grupos de peças

grupo shimano dura ace 7700

no começo do mundo das bikes, era fácil saber quais peças eram de qual fabricante. eram poucas. o primeiro sistema de marchas foi uma blocagem. em tempos de cubo flip-flop (um pinhão de cada lado, se vira a roda e se tem outra marcha) sendo usado nas grandes competições ciclísticas, tulio campagnolo inventa uma blocagem pra roda traseira que facilitava tirar e por a roda (tornando a troca de marchas mais rápida), iniciando assim sua empresa.

mas foram tempos até inventarem os câmbios como os conhecemos. e cada fabricante possuía apenas um modelo de câmbio, ou um modelo de freios, de manetes….

mas a partir dos anos 50 fabricantes passam a fabricar linhas completas, os chamado sgrupos. se antes as bikes de estrada possuíam grupos campagnolo e freios mafac, depois a campagnolo passou a fabricar tudo. o mesmo fizeram outros fabricantes, alguns com sucesso, outros não. vieram também ao mercado os fabricantes japoneses, principalmente a shimano.

hoje há 3 grandes produtes de grupos de peças para bicicleta: shimano, campagnolo, sram. há também muitos fabricantes de peças mais específicas. por exemplo, a tektro, fabricante de freios, ou a miche, que fabrica peças para speeds que são compatíveis com os padrões da campagnolo. assim, é possível que a bicicleta use grupos mistos, com peças de diversos fabricantes, se houver compatibilidade.

pedivela FSA force light em fibra de carbono

mas dentre os grupos fabricados por um mesmo fabricante, há hierarquias de preço/qualidade, e mesmo de destinação: há grupos para bicicletas de estrada, outros para MTBs nas suas diversas modalidades, outros mais adequados às bicicletas urbanas.

isso faz também com que o consumidor menos informado se perca diante de tantas possibilidades de escolha. e, para piorar, ainda há o aperfeiçoamento anual dos produtos, fazendo com que grupos com um mesmo nome possam ter características diversas ano a ano. por exemplo, o grupo deore da shimano, quando surgiu, era voltadopar ao cicloturismo, sendo então todo desmontado usando-se apenas uma chave allen  de 6mm. hoje há mais de um grupo deore na linha da shimano… o atual e básico grupo altus já foi algo bem mais preciso no seu funcionamento. ainda ontem meu amigo edu mats deu uma voltinha na minha trek 830 1993 e ficou um tanto espantado com o funcionamento preciso dos trocadores, do câmbio, dos freios, todos altus a20, um grupo que não existe mais, mas que à época seria equivalente ao atual alivio (a10 seria o deore, a30 seria o acera atual, segundo alguns).  o grupo que tinha o nome STX em 1997, era equivalente, em 2006, ao deore….

ja no caso da campagnolo, vemos nomes de grupos aparecendo e desaparecendo. houve época em que o grupo top era chamado de record, há épocas em que o grupo top é o super record, sendo o record o segundo na hierarquia.

ora, com tantas modificações anuais, às vezes nos vemos perdidos. o grupo de estrada da shimano, 2200 – atual 2300 – nada mais é, desde a seu aparecimento, do que o antigo sora com 8 velocidades atrás. a própria shimano afirmou isso.

assim, o melhor ainda é descobrir qual o ano da peça e procurar suas características na internet, a começar pelos sites dos fabricantes. para peças mais antigas, às vezes achamos informações em sites especializados. desde a bikepedia até blogs muitas vezes especializados numa modalidade ou num tipo de peça.

expor aqui tabelas de grupos é coisa que não cabe nos limites do wordpress. mas nada impede que possamos colocar links para páginas que permitam acessar infos.

shimano, mtb e estrada, de 1990 a 1999.

shimano, mtb e estrada, de 2000 a 2006.

campagnolo, alguns catálogos.

campagnolo, base de dados fantástica, incluindo diversos catálogos.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s