650B, ou o tamanho de roda mais popular do brasil

650B é uma sigla que provavelmente é ignorada por 90% dos ciclistas brasileiros que fuçam a internet a procura de dados sobre bicicletas.

alguns acham estranho que em sites estrangeiros apareçam bicicletas com essa medida “exótica”. no site da khs bicycles os internautas brasileiros dão de cara com a sixfifty 606, e estranham a medida diferem, até pq ela está listada na linha das 29ers, com aro 29″ (ou 700c largo, é a mesma coisa). mas essa bicicleta usa aros 650B.

khs six-fifty 606

outros vão fuçar bikes de cicloturismo européias, ou até compram bicicletas na frança e depois estranham os aros, os pneus. começam a procurar na internet e descobrem que um outro grande fabricante, a haro, tem 3 modelos nessa medida. os franceses têm até uma confraria de usuários, que defende essa medida como ideal para cicloturismo: mais confortável que os aros 26, mais ágil e leve que os aro 700c (já andaram numa 700c com pneus 48mm?  as rodas parecem não acelerar nunca…). acham-se páginas e páginas na internet de gente que pegou belhas speeds de aço cromo-molibdênio dos anos 70 e 80, originalmente para aro 27 e 700c, e as converteram, comemorando que agora podem usar pneus mais largos que 23mm e também para-lamas – item essencial se vc é um ciclista de verdade que usa a bicicleta como meio de transporte num país onde neva, onde há muita chuva. para-lamas são itens essenciais e até obrigatórios em alguns audaxes por aí…

hufnagle. randonneur. perfeita, não?

e daí bate a curiosidade. alguns se propõem a importar bicicletas com essa medida “exótica”, outros ficam se lamentando, como sempre, da pouca variedade de oferta do mercado nacional… embora muitos já tenham andado em bicicletas, aqui no brasil mesmo, com essa medida!

mas como? ora, qual o modelo de bicicleta mais popular do brasil? mountain bikes? não. são as bicicletas tradicionais de transporte, as barra-fortes da caloi, as barra circular da monark, e também atualmente as super forte da houston… e qual a medida de pneu que elas usam? o antigo 26 x 1 1/2, dirão alguns, que nada mais é do que o 650b, com tamanho de aro de 584mm, praticamente no meio do caminho entre os aros 26 (559mm) e  700c ou 29 (622mm).

os usuários estrangeiros dizem que é o tamanho ideal. confortável, sem perder a agilidade nas subidas. resistente, sem ser duro demais, e rodando bem.

minhas lembranças do 650B são de rodar nas barra fortes, barra circulares e outras bicicletas “de peão”. ainda não experimentei numa outra bike mais recentemente, mas bem que gostaria. me falta um quadro pra brincar com essa medida. mas não faltam pneus aqui para isso , a pirelli tem 5 modelos nessa medida, o mais fino na medida 40mms. aros também são produzidos pela vzan, mas acredito que só com 36 furos.

pra quem tem uma MTB  com freios a disco, e quer aumentar o diâmetro das rodas sem ter que chegar a usar aro 29″ – seja por não caber no quadro e no garfo, seja por ser grande demais e dar problema de overlap, ou seja, pegar no pé nas curvas – essa pode ser uma opção interessante, e mais barata. assim que eu testar isso, eu coloco um post aqui. mas com certeza ainda vai demorar.

monark barra circular. 2010, ainda com freios de varão.

em tempo: boa parte do desconhecimento do público da casse D e acima sobre o 650B se dá pelo preconceito com as bikes de peão. a própria indústria aqui no brasil fez questão de diferenciar produtos, linhas de produtos. assim, se o pneu 650B pode e deve ser vendido barato, outras medidas podem ser mais caras. que tal um aro vzan a 15 ou 20 reais? e pneus nesse mesmo valor, que durem uns 3000 kms?

alguns links:

http://www.sheldonbrown.com/650b.html

http://www.bikeman.com/content/view/1161/33/

http://650bpalace.blogspot.com/

About these ads

6 Respostas para “650B, ou o tamanho de roda mais popular do brasil

  1. Grande Odir, cabe dizer que os pneus Pirelli 650B que encontramos são de desenho dos anos 60. Pesados, ruins de grip, pouco dinâmicos…só prestam para bicicletas antigas ou a Barrosa mesmo! Bom texto, abraços!

    • pois é, o brasil atrasou-se nesse quesito… e acrescento mais, são pneus de baixa calibragem. qq coisa abaixo de 65 libras, pra mim, é pneu murcho.
      mas deve aparecer algum concorrente logo. espero…

  2. Muito legal o post! E o Nino Schurter acaba de vencer uma etapa da World Cup de MTB com um 650b! Sensacional!

  3. este seria o novo conceito de bike a tal 27,5!

  4. Não podemos confundir o tamanho do aro com conceito… bikes utilitárias tem tecnologia e proposta completamente diferente do tal 650B ou 27,5″. Dizer que os conceitos se parecem pq as rodas tem mesmo diâmetro do aro, é o mesmo que dizer que um palio tem mesma finalidade que uma perua Kombi, já que ambos os veículos compartilham do mesmo diâmetro de roda. Tento apenas fazer uma comparação para melhor visualização das diferenças. abs

  5. Eu estou pesquisando pois pretendo converter minha 26 numa 27.5 (650b) testei as rodas com pneus 2.1 e encaixaram perfeitamente no quadro e suspensão sem alterar a geometria e elevando o central menos de 1,5cm, agora estou a procura de pneus baratos pois os de marca estão ainda a uns 180 reais porque são novidade. Depois de ler esse post resolvi procurar no site da Pirelli, eles nem dispõe de um atalho pra pneus de bikes mas a Levorin tem, vi lá pneus slick e pra trilha na medida 26×1 1/2, não são como os de marcas famosas mas pro dia a dia e treinos servem e custam em torno de 30 a 40 reais, me lembro de quando andava de barra circular nas estradas de chão da região que elas davam a sensação que rolavam melhor que minha 26 mtb, devo experimentar a conversão em breve

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s