalto, posso utilizar um 700x 40? Não quero que a bike fique baixa. Este pneu serveria? O Michelin Pilot City 700×40 C preço R$ 100,00 cada qual vc recomendaria? Muito Obrigado

  24. Olá, tenho uma easy rider, e tava pensando em comprar uma e 29? Será que compensa fazer a troca? A easy hoje tá na casa dos R$ 1 100,00 já a E 29 pula para os R$ 1650, 00.

  25. oi eu uso o aro Vzan Vnine Disc 29″ com pneu Rubena Hook 700×35 mm.

  26. Boa tarde. Tenho uma bike MTB 29″ vbrake e uso pneus kenda 700×38, pois rodo 95% em asfalto, e gostaria de um par de rodas que melhorassem o rendimento, mais leves, menos raios, e estou em dúvida quanto a uma roda, a VZAN FUTURA SPEED 700, esse pneu kenda 700X38c serve nessa roda VZAN? Muito obrigado

  27. Vzan Futura tem 14.9mm.. não dá em hipotese alguma né? Qual o pneu mais grosso pra ela, 28mm?

    • 28 com um certo risco. o ideal seria 25mm, que equivale a umpneu de 1 polegada, no caso das mtbs.

      • Qual roda voce recomendaria para o meu caso, que tenho uma hibrida e rodo mais em asfalto? Uma roda mais leve, menos raios, e que suporte esse pneu kenda 700×38. A Vzan Extreme é uma opção, mas ela é somente para freio a disco? Nao sei..

  28. ogum,

    cara eu estou com uma mega duvida, acabei de comprar uma caloi 700 2014, e tenho serias duvidadas em relação a qual pneu devo usar nela.
    nao tenho muito conhecimento em relação a bikes e queria que vc me ajudasse a escolher qual melhor para usar nessa bike!!!

    eu vou estar usando ela no meu dia a dia, vou andar com ela por cerca de uns 55km por dia, em asfalto. gostaria q vc me dissesse qual o melhor pneu, qual diâmetro eu deveria usar para ter uma maior desempenho e velocidade. sabendo que é um aro 700c.

    grato

    • use pneus de 28mm de largura, 700c mesmo. esses pneus usam normalmente umas 80 libras. agora, tome cuidado com a bicicleta. esses modelos da caloi são apenas pra se passear em parques, normalmente dão muito problema com uso contínuo.

  29. Parabéns pelo post. Minha dúvida é: tenho uma calou 10 sprint 1980. Desmontei ela toda e estou montando uma fixa, tudo do zero, com peças novas. Nos pneus antigos consta 32.630 e 27.1.1/4. Quero colocar aros, pneus e cubos tudo. Qua a melhor recomendação? Terei que trocar o garfo caso eu queira colocar um aro 700 ou 700c? Fiquei com esta dúvida e agradeço caso possa me auxiliar. Abs!

  30. ola tenho um pneu 20 X 2,1 52-62 2 isso corresponde a 700 ??

  31. Essa diferenciação de 700c para 29″ tem interferência na instalação de um ciclocomputador? Vou comprar um Cateye e nas características do equipamento diz que são para rodas 16 / 18 / 20 / 22 / 24 / 26 / 700C ou 100 centímetros ~ 299 centímetros.

  32. Estou em duvida se compro a nova caloi citytour com 27 marchas, freio a disco, 700mm,etc…ou uma caloi 29er. O meu objetivo é treinar diariamente 10km em um parque com pista plana mas de terra. Tenho mais de 60 anos e nāo pretendo exagerar nos esforços, hoje tenho uma T-Type aro 26 equipada com catracas megarange, aros e pneus speed bem finos.Obrigado pelos seus comentários.

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